domingo, 18 de agosto de 2013

UMA EM CADA CINCO CRIANÇAS VENCE A ASMA AO CRESCER, DIZ ESTUDO...

FONTE: The New York Times  (noticias.uol.com.br).

   Algumas crianças podem ficar livres da asma na idade adulta. Como parte do programa de estudos de doença pulmonar obstrutiva do norte da Suécia, pesquisadores acompanharam 248 crianças que tinham asma entre 7 e 8 anos de idade e descobriram que, aos 19 anos de idade, 21% não tinham apresentado dificuldade para respirar nem relatado a necessidade de usar inaladores nos 3 anos anteriores à entrevista. As descobertas estão publicadas no periódico Pediatrics.

Os médicos observaram que os sintomas poderiam retornar e, por isso, a asma foi considerada 'em remissão' em vez de 'curada'. As meninas foram menos propensas a não ter mais asma na adolescência. Entre os garotos, 26% não tinham mais asma, em comparação com 14% das garotas. Os motivos não estão claros, mas é possível que estejam relacionados a fatores hormonais da adolescência, afirmou o médico Martin Andersson, que liderou o estudo.

A remissão também foi menos comum entre crianças que tinham um tipo grave de asma e entre as que eram alérgicas ao pelo de animais como cachorros e gatos, embora muitas crianças com essas características também não apresentassem mais a doença. Entre as crianças que tinham asma grave e alergia ao pelo de animais, 18% não apresentavam asma aos 19 anos.

"Uma área que precisa ser mais estudada é a que compreende a relação entre a posse de animais com pelos e as crianças asmáticas", afirmou Andersson. "Por exemplo, descobrir se exposições desse tipo geram algum impacto no prognóstico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário