quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BRASIL É CONFIRMADO COMO CABEÇA DE CHAVE; HOLANDA E ESPANHA ‘SUPERAM FRANÇA...

FONTE: Alexandre Sinato, na Cidade do Cabo (África do Sul) (UOL ESPORTE).



Cinco dos sete campeões do mundo classificados para 2010 serão cabeças de chave na Copa do Mundo do ano que vem. Brasil, Alemanha, Argentina, Inglaterra e Itália encabeçarão os grupos ao lado de Espanha e Holanda (por ranking) e África do Sul (sede). França e Uruguai, campeões mundiais, serão forças inferiores no sorteio.

VEJA COMO SERÁ O SORTEIO

POTE 1 (cabeça de chave)
África do Sul
Brasil
Itália
Alemanha
Argentina
Inglaterra
Espanha
Holanda

POTE 2
Japão
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Austrália
Nova Zelândia
Honduras
México
EUA

POTE 3
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana Nigéria
Chile
Paraguai
Uruguai

POTE 4
França
Portugal
Dinamarca
Grécia
Sérvia
Eslováquia
Eslovênia
Suíça

O anúncio dos cabeças de chave e da divisão das demais seleções foi feito nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo. E a grande surpresa foi a França. Os campeões de 1998 integrarão o pote quatro ao lado dos demais europeus.O critério utilizado pela Fifa e pelo Comitê Organizador foi o ranking de seleções divulgado em outubro, no qual os sete primeiros times eram, na ordem: Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra. A França, em nono, era o próximo time classificado a aparecer na lista, mas perdeu a condição de cabeça para a África do Sul, país-sede."Decidimos usar o ranking de outubro porque nessa época todas as equipes europeias haviam disputado o mesmo número de partidas", explicou Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. A lista de novembro, a mais atual no momento, contabilizou as repescagens das eliminatórias e, segundo a entidade, seria injusta.
O ranking de outubro é a melhor solução, já que leva em conta a Copa do Mundo de 2006 e todos os resultados das eliminatórias", acrescentou Valcke, lembrando os critérios que determinam o ranking mensal divulgado pela Fifa.O dirigente francês ainda assegurou que o gol irregular marcado pela França sobre a Irlanda, na repescagem europeia, não teve influência na decisão. Na oportunidade, Henry usou a mão antes de dar o passe para Gallas anotar o gol decisivo. "Sequer discutimos isso nas reuniões que tivemos até agora. Não falamos sobre França e Irlanda".Com a divulgação das regras que serão adotadas no sorteio desta sexta-feira, às 15h (de Brasília), França e Portugal aparecem como fortes candidatas a compor as chaves mais difíceis da Copa do Mundo, os chamados "grupos da morte". Podem, inclusive, ficar na mesma chave do Brasil.O sorteio terá uma restrição. Nenhuma chave poderá ter mais de uma seleção do mesmo continente, exceção feita à Europa. Neste caso, no máximo dois times do Velho Continente podem aparecer no mesmo grupo.O Brasil sempre foi cabeça de chave na história das Copas, exceção feita às edições em que não havia tal distinção e os grupos foram determinados pela Fifa. Isso ocorreu em 1958 e 1970, curiosamente edições vencidas pela seleção brasileira.A comissão técnica do Brasil chegará nesta quinta-feira à Cidade do Cabo. Dunga, Jorginho e Américo Faria acompanharão o sorteio dos grupos às 15h (de Brasília) desta sexta-feira. A seleção já encerrou sua temporada nos gramados, fechando o ano com 14 vitórias, dois empates e uma derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário