terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DEPILAÇÃO PUBIANA TOTAL ‘EXPORTADA’ DO BRASIL PERDE ESPAÇO NOS EUA...

FONTE: *** MARISA MELTZER, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

A depilação total do púbis ("Brazilian bikini wax") parece dominar os salões de beleza e a cultura popular há dez anos, deixando as mulheres que aderem a ela totalmente (ou quase totalmente) lisas na região púbica.

Recentemente, contudo –talvez para alívio daquelas que se submetem ao procedimento doloroso–, parece que um look mais "cabeludo" vem conquistando adeptas.

Gwyneth Paltrow aludiu ao visual mais natural dos anos 1970 quando descreveu sua "região do biquíni" na turnê de divulgação de "Homem de Ferro 3". Lady Gaga posou na capa da revista "Candy" com pelos púbicos fartos. E Gaby Hoffman aparece nua, com "mata" ao natural, no filme "Crystal Fairy and The Magical Cactus" e na série "Girls".
                      
Em entrevista, Hoffmann disse que simplesmente prefere um estilo mais cheio. Seus experimentos com depilação foram limitados até hoje, diz. "Cresci vendo muitas mulheres nuas com pelos fartos", explicou. "Nunca me passou pela cabeça depilar o púbis. Eu estava indo ao casamento de uma amiga no sul da França. Sabia que ela acharia divertido se eu aparecesse com a região depilada. Foi a primeira vez que fiz. Acho incômodo."

Hoffman se mostra igualmente incomodada com a atenção que vem recebendo em função de seu visual. "Esse é um tópico que infelizmente não vai deixar de ser comentado enquanto não superarmos nossas obsessões puritanas com o sexo e o corpo feminino", disse a atriz.

As discussões sobre o assunto em alguns casos viraram polêmica. Em outubro passado a fotógrafa Petra Collins virou "cause célèbre" on-line quando o Instagram deletou sua conta, depois de ela ter postado autorretrato em que usava a parte de baixo do biquíni sem ter feito depilação. Desde então, ela abriu uma conta nova e até agora vem aderindo às diretrizes.

PÚBIS NA VITRINE.
No mês passado uma loja da American Apparel em Nova York pôs pelos púbicos em suas manequins. Virou piada on-line mas ganhou o apoio da direção geral da empresa.

"Uma de nossas lojas fez esse display para exibir nossa lingerie semitransparente para o Dia dos Namorados, e somos há muito tempo defensores da beleza natural, de modo que gostamos", declarou Marsha Brady, diretora criativa da American Apparel, sediada em Los Angeles. "A impressão é que as pessoas estão vendo tudo do avesso. Ter pelos púbicos não é moda –o modismo é a depilação. É como se todo o mundo estivesse dizendo que ter pelos é uma ideia nova."

A ginecologista Lauren Streicher, de Chicago, autora do livro "Love Sex Again", a ser lançado este ano, disse: "Historicamente, ter pelos pubianos fartos era indicativo de saúde. Se você não tem pelos nessa região, é grande o risco de irritação e dor provocadas pela raspagem."

Em algumas partes de Manhattan, a aparência "careca" deixada pela depilação à brasileira já saiu de moda, sendo mais sugestiva de uma boneca Barbie pelada do que do estilo de vida orgânico das mulheres que apostam em sucos de verduras e frutas cruas.

"Observamos uma diminuição grande nos pedidos de depilação completa de púbis", diz Angela Jia Kim, dona da Savor Spa. "Nossas clientes são atentas para a ecologia e a saúde. O visual peludo é mais adequado às mulheres mais naturais."

Num vídeo sobre seu livro "How to Be a Woman", a feminista Caitlin Moran diz: "Minha região pubiana não parece a de uma criança, mas de uma mulher adulta".

Shannon Conley é dona da rede de salões de depilação Urban Waxx, que fez 23 mil depilações "à brasileira" em 2013 em clientes que pagaram US$70. Ela não notou queda na demanda, mas incorporou uma versão modificada do "Brazilian wax".

"Quando as mulheres ficam mais velhas, às vezes ficam constrangidas em não ter pelo algum", comentou. "Assim, deixar os pelos na parte superior cria a ilusão de que têm pelos normais na área, mas ainda assim a região continua ajeitada."

Homens divergem em opinião. "Eu tinha horror à ausência deles" [pelos pubianos], comentou o escritor Rob Delaney. Mas o comediante Jim Norton disse que preferiria "ouvir falar na volta da calça boca de sino que no retorno dos pelos púbicos. Eles bloqueiam a visão de uma coisa que eu amo muito."

A atriz Cameron Diaz trata do tema em seu novo livro, "The Body Book". Ela desaconselha as leitoras a efetuarem mudanças permanentes, como a depilação a laser.

"As tendências e preferências mudam e é bom pensar em deixar suas opções futuras em aberto para você mesma (e seus amantes futuros)."


*** Tradução de CLARA ALLAIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário