segunda-feira, 31 de maio de 2021

5 DICAS PARA TE AJUDAR A ALIVIAR A ANSIEDADE...

FONTE: Redação, https://www.msn.com/

Você já deve ter ouvido falar que o mau do século é a ansiedade, né?! Provavelmente você já se sentiu ansioso em algum momento, e isso é completamente normal! Significa que o seu corpo está reagindo aos estímulos da sua rotina.

Mas quando isso acaba fugindo do controle, se tornando algo frequente ou excessivo, te impedindo de realizar coisas do cotidiano, essa ansiedade pode ter passado de “normal” para patológica, por isso é muito importante ficar atento à sua saúde.

Em tempos de COVID-19 a ansiedade tem atingido a todos, e para que possamos ficar bem e mentalmente saudáveis, diante desse tempo caótico, é primordial se cuidar.

Respiração consciente.

Normalmente, quando estamos ansiosos nossa mente está trabalhando a todo vapor, pensando em coisas que provavelmente ainda não aconteceram, que estão bem distantes do presente. E nesse momento, o que é fundamental é se trazer para o presente.

A respiração consciente durante uma crise ou o início de uma, pode te ajudar e muito a ficar um pouco mais calmo e trazer sua mente para o presente. Para fazê-la é bem fácil!

Primeiramente é importante parar um pouquinho tudo o que você está fazendo, arrumar a postura, deixando a coluna reta. Agora, respire fundo pelo nariz (se possível), sinta os pulmões encherem de ar e depois solte devagar o ar pela boca. Faça 3 repetições, sem pressa.

Cuide da sua alimentação.

Comidas e bebidas podem ser o refúgio para muitas pessoas no momento da ansiedade, mas elas podem acabar te deixando mais ansioso, sabia?!

Carboidratos em excesso, por exemplo, faz nosso corpo trabalhar mais rápido para controlar os níveis de glicose, e nesse processo nosso organismo acaba disparando adrenalina, nos deixando mais ansiosos. Acho que não preciso nem falar das bebidas alcoólicas, né?!

Acalme sua mente com aromaterapia.

A aromaterapia é uma prática natural, que utiliza óleos essenciais, para estimular diferentes partes do nosso cérebro, ajudando a aliviar os sintomas da ansiedade, depressão e ainda ajuda a fortalecer as defesas do nosso corpo.

A aromaterapeuta Fernanda Tuzzi indicou dois óleos essenciais que podem ser poderosos para ajudar a acalmar nossa mente e corpo.

O óleo essencial de lavanda possui ação antidepressiva, promove equilíbrio, traz calma, é relaxante, sedativo e reconfortante. Já o de sálvia esclareia possui ação antidepressiva e sedativa.

Ela indica que, durante uma crise de ansiedade você aplique um pouco do óleo no cháckra cardíaco e faça uma massagem leve com as pontas dos dedos. Aplicar um pouco nos punhos também é incrível. E aproveitando que está nos punhos, sobe para a parte central das mãos e faz 3 inspirações profundas e exala em 6 tempos. Ajudará a acalmar a frequência cardíaca e acessará o sistema límbico (sensorial, emocional, integração hormonal).

Se exercite todos os dias.

Às vezes quando estamos muito ansiosos, nossa mente fica tão nebulosa que é difícil encarar o dia e os afazeres da rotina. E por isso movimentar o corpo é tão importante! Praticar exercícios independente de qual for, nem que seja 10, 15 minutinhos do dia é muito fundamental para manter sua saúde física e mental equilibrada.

Tratamento para ansiedade.

As dicas dadas aqui são para ajudar a aliviar os sintomas de uma crise de ansiedade ou até mesmo depressão, mas para um tratamento mais aprofundado e eficaz, é primordial buscar um profissional da saúde, pois ele conseguirá te guiar de forma adequada, atendendo outras necessidades que você e o seu cérebro precisam.

O post 5 dicas para te ajudar a aliviar a ansiedade aparece primeiro no Go Outside.

Nenhum comentário:

Postar um comentário