domingo, 9 de setembro de 2012

TERAPIA XAMÂNICA AUXILIA NA CURA DE DOENÇAS E NO AUTOCONHECIMENTO...



FONTE: Rodrigo Teixeira, Do UOL, Rio de Janeiro (noticias.uol.com.br).

    

Com pai gemólogo (profissional que estuda, testa e identifica gemas), mãe adepta de terapias orientais e avô que foi astrólogo e que também trabalhava com mistura de ervas para cura, Dominique Sasson, 36 anos, realiza seu trabalho como terapeuta xamânica há um ano na cidade do Rio de Janeiro.

O tratamento xamânico, feito no Espaço Nirvana no Jockey Club, na Zona Sul do Rio de Janeiro, começa com uma conversa com a terapeuta. Em seguida, a criação de um baguá dos quatro elementos e o uso de um pêndulo ajudam a indicar quais os tratamentos o paciente precisa e a quantidade de sessões, que varia entre cinco a dez (R$ 180, uma hora e meia).

“Os índios representam e carregam em seus espíritos a força de cura das florestas, das matas. A base da medicina japonesa e chinesa vem do xamanismo e o poder que a floresta traz é o poder dos seres místicos. No Xamanismo, a manutenção do poder pessoal é fundamental para o bem-estar”, diz Sasson.

Na sequência, dependendo de como foi a classificação do primeiro encontro, segue-se por um caminho que passará por “Limpeza, harmonização e reequilíbrio energético”, “Repadronização pelo eu superior”, “Regaste do animal de poder”, “Jornadas xamânicas”, “Terapia do tambor”, “Aconselhamento xamânico”, “Pedras sagradas” e “Cristais”.

“Eu pego referências do xamanismo norte-americano e das curas nativas em geral. O pajé que coordenou o Projeto de Pontos de Cultura, no qual trabalhei por três anos na Floresta Amazônica, é da linha Krenak, que pertence à grande família dos Botocudos, índios fortes. Ailton Krenak é uma figura que me iniciou nesse universo indígena, uma referencia mundial”, diz Sasson.

Ela conta que na floresta recebeu muitos comandos (técnicas da pratica xamânica) para poder trabalhar. Sua formação em xamanismo foi com Tony Paixão, que é ligado ao tema há mais de 17 anos e foi iniciado na tradição Cheyenne em 1989. Pesquisador de técnicas de cura natural, ele vem desenvolvendo seu trabalho em vários países da Europa, inclusive ministrando palestras na Espanha, França e Bélgica.

“Temos questões que precisam ser trabalhadas, às vezes elas estão no inconsciente, às vezes no consciente, em nosso corpo. Deste modo, utilizo diversas técnicas xamânicas para equilibrar os elementos” garante a terapeuta.

Xamanismo.

O xamanismo é uma grande aventura mental e emocional, onde tanto o paciente como o curandeiro ficam envolvidos. “Para alguns povos antigos o xamã, conhecido no mundo 'civilizado' como 'curandeiro' ou 'feiticeiro' preserva um conjunto de antigas técnicas para obter e manter o bem-estar e a cura para eles próprios e para os membros de suas comunidades. O conhecimento xamânico verdadeiramente importante é o que se experimenta, e não pode ser obtido a partir de mim ou de um xamã. O xamanismo, afinal, é, basicamente uma estratégia de aprendizado pessoal e de ação segundo esse aprendizado” afirma a terapeuta.

Ela acrescenta que o xamanismo trabalha para que a pessoa volte sua consciência para a sua missão: o que você veio cumprir aqui na terra.

Cinco elementos.

A técnica dos cinco elementos que está entre os procedimentos utilizados por Sasson serve para diagnosticar, com a ajuda do pêndulo, o que está em baixa e o que está em alta vibração, dentro dessa “roda espiritual”.

Os cinco elementos são terra, fogo, água, ar e éter (madeira). “Uso o baguá a partir destes elementos e chego a um diagnóstico, daí verifico onde esta a raiz do problema da pessoa para promover a cura” diz a terapeuta.

Os benefícios prometidos desenvolvidos pelas técnicas xamânicas são vários: harmonização das energias, melhora do foco e do poder de decisão, economia de energia vital, mais ânimo, recuperação ou despertar de habilidades pessoais, liberação de cargas mentais e emocionais, além de servir como auxiliar nos processos curativos de doenças.

Entretanto, Dominique Sasson faz ressalvas: “É uma terapia onde eu não defino nada, cada caso é um caso, vai da necessidade de cada um, de cada alma. Para cada pessoa que chega, trabalhamos a jornada da alma que também que é uma das técnicas da terapia xamânica”.

Para se fazer em casa.

Dominique Sasson enfatiza que antes de se receitar qualquer coisa é preciso saber que cada alma tem uma missão específica. Mas, de modo geral, para se fazer algo em casa pode se pegar essência de sálvia branca e misturá-la com um pouco da de alecrim para se purificar o ambiente.

Ela afirma que é bom ter uma turmalina negra, pedra que sempre está em sua mesa de trabalho: “Ela é catalisadora de energias e nos trabalhos xamânicos eu coloco a turmalina negra nos pés das pessoas, porque ela suga toda a energia negativa, é uma pedra protetora”, diz.

E para energizar a pedra deve-se lavá-la com água e sal grosso, deixar ao sol e também ao luar, para que absorva energia da lua. É preciso ter esse cuidado com o “povo pedra”, como chama a terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário