quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HOMENS SE PREVINEM MENOS E TÊM MAIS CHANCES DE MORRER DO QUE AS MULHERES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

   A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Estudos comparativos de gênero comprovam que homens são mais vulneráveis às doenças, principalmente às enfermidades graves e crônicas, e possuem tempo de vida 7,6 anos menor que as mulheres. Essa ocorrência está associada ao fato de que eles recorrem menos do que a população feminina aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

Para reverter este quadro e estimular a medicina preventiva, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Salvador, através da Área Técnica de Saúde do Homem e Distritos Sanitários (DS), intensificará durante a primeira quinzena de agosto, as ações voltadas para esse público, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção e tratamento de doenças.

DS Brotas  - Acontece sábado (03), no Dique do Tororó, a I Feira de Saúde do Homem do Distrito Sanitário Brotas. A partir das 8h serão oferecidos teste de acuidade visual, vacinas, avaliação nutricional, aferição da pressão arterial e orientações sobre os programas de saúde bucal, anemia falciforme, tabagismo, DST/Aids, Hanseníase e Tuberculose, além de orientações sobre atividades e serviços do Centro de Controle de Zoonoses. Os participantes também contarão com uma feira de artesanato, aulas de atividades físicas e cuidados com o visual como cortes de cabelo gratuito.

DS Liberdade - Entre os dias 5 e 9 de agosto, o  3º Centro de Saúde Profº Bezerra Lopes promoverá uma série de palestras no auditório da unidade. Temas como disfunção erétil, controle do tabagismo e câncer de próstata serão abordados. Também serão oferecidos aos usuários vacina, verificação da pressão arterial, glicemia e distribuição de preservativos.

DS Rio Vermelho - A Unidade de Saúde da Família Federação intensificará a mobilização na sala de espera a partir desta quinta-feira (01). O alvo será os homens convidados pelos agentes comunitários e os usuários do posto. As atividades vão até o dia 8.

DS Boca do Rio - O Centro de Saúde César de Araújo e as Unidades de Saúde da Família Zulmira Barros, Pituaçu e Parque de Pituaçu participarão da I Semana  Diagnóstica Saúde do Homem do Distrito. Além de testes rápidos de sífilis e HIV, serão promovidas ações educativas envolvendo a temática masculina. A mobilização começa no dia 01 e vai até o dia 15.

DS Centro Histórico - Homens da terceira idade serão o principal alvo nas unidades do Centro Histórico durante essa quinzena. Rodas de conversa em salas de espera, consultas diárias com usuários a partir de 50 anos nos setores médico, enfermagem, nutrição e serviço social, além de orientações sobre saúde integral com distribuição e preenchimento da caderneta do idoso para os homens acima de 60 anos serão oferecidos.

DS Itapuã  - Testes rápidos para sífilis, exames de rotina, consultas médicas e odontológica, além de palestras e imunização, estão entre os serviços oferecidos na semana de 5 a 9 de agosto, no Centro de Saúde Orlando Imbassayh, no Bairro da Paz.

DS Pau da Lima - O Centro de Saúde Pires da Veiga intensificará a oferta de exames laboratoriais, verificação da pressão arterial e glicemia  entre os dias 1 e 9 de agosto. Os usuários que estiverem aguardando na sala de espera também ouvirão palestras com temas ligados ao cotidiano masculino.

DS Subúrbio – Entre 6 e 9 de agosto, o DS Subúrbio Ferroviário promove a Semana Azul. Na oportunidade os homens da região poderão participar de diversas palestras com temas como Violência e causas externas, Álcool, Tabagismo, Droga e Câncer no Pulmão, Hiperdia e Higiene pessoal, dentre outros. As atividades serão realizadas nas Unidades de Saúde da Família Fazenda Coutos III e Sérgio Arouca e no Centro de Saúde Casa do Trabalhador.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário