terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

5 ATITUDES PARA COMBATER O ESTRESSE...

5 ATITUDES PARA COMBATER O ESTRESSE...

FONTE: Mariana Bueno (itodas.uol.com.br).

Musdanças simples no dia a dia podem ajudar a evitar o problema.

          
Se você se sente exausta e desanimada na maior parte do tempo, saiba que não está sozinha. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 98% dos brasileiros se sentem estressados. Em casos extremos, é importante consultar um médico e fazer exames para saber as causas do problema. Mas, no dia a dia, algumas medicas simples podem ajudar a reduzir o estresse e aumentar o seu ânimo. Veja algumas dicas de mudanças e atitudes que podem te surpreender:

Desconecte-se!

É cada vez mais comum ver pessoas com o celular na mão enquanto come, enquanto aguarda na fila e até mesmo enquanto dirige ou no meio de uma conversa. Os aparelhos tecnológicos se tornaram uma extensão das pessoas e acabaram se transformando numa fonte a mais que as deixa sempre 'pilhadas', seja no trabalho, no trânsito ou mesmo ao chegar em casa. Por isso a dica é, sempre que possível, se desligar disso tudo e aproveitar os momentos em casa para relaxar e cuidar da beleza.  
       

Faça um ritual de beleza.

Depois de um dia inteiro de trabalho, separe um tempinho para cuidar de si mesma. A coordenadora técnica do W Spa, Lôua Unger, indica um banho relaxante e uma esfoliação da pele com mel e fubá! “Basta misturar 100 mL de fubá, mexendo bem. Aplique em movimentos circulares e suaves por todo o corpo, principalmente nos cotovelos, axilas, joelhos e virilha. Esse esfoliante também pode ser usado na face, mas é necessário ter atenção pois é uma área sensível. O mel é um emoliente poderoso e, além de esfoliar, essa receitinha irá hidratar a pele”, explica. Para os pés cansados, ela indica o hortelã. “Além do aroma delicioso, o escalda pés de hortelã é refrescante. Amarre saquinhos de chá de hortelã e coloque num bule com água quente até que todas as propriedades da planta se soltem. Com o chá pronto, prepare uma bacia ou balde com água fria para refrescar”, sugere.  
         

Evite alimentos gordurosos.

Nada de descontar os problemas pessoais ou desentendimentos no trabalho na comida. Se for inevitável beliscar alguma coisa nos momentos de crise, dê prioridade às opções mais naturais e leves. “Opte pelos pães, cereais e arroz integral combinados com saladas e pratos frios”, indica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. Ela explica que os cereais integrais são ricos em vitaminas B, e que frutas como a maçã melhoram a circulação do sangue, aliviando o cansaço. Sucos de caju, acerola e manga também são indicados, por serem ricos em vitamina C, garantindo a imunidade do corpo e contribuindo para circulação sanguínea.  
        

Pratique atividades físicas intensas.

Exercícios aeróbicos regulares trazem mudanças consideráveis para o metabolismo e, além de trabalharem o corpo, também fazem bem para a mente. Segundo estudos da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), que disponibiliza em seu site diversos exercícios práticos para combater o estresse, a prática de atividades físicas tem uma capacidade única de revigorar e relaxar, estimular e acalmar, conter a depressão e dissipar o estresse. “De um ponto de vista físico, atividades como os circuitos de musculação, remo, corrida e ginástica localizada apresentam-se favoráveis na manutenção do estresse, visto que promovem uma maior resistência dos músculos a um trabalho prolongado, tornando menos desgastante as exigências diárias”, explica o personal trainer Breno Leite,  da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro. Atividades como ioga, pilates, lutas e danças, que exigem maior consciência corporal, também são boas opções.
        

Busque terapias alternativas.

uso de florais, que atualmente são misturados a óleos essenciais e ganham novas versões, também pode ser recomendado. Há versões para quem quer manter a concentração, a feminilidade, entre outras. Eles podem ser usados no ambiente, em formato spray; como sabonete líquido, ou, ainda, em massagens. A dica da terapeuta floral Marcia Rissato é misturar 8 gotas do blend (óleos essenciais de gerânio e rosa, associados aos florais wild rose, crab Apple, chicory e walnut) em 10 mL de óleo vegetal base, espalhar pelo corpo e prosseguir com a massagem. “É indicado para massagens tipo drenagem linfática, terminando com foco no plexo solar. Se a mulher não gostar de drenagem, pode iniciar com massagem relaxante e terminar com foco nas linfas e plexo solar”, diz.  
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário