sexta-feira, 9 de agosto de 2013

VÍRUS RESPIRATÓRIO PODE MATAR...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

O Vírus Sincicial Respiratório, apesar de pouco conhecido,   é considerado a maior causa de infecção respiratória na infância. Em crianças sadias  a infecção  pode se apresentar apenas como sintomas de um resfriado forte. Porém, em bebês prematuros nascidos abaixo de 29 semanas de gestação, ou bebês com cardiopatia congênita ou broncodisplasia pulmonar,  pode ser fatal. 
Apesar dos riscos, especialistas explicam que com algumas medidas preventivas é possível proteger os bebês desse mal, que segundo alguns pesquisadores a taxa de mortalidade, em decorrência do VSR, é de cerca de 5%.

De acordo com a médica pediatra Maria do Carmo, o vírus é transmitido pelas vias respiratórias e como os bebês ainda estão em formação acabam sendo as maiores vítimas.  Ela explica que para a infecção não há tratamento. No entanto,  é possível prevenir através de uma imunização, com administração de anticorpo monoclonal indicado para bebês de risco: prematuros, aqueles com doença pulmonar ou cardíaca.

A especialista recomenda algumas medidas preventivas simples, como lavar as mãos sempre antes de tocar o bebê. “Como o vírus pode ser facilmente transmitido de uma pessoa para outra, pelo contato com secreções, quando um caso surge numa unidade neonatal, o número de casos pode crescer rapidamente”, afirma.

Imunização é disponibilizada nos estados.
A imunização está disponível na maioria dos Estados brasileiros e faz parte do calendário de imunizações de prematuros, recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).

No entanto, de acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual  de Imunização,o VSR, não é objeto de estudo e acompanhamento da vigilância epidemiológica e por conta disso não existe notificação compulsória sobre os casos.

Para o Dr. Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações a infecção pelo VSR é um problema sério e de saúde pública. “De todos os bebês infectados pelo vírus, 30% terão problemas por longo prazo, como crises de chiado repetidas e asma. Os problemas causados pelo vírus sincicial respiratório podem ser prevenidos e é importante que os médicos orientem as famílias sobre isso”.
O VSR é um vírus sazonal e geralmente circula nas estações de outono e inverno, apesar de não estar relacionado a baixas temperaturas.  No Brasil, na região sul e sudeste, circula entre os meses de abril e setembro e, na região Norte e Nordeste,  a estação de circulação do vírus coincide com a época de chuvas.

Para crianças acima de dois anos de idade, ou adultos saudáveis, a infecção por VSR pode ser confundida com um simples resfriado. O VSR também é responsável por hospitalizações constantes (três vezes mais do que bebês nascidos a termo). Bronquiolite e pneumonia são as consequências mais comuns e o VSR pode  levar também a criança apresentar um chiado recorrente,  que pode perdurar até os 13 anos de idade. Não há tratamento específico para a infecção por VSR, somente prevenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário