FONTE: *** MARISA MELTZER, DO "NEW YORK
TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
A depilação total do
púbis ("Brazilian bikini wax") parece dominar os salões de beleza e a
cultura popular há dez anos, deixando as mulheres que aderem a ela totalmente
(ou quase totalmente) lisas na região púbica.
Recentemente, contudo
–talvez para alívio daquelas que se submetem ao procedimento doloroso–, parece
que um look mais "cabeludo" vem conquistando adeptas.
Gwyneth Paltrow aludiu
ao visual mais natural dos anos 1970 quando descreveu sua "região do
biquíni" na turnê de divulgação de "Homem de Ferro 3". Lady Gaga
posou na capa da revista "Candy" com pelos púbicos fartos. E Gaby
Hoffman aparece nua, com "mata" ao natural, no filme "Crystal
Fairy and The Magical Cactus" e na série "Girls".
Em entrevista, Hoffmann
disse que simplesmente prefere um estilo mais cheio. Seus experimentos com
depilação foram limitados até hoje, diz. "Cresci vendo muitas mulheres
nuas com pelos fartos", explicou. "Nunca me passou pela cabeça
depilar o púbis. Eu estava indo ao casamento de uma amiga no sul da França.
Sabia que ela acharia divertido se eu aparecesse com a região depilada. Foi a
primeira vez que fiz. Acho incômodo."
Hoffman se mostra
igualmente incomodada com a atenção que vem recebendo em função de seu visual.
"Esse é um tópico que infelizmente não vai deixar de ser comentado
enquanto não superarmos nossas obsessões puritanas com o sexo e o corpo
feminino", disse a atriz.
As discussões sobre o
assunto em alguns casos viraram polêmica. Em outubro passado a fotógrafa Petra
Collins virou "cause célèbre" on-line quando o Instagram deletou sua
conta, depois de ela ter postado autorretrato em que usava a parte de baixo do
biquíni sem ter feito depilação. Desde então, ela abriu uma conta nova e até
agora vem aderindo às diretrizes.
PÚBIS NA VITRINE.
No mês passado uma loja da American Apparel em Nova York pôs pelos púbicos em suas manequins. Virou piada on-line mas ganhou o apoio da direção geral da empresa.
No mês passado uma loja da American Apparel em Nova York pôs pelos púbicos em suas manequins. Virou piada on-line mas ganhou o apoio da direção geral da empresa.
"Uma de nossas
lojas fez esse display para exibir nossa lingerie semitransparente para o Dia
dos Namorados, e somos há muito tempo defensores da beleza natural, de modo que
gostamos", declarou Marsha Brady, diretora criativa da American Apparel,
sediada em Los Angeles. "A impressão é que as pessoas estão vendo tudo do
avesso. Ter pelos púbicos não é moda –o modismo é a depilação. É como se todo o
mundo estivesse dizendo que ter pelos é uma ideia nova."
A ginecologista Lauren
Streicher, de Chicago, autora do livro "Love Sex Again", a ser
lançado este ano, disse: "Historicamente, ter pelos pubianos fartos era
indicativo de saúde. Se você não tem pelos nessa região, é grande o risco de
irritação e dor provocadas pela raspagem."
Em algumas partes de
Manhattan, a aparência "careca" deixada pela depilação à brasileira
já saiu de moda, sendo mais sugestiva de uma boneca Barbie pelada do que do
estilo de vida orgânico das mulheres que apostam em sucos de verduras e frutas
cruas.
"Observamos uma
diminuição grande nos pedidos de depilação completa de púbis", diz Angela
Jia Kim, dona da Savor Spa. "Nossas clientes são atentas para a ecologia e
a saúde. O visual peludo é mais adequado às mulheres mais naturais."
Num vídeo sobre seu
livro "How to Be a Woman", a feminista Caitlin Moran diz: "Minha
região pubiana não parece a de uma criança, mas de uma mulher adulta".
Shannon Conley é dona
da rede de salões de depilação Urban Waxx, que fez 23 mil depilações "à
brasileira" em 2013 em clientes que pagaram US$70. Ela não notou queda na
demanda, mas incorporou uma versão modificada do "Brazilian wax".
"Quando as
mulheres ficam mais velhas, às vezes ficam constrangidas em não ter pelo
algum", comentou. "Assim, deixar os pelos na parte superior cria a
ilusão de que têm pelos normais na área, mas ainda assim a região continua
ajeitada."
Homens divergem em
opinião. "Eu tinha horror à ausência deles" [pelos pubianos], comentou
o escritor Rob Delaney. Mas o comediante Jim Norton disse que preferiria
"ouvir falar na volta da calça boca de sino que no retorno dos pelos
púbicos. Eles bloqueiam a visão de uma coisa que eu amo muito."
A atriz Cameron Diaz
trata do tema em seu novo livro, "The Body Book". Ela desaconselha as
leitoras a efetuarem mudanças permanentes, como a depilação a laser.
"As tendências e preferências mudam e é bom pensar em deixar suas opções futuras em aberto para você mesma (e seus amantes futuros)."
*** Tradução de CLARA
ALLAIN
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