terça-feira, 25 de maio de 2021

O QUE COMER PRIMEIRO NO CAFÉ DA MANHÃ?NUTRICIONISTA EXPLICA SE HÁ ORDEM CERTA...

FONTE: Redação (redacao@portalibahia.com.br), https://www.ibahia.com/

Essa refeição é muito importante para o seu dia, principalmente quando os quesitos são saúde e disposição

Como anda seu cardápio alimentar pela manhã? Anda escolhendo bem os alimentos do seu desjejum? Essa refeição é muito importante para o seu dia, principalmente quando os quesitos são saúde e disposição. Em entrevista ao portal Taeq, a nutricionista Cristiane Coronel falou sobre a importância do café da manhã e deu dicas do que consumir, além de ensinar a ordem de consumo. 

"O café da manhã é um momento versátil, em que podemos fazer várias combinações incríveis para o corpo e para o cérebro. É uma excelente refeição que se pode oferecer prazer e nutrir bem o corpo para começar bem o dia", explica a nutricionista Cristiane Coronel ao portal Taeq. 

A especialista listou ao Taeq quais alimentos não devem faltar e a ordem de consumi-los. 

Confira: 

Frutas: A primeira parte é escolher o cardápio do café da manhã, e frutas devem estar garantidas, segundo a nutricionista Cristiane Coronel. "As frutas, por serem fontes de nutrientes e fibras, ajudam o sistema digestivo a trabalhar bem", diz ela, que ressalta que o melhor consumo é o in natura - embora sucos e vitaminas sejam bem-vindos.

Proteínas, fibras e fontes de energia: iogurte, queijos brancos e ovo são boas pedidas. "O ovo é uma excelente fonte proteica, e nos dá saciedade por mais tempo". Fibras como sementes de chia e linhaça, também enriquecem o café, segundo a nutricionista. Isso sem falar que é preciso comer algo que dê disposição para enfrentar o resto do dia. "Pão integral, tapioca, cuscuz, mandioca ou outros tubérculos são excelentes fontes de energia para o início da manhã". 

Ordem. 

Primeiro frutas ou vitaminas. "Inserir as fontes de energia, fibras e proteínas promove uma sensação de saciedade para depois. Assim, o organismo assimila melhor os alimentos e sua absorção". As frutas são alimentos completos e, por isso mesmo, são a primeira coisa a se comer na hora do café.

Depois, para quem gosta de café preto, o ideal é consumir depois de ingerir alimentos sólidos. "Isso evita que a cafeína, presente no café, irrite a parede gástrica, quando consumido em jejum". Se tomado corretamente, o café pode trazer muitos benefícios para quem o toma. O café é termogênico, ou seja, ajuda na perda de peso, dá disposição, é um antidepressivo natural e melhora o raciocínio."

"Alimentos considerados 'pesados', muito calóricos e de difícil digestão, tais como frituras, doces em geral e tortas muito elaboradas que levem leite condensado, chocolates, glacê etc. devem ser evitados no café da manhã", aconselhou a especialista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário