sábado, 1 de fevereiro de 2014

BEBIDAS ENERGÉTICAS PODEM CAUSAR PROBLEMAS SÉRIOS NOS DENTES...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.
São várias as pessoas, principalmente os jovens, que fazem uso constante de bebidas energéticas. Seja pessoas que trabalham na noite e precisam de disposição ou pessoas que adoram a noite e precisam desse estimulo para perambular por ai ou mesmo os bebedores de energéticos por prazer, pelo gosto de bombom, docinho. Hoje vou falar sobre as bebidas energéticas mas é claro que são várias as bebidas causadoras de problemas nos dentes ou na cavidade bucal como um todo, como:
- Refrigerantes em geral
- Sucos muito ácidos
- Café
- Dentre outras bebidas

Em casos de pessoas que tomam essas bebidas energéticas para fazer exercício, os riscos são maiores ainda devido o exercício, por si só, modificar quantidade e qualidade da saliva, deixando a boca mais seca e a saliva mais viscosa o que vai ser mais propício de causar problemas bucais.
Essas bebidas possuem problemas graves para a cavidade bucal:
- São bebidas muito doces, sendo preocupante no que diz respeito aos índices de ingestão de açúcar na dieta.

- São bebidas que causam uma espécie de ataque ácido nos dentes, causando problemas como a sensibilidade que nada mais é do que uma consequência da erosão dentária.
Um hábito que está prejudicando muito os dentes é o de misturar essas bebidas energéticas com bebidas como wisky ou vodka e isso potencializa os efeitos prejudiciais das bebidas energéticas.
 São vários os estudos que mostram os efeitos dessas bebidas energéticas nas mais variadas idades. “Cerca de 60 por cento das crianças com idades entre quatro e 18 mostram alguns sinais de erosão dentária, de acordo com a British Dental Association.”

É uma luta constante contra as grandes empresas que criam fórmulas para vender rápido e viciar mas não percebem que estão matando pessoas ou causando doenças. Até então nossa luta era contra os açucares que causavam a cárie mas recentemente, a ameaça que se destaca são os ácidos que atacam fortemente o esmalte dos dentes causando consequências doloridas e caras.
Já está mais que comprovado que bebidas energéticas e exercício não combinam, causam efeitos colaterais por todo o corpo. Os utilizadores dessas bebidas precisam compensar a sua higiene bucal e procurar um dentista que vai tratar o dente tentando fortificar e lutar contra a ação dos ácidos. Em casos mais avançados, chegam pacientes com necessidade de tratamento de canal em vários dentes ou recobrimentos extensos em vários dentes. Procedimentos caros, demorados e doloridos.
 O melhor a fazer é não beber mas se não resistir, beba com moderação e reforce a higiene bucal diária e as consultas com o dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário