FONTE: TRIBUNA DA
BAHIA.
Não
pega bem gritar ao celular em pleno expediente de trabalho, tirando a
concentração de todos ao seu redor. A situação, apesar de estranha e rude, é
muito comum no mundo corporativo.
Em
artigo ao site Business Insider, a colunista Vivian Giang listou oito regras
básicas de comportamento com o seu celular no ambiente de trabalho, inspiradas
no livro “The Essentials Of Business Etiquette”, de Barbara Pachter. Confira:
1.
Diga seu nome ao atender o telefone.
Ao atender o celular, utilize uma saudação
apropriada e anuncie seu nome todo, recomenda Pachter. Usar só seu primeiro
nome pode soar informal demais para qualquer ligação profissional e usar só o
sobrenome pode ser muito abrupto. O melhor é “Aqui é Brittany Jones falando” ou
“Aqui é Jake Jones.”
2. Tenha
consciência do volume de sua voz.
Algumas pessoas não têm noção da altura de suas próprias vozes, especialmente quando sua atenção está focada na pessoa do outro lado da linha. “As pessoas devem ser lembradas de falar em um tom baixo”, diz Patcher. “Se as pessoas ao seu redor olharem para você, você precisa baixar o volume da voz”.
Algumas pessoas não têm noção da altura de suas próprias vozes, especialmente quando sua atenção está focada na pessoa do outro lado da linha. “As pessoas devem ser lembradas de falar em um tom baixo”, diz Patcher. “Se as pessoas ao seu redor olharem para você, você precisa baixar o volume da voz”.
3. Não atenda o
celular durante reuniões.
Ao longo de uma reunião ou refeição, se você atende o telefone, está basicamente dizendo à pessoa do encontro que outra pessoa merece mais sua atenção do que ela. Se você espera uma importante ligação e não pode remarcar o encontro, avise a pessoa que ligaria para você antes da reunião. Em última hipótese, você pode dizer “tenho que atender esta ligação” e explique brevemente o motivo.
Ao longo de uma reunião ou refeição, se você atende o telefone, está basicamente dizendo à pessoa do encontro que outra pessoa merece mais sua atenção do que ela. Se você espera uma importante ligação e não pode remarcar o encontro, avise a pessoa que ligaria para você antes da reunião. Em última hipótese, você pode dizer “tenho que atender esta ligação” e explique brevemente o motivo.
4. Não deixe o
celular sobre a mesa ao encontrar outras pessoas.
Fazer isso é outra maneira de mostrar à pessoa que ela não vale o seu tempo. Parece que os fanáticos por celulares estão tão ansiosos para se conectar com mais alguém. “Mesmo se você não atender o telefone, pode ser uma fonte de distração”.
Fazer isso é outra maneira de mostrar à pessoa que ela não vale o seu tempo. Parece que os fanáticos por celulares estão tão ansiosos para se conectar com mais alguém. “Mesmo se você não atender o telefone, pode ser uma fonte de distração”.
5. Respeite áreas
de silêncio.
Se você está no meio de uma reunião ou conferência, é rude desligá-lo com um som e incomodar as outras pessoas, diz a autora. A melhor forma é deixar o celular no modo vibratório.
Se você está no meio de uma reunião ou conferência, é rude desligá-lo com um som e incomodar as outras pessoas, diz a autora. A melhor forma é deixar o celular no modo vibratório.
6. Escolha um
toque de chamada normal.
Você realmente quer que seus colegas ouçam o último hit de Kanye West enquanto você tenta silenciar o aparelho? Com certeza não. Você precisa considerar quais tons musicais escolher e considerar como as outras pessoas podem reagir a ele, recomenda Patcher.
Você realmente quer que seus colegas ouçam o último hit de Kanye West enquanto você tenta silenciar o aparelho? Com certeza não. Você precisa considerar quais tons musicais escolher e considerar como as outras pessoas podem reagir a ele, recomenda Patcher.
7. Deixe os
outros saberem quando você está no viva-voz.
Deixe a pessoa do outro lado da linha saber quando você está no viva-voz. Se você precisa colocar o aparelho neste módulo, se certifique de informá-la imediatamente quem está junto de você.
Deixe a pessoa do outro lado da linha saber quando você está no viva-voz. Se você precisa colocar o aparelho neste módulo, se certifique de informá-la imediatamente quem está junto de você.
8. Não deixe
mensagens de voz muito longas.
“Economizar tempo é uma das maiores razões para as pessoas não ouvirem suas mensagens”, diz Patcher. Então, ao fazer isso, seja breve. Envie uma mensagem rápida e objetiva, como faria em um email. “Se deixar seu número, diga devagar. As pessoas ficam malucas quando precisam ouvir a mensagem novamente para pegar o número certo.
“Economizar tempo é uma das maiores razões para as pessoas não ouvirem suas mensagens”, diz Patcher. Então, ao fazer isso, seja breve. Envie uma mensagem rápida e objetiva, como faria em um email. “Se deixar seu número, diga devagar. As pessoas ficam malucas quando precisam ouvir a mensagem novamente para pegar o número certo.
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