sexta-feira, 28 de maio de 2021

ASMA PIORA NO INVERNO? ENTENDA OS MOTIVOS...

FONTE: *** , Julia Natulini, https://www.msn.com/

No frio é comum que as pessoas com asma sofram mais devido à algumas razões, como ficar em lugares fechados, tirar os casacos e cobertores guardados do armário e com isso a alergia aparece. Os sintomas da asma incluem falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito.

Ela é uma doença respiratória crônica que muitas vezes está relacionada à fatores hereditários, ou seja, filhos de pais asmáticos têm mais chance de desenvolver a alergia. Além disso, mudanças climáticas, exposição à poluentes, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, cheiro forte e o tabagismo são prejudicais para quem convive com o problema. 

Segundo o Dr. Jonathan Fernandez, pneumologista o diagnóstico da asma é clínico. “Para detectar o problema é feito exames como a espirometria (prova de função pulmonar) que avalia o volume fluxos expiratórios e exames laboratoriais", explica.

"O principal tratamento é feito com corticoides por via inalatória. Essa é uma medicação anti-inflamatória e antialérgica, que deve ser administrada regularmente para evitar as crises, mesmo que o paciente não apresente os sintomas naquele momento".

"O uso de broncodilatadores podem ser utilizados no momento da crise para aliviar a falta de ar. A melhor forma destes medicamentos fazerem efeito é pela via inalatória. As formas disponíveis são em sprays (“bombinhas”), inaladores de pó seco ou as nebulizações", comenta o pneumologista. 

Para controlar a doença é recomendado praticar atividade física com moderação, comer peixes, legumes e investir nos alimentos que contenham fibras, como soja, grão-de-bico, feijão e cereal à base de trigo. Esses alimentos ajudam na formação dos ácidos graxos capazes de reduzir processos inflamatórios e ajuda a reduzir os sintomas graves.  

*** Consultoria: Dr Jonathan Fernandez – Pneumologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário