sexta-feira, 16 de agosto de 2013

DESCASO NO VELÓRIO DE PITANGA...

Em dias passados faleceu na vizinha cidade de Lagedo do Tabocal, o jequiéense Railton Pinto dos Santos, mais conhecido como Railton Pitanga, que tinha como profissão a marcenaria e atuou por muitos anos como arbitro de futebol, membro voluntário do juizado de menores (que depois passou a ser Juizado da Infância) e também um dos criadores do Conselho Tutelar de Jequié, estava me segurando para não tocar neste assunto, mas um comentário do amigo e repórter Junior Mascote em rede social, me deixou indignado com o que aconteceu e me levou a escrever esta matéria.

Junior, mostrou sua revolta a maneira com que foi tratado o corpo do saudoso Railton que nem um local foi conseguido para que fosse velado e se não fosse uma pessoa amiga para ceder sua casa a família talvez tivesse que levar o corpo direto para o cemitério.

Durante estes dias meu caro Junior refletir bastante sobre a situação e cheguei a conclusão que não só os políticos da cidade são ingratos com as pessoas, a sociedade de um forma geral é assim ela só lembra do ser humano enquanto ele está ali no seu meio servindo, por que quando ele deixa de servir é esquecido e abandonado. Somos sem nenhum trocadilho igual a uma laranja, enquanto temos o suco (sumo) vamos sendo chupados (usados) mas quando deixamos de ter este suco (não podemos mais servir) somos descartados.

Dentro de nossa profissão temos um colega que passa por problemas graves de saúde e aqueles que se diziam seus amigos ou colegas de trabalho hoje fingem que ele não mai exista, então veja que o ocorrido com o corpo de Railton está acontecendo com um colega ainda em vida. Não vou aqui citar seu nome por que não tenho autorização para isto, mas estou falando com conhecimento de causa já que sem querer me vangloriar tenho sido um dos poucos que mesmo raramente e por causa de problemas que muitos conhecem ainda faço visitas a este colega e percebo em sua fala a decepção com a categoria que ele tão bem defendeu quando estava cem por cento fisicamente.

Só lamento o ocorrido com a família do amigo Railton Pitanga, mas infelizmente a vida tem destas coisas e somos descartáveis, nos usam e deixam de lado quando acham que não servimos mais, volto a dizer isto não ocorre apenas com políticos ocorre a todo instante com qualquer um de nós. Infelizmente o ser humano é muito momentâneo, se você toca no assunto hoje todos falam e nada fazem amanhã todos esquecem e assim sucessivamente.

Até mesmo dentro de nossas famílias (e raríssimas são as exceções) isto ocorre, se você está bem todos estão com você se adoece te esquecem. Tenho dito que hoje em dia chamar alguém de amigo está se tornando cada vez mais raro, por que amigo de conveniência são muitos, mas os verdadeiros amigos estão cada dia mais difíceis de serem encontrados.

Voce tem toda razão ao ficar indignado com o descaso que foi tratado o corpo de Railton em seus últimos momentos entre nós, mas procure com calma quantos trabalhadores hoje estão esquecidos por “colegas” de trabalho e precisam em muitos casos não de dinheiro, mas de um simples abraço ou uma troca de palavra para mostrar que ele está vivo e ainda servindo. Dentro de sua própria área tente descobrir quantos colegas hoje estão esquecidos e só são lembrados quando morrem ou então acontece alguma coisa ruim a sua família.

Fico triste quando vejo alguém ser esquecido e quando morre aparecem aqueles que o desprezaram debruçar-se sobre o caixão derramando lagrimas de crocodilos dizendo que não sabia que aquela pessoa estava naquela situação.

Voce que neste momento está lendo esta matéria será que também não está esquecido ou esqueceu alguém importante em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário