quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MENOPAUSA: SAIBA COMO REDUZIR AS MUDANÇAS NA VOZ...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

A maioria das mulheres sentem diversas alterações no corpo durante a menopausa, como ondas de calor, alterações do sono, fadiga, irritabilidade, desconforto físico, entre outros. Mas isso é um assunto muito comum, de conhecimento da grande maioria e possui diversos tratamentos para amenizar seus efeitos.

Mas, o que ainda é pouco conhecido e que não conta com uma divulgação efetiva são as mudanças na voz que também podem ocorrer durante esse período. É 
importante ressaltar que, com o aumento crescente das mulheres no mercado de trabalho, principalmente assumindo posições de destaque, a voz passa a ser uma ferramenta fundamental.

Por isso, as alterações durante esse ciclo podem trazer prejuízos tanto para a qualidade de 
vida quanto para a afirmação profissional, o que fica ainda mais evidente nos casos em que as mulheres utilizam a voz como instrumento de trabalho.

De acordo com diversos estudos sobre as mudanças na voz durante a menopausa, os principais sintomas vocais 
encontrados são:

Diminuição do controle e da capacidade respiratória;
Cansaço vocal;
Diminuição da intensidade vocal;
Redução da frequência vocal (voz mais grave);
Dificuldade para produzir tons agudos;
Aumento do tremor vocal;
Rouquidão;
Redução da eficiência vocal.

Como diminuir as mudanças na voz:
Apesar de ser considerado um processo natural do corpo feminino, já existem tratamentos para diminuir os efeitos e as mudanças na voz provocadas pela menopausa. Normalmente eles são baseados em exercícios, sem intervenção cirúrgica, métodos mais invasivos ou mesmo medicamentos.
É importante lembrar que, ao perceber as primeiras mudanças na voz durante a menopausa, a mulher deve procurar imediatamente um fonoaudiólogo, para que possa ser feito o diagnóstico.

O tratamento com acompanhamento tem como objetivo a prevenção de problemas vocais e a redução do impacto dessas alterações hormonais. Assim, é possível contribuir para a manutenção da qualidade de vida e profissional da mulher, tendo em vista que algumas delas ainda precisam de melhores características vocais profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário