domingo, 16 de fevereiro de 2014

CALOR PREJUDICA A SAÚDE DOS IDOSOS...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

Aproveitar o sol sem prejudicar a saúde. Esse deve ser o lema deste Verão para a população em geral e, sobretudo, para os idosos. Manter o organismo sempre hidratado com água ou isotônicos e evitar a exposição a elevadas temperaturas são os principais conselhos dos especialistas para evitar desidratação nessa época do ano entre os mais velhos
O médico clínico e chefe de plantão da Vitalmed, Guilherme Lazzari, explica que  é comum que as pessoas com mais idade sintam menos sede, mas isso não significa que devam beber menos água, muito pelo contrário, devido a isso elas precisam de uma atenção especial.
Ele destaca ainda que é muito importante que  os idosos criem o hábito de ingerir água constantemente, principalmente os  fisicamente ativos. Para estes, a recomendação do médico é que ao praticar atividade física seja feita a hidratação à base de água ou isotônicos. “Aumentar a ingestão de água, mesmo sem sede, é muito importante para evitar desidratação entre pessoas com mais idade”, aconselha Lazzari.

Desidratação.
Segundo Lazzari, nessa época do ano é constante o atendimento de emergência a pacientes com mais de 60 anos, com quadros leves ou moderados de desidratação. Mas os casos podem atingir estágios mais críticos. “A falta de água no corpo pode provocar perda de consciência e até um quadro de oligúria, quando o rim diminui a produção de urina, que passa a ficar forte e concentrada, podendo, inclusive, acarretar em uma insuficiência renal”, detalhou o médico clínico. Ainda segundo ele, em casos extremos, se houver grande desequilíbrio de eletrolíticos, como sódio e potássio, pode ser fatal para o idoso.

Os sintomas mais frequentes da desidratação são sensação de boca amarga, dores de cabeça e olhos pouco lacrimejante. As reservas de água corporal entre os idosos são menores e qualquer déficit hídrico pode gerar uma desidratação propriamente dita. “As complicações acontecem porque com a evolução da idade começa a ocorrer no corpo uma diminuição de função de vários órgãos. Dentre eles está o “centro da sede”, uma área do cérebro responsável em regular a quantidade de água em nosso corpo, e que indica a necessidade de reposição de água em sua falta (sede)”, explica Lazzari.
Todos esses sintomas e complicações podem ser evitados com medidas extremamente simples e caseiras. “O cuidado com ingestão de líquidos é muito importante. A quantidade de dois litros de água durante o dia é o ideal. Percebendo os sintomas de desidratação, aumente a ingestão de líquidos durante o dia e a noite. Caso persistam os sintomas, busque um especialista”, orienta o médico.

Para os idosos que não gostam de beber água, outras bebidas, a exemplo dos sucos, água de coco e chás, são muito benéficas. Frutas e verduras com o percentual de liquido maior como o melão, melancia, e o chuchu também auxiliam bastante na prevenção da doença.  A família pode contribuir incentivando de forma positiva os idosos a ingerir pelo menos a cada meia hora uma dose de 50ml de água todos os dias para se proteger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário