domingo, 26 de abril de 2015

TAPIOCA SUBSTITUI O PÃO PARA QUEM QUER REDUZIR O CONSUMO DO GLÚTEN...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O pão tem uma quantidade grande de fermento e seu processo de produção leva muitos ingredientes que agregam calorias.


O glúten é um dos principais vilões para quem pretende perder peso, logo após vem o açúcar e as gorduras. Para piorar, essa substância está presente em um dos principais alimentos da mesa dos brasileiros, o pão. Por isso, quem quer emagrecer precisa diminuir o consumo do "pão nosso de cada dia" e um bom substituto para ele é a tapioca.

O pão tem uma quantidade grande de fermento e seu processo de produção leva muitos ingredientes que agregam calorias e que podem provocar desconforto gástrico, dor abdominal, entre outros. Já a tapioca é totalmente natural, feita com a goma.

Assim como o pão a tapioca é um alimento que pode ser bem dinâmico, pois vários tipos de recheios combinam com o seu sabor. Às vezes, só a manteiga derretida, já é suficiente para deixá-la mais apetitosa.

 Sem abrir mão do sabor, a pessoa que escolhe fazer a troca do pão pela tapioca, ainda encontra outras vantagens, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Gabriela Silva. "A tapioca substitui o carboidrato do pão, sem o glúten, com a quantidade de calorias reduzida e com mais nutrientes".

Enquanto o pão tem cerca de 130 calorias, a tapioca tem em média 80. Metade da taxa calórica do pão. Assim, é possível consumir mais tapiocas ao dia, mesmo nas dietas restritivas. "Se o pão é integral, a pessoa pode comer até duas fatias, por dia. O pão francês, uma fatia, só. Já a tapioca pode ser consumida até duas por dia", orienta a especialista.

Mas apesar de a tapioca ser um alimento leve, é preciso ter atenção para os recheios que irão compor o prato, "É bom escolher recheios saudáveis, como queijo branco, geleias dieta, sem açúcar, peito de peru. Tudo que for menos calórico", ressalta Gabriela.

"A tapioca pode ser consumida todos os dias, sem nenhum prejuízo à saúde, tanto no café da manhã quanto no jantar, no lanche. Digamos que é um prato curinga. Para a ceia, entretanto, não é indicado o seu consumo. A alimentação após às 21h deve ser ainda mais leve", orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário