terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

LEI DETERMINA QUE DEFICIENTES VISUAIS RECEBAM OS BOLETOS NO SISTEMA BRAILLE...

FONTE: Maíra Côrtes, TRIBUNA DA BAHIA.

Os deficientes visuais da Bahia poderão receber as contas de consumo em Braille. É o que garante a Lei sancionada pelo governador Jaques Wagner, na última sexta-feira (14), que assegura aos deficientes o direito de receber, sem custo adicional, os boletos  de pagamento das contas de energia elétrica, extrato de conta bancária, telefonia celular e fixa, impressos no sistema Braille.
A medida, que passa a valer a partir do dia 15 de maio deste ano, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado neste fim de semana. Para o presidente da Associação Baiana de Cegos, Everaldo Neves, essa é mais uma conquista importante que contribui para a independência do cego.
“Parabenizo o governador por esta atitude, que não era uma prática obrigatória. Com certeza, esta será mais uma ferramenta de acessibilidade”, comemora Neves. A determinação deve beneficiar cerca de 12 mil cegos na Bahia.

Serviço.
A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) já disponibiliza o serviço. A distribuição é feita através do Instituto de Cegos da Bahia, a quem o deficiente visual deve solicitar pela conta de consumo em Braille. “Agora é torcer para que a lei seja cumprida”, completa Everaldo Neves.

O presidente da Associação também colocou à disposição dos interessados a produção de textos em Braille. “Depois do Carnaval vamos inaugurar as duas máquinas que adquirimos para produção em Braille. Tanto os restaurantes, que não possuem cardápio em Braille, quanto outras empresas poderão solicitar o serviço e garantir a acessibilidade a todos. Bastam entrar em contato com a gente através do número 3328-0661”, afirma Everaldo Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário