FONTE: Alex Rodrigues, da Agência Brasil, em Brasília (noticias.uol.com.br).
Com a proximidade do
Carnaval, quando aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, o Ministério da
Justiça lançou segunda-feira (24) uma campanha para conscientizar quem tem
menos de 18 anos sobre os malefícios do álcool. Com o mote "Bebeu,
perdeu", a iniciativa também visa a sensibilizar os comerciantes a não
vender o produto para crianças e jovens - prática criminosa que, de acordo com
o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) pode ser punida com até quatro
anos de prisão e multa.
Cinco vídeos
publicitários apresentando jovens em situações vexaminosas devido ao consumo de
álcool (ressaca, desmaio, mal-estar, entre outras situações que impede o jovem
de aproveitar o Carnaval) foram disponiblizados no canal do ministério no
YouTube e serão exibidos em salas de cinema de cinco cidades com forte tradição
de Carnaval de rua - Belo Horizonte, Ouro Preto, Recife, Rio de Janeiro e
Salvador - onde também serão divulgados outdoors e painéis alusivos à campanha.
A estratégia de
comunicação foi elaborada a partir dos resultados de uma pesquisa encomendada à
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Segundo o estudo, feito em 2010,
60% dos jovens estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º
ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, responderam já ter
consumido álcool ao menos uma vez na vida. Desses, 15,4% tinham entre 10 e 12
anos, e 43,6% entre 13 e 15 anos.
"A questão do
[consumo] de álcool é delicada. Na adolescência, então, é delicadíssima. Por
isso fazemos um apelo a todos os comerciantes para que cumpram a lei e não
vendam álcool a menores de 18 anos. Apelamos aos gestores locais para que se
empenhem na fiscalização e, evidentemente, aos adolescentes, para que percebam
que a vida pode ser curtida com muita alegria e felicidade sem o consumo de
álcool", disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
De acordo com o
secretário nacional de Política sobre Drogas, Vitore Maximiano, os dados sobre
o consumo de álcool por menores de 18 anos é preocupante, principalmente
porque, embora a pesquisa da Unifesp não aponte, sabe-se que muitos desses
jovens têm acesso à bebida no ambiente doméstico, na companhia de
parentes.
"Há casos de o
álcool ser oferecido pela própria família, o que acaba estimulando o consumo.
Isso nos preocupa muitíssimo", disse o secretário. Ele informou que a
secretaria oferece a educadores de todo o país um curso de capacitação para que
os profissionais saibam identificar e lidar com essa situação. As inscrições
para as novas turmas estão abertas até a próxima sexta-feira. Estão sendo
oferecidas 100 mil vagas em todo o Brasil e os cursos são ministrados por
algumas das principais instituições universitárias do país. Os interessados
podem ter mais informações na secretaria, pelo telefone (61) 2025.7200 ou pelo site www.senad.gov.br.
O custo de produção
dos cinco vídeos institucionais e de veiculação de todas as peças publicitárias,
incluindo outdoors e painéis, alcançou R$ 5 milhões. Nas emissoras de TV
comerciais, no entanto, os vídeos serão exibidos como propaganda institucional
gratuita.
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