quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OBESIDADE AUMENTA O RISCO DE CÂNCER...

FONTE: Adriano Villela, TRIBUNA DA BAHIA.

Que a obesidade acarreta distúrbios cardíacos e doenças como diabetes muitos já sabem. Uma surpresa para gulosos desavisados é que o excesso de peso é um dos fatores de risco para câncer.  Segundo o diretor técnico do Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (IHOBA), Alberto Nogueira, o risco ocorre, pois a obesidade aumenta a quantidade de estrogênio no sangue.”Quanto maior o número de células de gordura no corpo, maior o volume do hormônio feminino estrogênio, que “nutre” as células cancerígenas”, ressalta. 

De acordo com Instituto do Câncer (Inca), problemas com a balança estão relacionados a 15 tipos de cânceres, incluindo regiões como endométrio, tireóide, ovário, estômago, intestino grosso, mama e esôfago). No total de casos oncológicos brasileiros, 30% tem a ver com a obesidade, considerada por especialista como segundo fator de risco.

A ingestão acentuada de gordura aumenta também a chances de adquirir câncer de intestino, acrescenta Nogueira. ”Neste caso, o bolo fecal demora mais de ser expelido e as toxinas demoram mais tempo em contato com a parede do órgão, o que propicia o aparecimento de neoplastias”, adverte Nogueira. “A obesidade, em todos os sentidos é preocupante, pois acomete a diversas outras doenças, tais como a cardíaca e diabetes, mas é importante destacar que este fator pode e deve ser controlado com hábitos de vida saudáveis”.

Em setembro de 2012, o professor José Barreto Campello Carvalheira e o pesquisador Marcelo Benedito da Silva Flores, ambos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, publicaram um trabalho descrevendo um mecanismo que associa a obesidade ao desenvolvimento do câncer de cólon. Segundo o docente, a obesidade aumenta a incidência do câncer colorretal, a sua recorrência  e sua letalidade.  A relação entre o excesso de peso e risco de contrair neoplasia, segundo Carvalheira, está nas taxas de concentração de insulina.
“Em relação ao câncer colorretal, apenas no ano de 2012, foram reportados pelo The American Cancer Society aproximadamente 103 mil novos casos da doença, com 51 mil mortes a ela relacionadas nos EUA. A obesidade aumenta a incidência do câncer color-retal, assim como leva à sua recorrência e à maior morta-  lidade devido à doença”, adverte o especialista, em nota no site da Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário