terça-feira, 18 de maio de 2021

CIRURGIÃO ALERTA PARA O RISCO DE CÂNCER DE PELE TIPO MELANOMA...

FONTE:, Salvador, https://www.trbn.com.br/ 

A prevenção do melanoma envolve o uso do protetor solar, assim como o de barreiras mecânicas à luz ultravioleta, como as camisas UV, óculos de proteção e chapéus.

O câncer de pele do tipo melanoma representa 3 a 4% de todos os cânceres de pele. É mais frequente em adultos brancos e pode aparecer em qualquer parte do corpo, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e solas dos pés, revela o renomado especialista Cirurgião Oncológico Dr André Carvalho. É o tipo mais grave e letal, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada pré-existente, como as de nascença. A manifestação da doença na pele normal se dá após o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação, ressalta Dr .André Carvalho à TRIBUNA DA BAHIA . Em casos de uma lesão pigmentada pré-existente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares. A prevenção do melanoma envolve o uso do protetor solar, assim como o de barreiras mecânicas à luz ultravioleta, como as camisas UV, óculos de proteção e chapéus. Importante enfatizar que o filtro solar deve ter o nível de proteção de 30% no mínimo e deve ser reaplicado a cada duas horas enquanto a exposição a luz solar ocorrer.

O melanoma é lembrado em todo mês de maio, porque, este tipo raro de câncer de pele é também uma das formas mais agressivas e potencialmente fatais de câncer. Por outro lado, as chances de cura são grandes quando o melanoma é descoberto nos estágios iniciais e a cirurgia tem altas chances de curá-lo, assegura Dr André Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário