domingo, 16 de setembro de 2012

COMO PROTEGER O BEBÊ ANTES DO PARTO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                            

Grande parte das mulheres tem a maternidade como sonho. Para que esse desejo seja realizado com segurança, a saúde vem como prioridade para mãe e bebê. Prevenir doenças respiratórias durante a gravidez é fundamental para a realização de um parto saudável.

“A gravidez traz ao corpo da mulher uma série de transformações fisiológicas, muitas dessas transformações ocorrem com a finalidade de modificar a eficácia do sistema imunológico, para evitar que o organismo materno rejeite o bebê”, explica a médica ginecologista e obstetra Regina Paula Ares. No entanto, essa queda relativa da imunidade acaba aumentando a predisposição para resfriados e gripes.

Os sintomas são comuns: nariz congestionado, tosse seca ou com catarro de cor clara, corrimento nasal e até rouquidão, mas, segundo a especialista, com uma alimentação adequada e os cuidados com as mudanças bruscas de temperatura, é possível melhorar a imunidade, evitando gripes e resfriados durante a gravidez.

Tanto o resfriado como a gripe pode durar dias, mas é preciso dar atenção aos sinais de possíveis infecções secundárias, tais como pneumonia, sinusite, faringite ou amidalite. A Dra. Ares esclarece que os sintomas iniciais são os mesmos de uma gripe comum.

Porém, a ocorrência de catarro esverdeado ou amarelado, febre, mal-estar e dores no corpo é um sinal de alerta para procurar um médico. Além disso, é importante não confundir gripes e resfriados com estados alérgicos, muito comuns durante a gestação.

É importante prevenir os estados gripais para que não se faça uso de medicamentos indevidamente ou sem prescrição médica durante a gravidez, protegendo o bebê. “O uso de antibióticos pode ser necessário, mas nunca sem o aval de um médico, pois infecções de qualquer natureza podem desencadear abortamento ou parto prematuro”, alerta a médica.

Segundo ela, os medicamentos homeopáticos estão entre os mais seguros para gestantes e são grandes aliados na prevenção e alívio dos sintomas, mas sempre com a orientação de um médico.

Os primeiros meses.

Após o nascimento do bebê, é preciso dar continuidade à prevenção, porque a gripe também pode passar de mãe para filho já nos primeiros dias de vida da criança. De acordo com o médico pediatra Marcelo Caminha Garibe, o bebê só pode tomar vacina a partir dos seis meses de vida, por isso a importância de prevenir doenças na mãe.

“Recém-nascidos que frequentam berçários ou lugares fechados estão propensos a contaminação do vírus da gripe. E os sintomas são mais intensos, pois o bebê não está preparado, não entende o processo de obstrução nasal e respirar pela boca é um transtorno. Pode haver um aumento da frequência respiratória e o risco do contágio de um vírus respiratório, que leva o nome de bronquiolite”, explica o pediatra

Para evitar gripes e resfriados nos bebês, ele aponta que os medicamentos homeopáticos são opções terapêuticas que auxiliam na prevenção e no tratamento tanto em doenças crônicas como em doenças agudas, além de não apresentarem efeitos colaterais adversos.

Segundo o pediatra, a partir dos três meses de vida, o bebê já pode utilizar medicamentos homeopáticos, pois não há contraindicação e eles são comprovadamente capazes de prevenir quadros repetidos de infecção das vias aéreas superiores e também no tratamento dos estados gripais.

Uma dica para as mamães é deixar o bebê mamar no seio até os seis meses de idade. “O importante é prevenir e o leite materno dá mais resistência às infecções respiratórias”, finaliza Dr. Garibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário