terça-feira, 3 de maio de 2016

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA COM ATAQUE CARDÍACO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada.

Pacientes que sofrem ataques cardíacos podem apresentar diversos sintomas. Por isso, é preciso ficar atento para conseguir identificá-los, alerta o cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Ricardo Pavanello. 
“Geralmente, o sintoma mais comum, no caso de infarto, é a dor no peito, que habitualmente é intensa e pode durar mais de 30 minutos. A dor também pode ocorrer ou se irradiar para o braço esquerdo, mandíbula e na região do estômago. As dores podem vir acompanhadas de suor frio, falta de ar e sensação de desmaio”. 
Conforme dados do SUS (DATASUS), o infarto agudo do miocárdio é a primeira causa de mortes no País. A SOCESP aponta que, em média, uma morte ocorre a cada minuto e meio.
Além disso, são cerca de 350 mil óbitos por infarto todos os anos, e metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas.
O cardiologista explica que o socorro aumenta muito a possibilidade de sobreviver a um infarto. “As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas, de pedir socorro ao serviço adequado (SAMU ou Corpo de Bombeiros) e, principalmente, de iniciar as compressões torácicas (Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP) popularmente conhecida como massagem cardíaca, caso o paciente venha a apresentar uma parada cardio-respiratória”.
A mortalidade do infarto no Brasil, varia de 8 a 30%, conforme a assistência prestada ao paciente, ressalta o cardiologista da SOCESP. E para reverter esse quadro, o Centro de Treinamento SOCESP, oferecerá capacitação gratuita durante o XXXVII Congresso de Cardiologia, que acontecerá no dia 26 a 28 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Na ocasião, a população em geral, aprenderá a fazer massagem cardíaca.
O objetivo dessa iniciativa da SOCESP é levar conhecimento sobre o que fazer em uma situação de emergência, como no  caso de uma ocorrência de uma parada cardiorrespiratória. A inscrição é totalmente gratuita e poderá ser realizada no link: http://www.treinamentoemmassa.com.br/site/2016.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário