FONTE:, Salvador,
https://www.trbn.com.br
Segundo
a pesquisa, 51% do total dos entrevistados pretende juntar dinheiro em 2019 e
37% e "sair do vermelho".
Pesquisa divulgada hoje
(2) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que as principais metas financeiras do
brasileiro para 2019 são juntar dinheiro para pagar dívidas.
Segundo a pesquisa, 51%
do total dos entrevistados pretende juntar dinheiro em 2019 e 37% e "sair
do vermelho". Sete em cada dez entrevistados (72%) dizem estar otimistas
com a economia neste ano e que a vida financeira será melhor, enquanto 8% do
total revela pessimismo, dizendo que a economia vai piorar.
“À medida em que o novo
governo anuncia seus projetos para o país, aumenta o clima de otimismo com a retomada
da economia, que deve começar a ser percebido a partir do segundo semestre”,
disse José César da Costa, presidente da CNDL.
Entre os otimistas, as
perspectivas para este ano são manter os pagamentos das contas em dia (69%),
fazer reserva financeira (59%) e realizar algum sonho de consumo (57%).
Foram entrevistadas 702
pessoas, entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro de 2018, de ambos os
sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões
brasileiras.
Crise.
Seis em cada dez
entrevistados (58%) acreditam que os efeitos da crise terão impacto ainda neste
ano. Para evitar o impacto dela no cotidiano, os entrevistados dizem que
pretendem organizar ou controlar mais as contas da casa (51%), pesquisar mais
os preços (50%), aumentar a renda com trabalho extra e bicos (44%) e evitar o
uso do cartão de crédito (44%).
Temores.
Entre os principais
temores para este novo ano foram citados: não conseguir pagar as contas (61%),
não guardar dinheiro (45%), abrir mão de determinados confortos no dia a dia
(34%), não obter um emprego (28%) e perder o emprego (20%).
“Apesar de os
brasileiros continuarem sentindo os efeitos da crise, a possibilidade de
crescimento da economia impõe novos desafios para o sucesso de projetos
pessoais, que passará pela capacidade do consumidor de controlar o orçamento,
planejar e poupar”, disse Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário