sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIETA VEGETARIANA DURANTE A GRAVIDEZ...



       
As vegetarianas podem ficar tranquilas: não comer carne durante a gravidez não trará problema algum para o desenvolvimento do feto. Todos os nutrientes presentes nas carnes de origem animal podem ser substituídos por outros alimentos e a preocupação das grávidas deve estar em balancear todos os nutrientes durante esse período.

Além do consumo de alimentos antioxidantes, como verduras, legumes, frutas, cereais, sementes oleaginosas e verduras, importantes para todas as grávidas, às vegetarianas é recomendada a ingestão constante de sucos verdes para potencializar a absorção de cálcio e ferro. As verduras com folhas escuras, como couve, brócolis e espinafre - que devem estar no cardápio de todos os vegetarianos -, são fontes muito importantes de ferro e, para aumentar a absorção desse mineral, devem estar associadas a fontes de vitamina C, encontradas nas frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi.

               
Para aumentar a absorção de cálcio, essenciais no desenvolvimento dos ossos do bebê, uma boa opção para as grávidas vegetarianas é trocar o feijão carioca pelo feijão azuki ou branco. Uma dica para aumentar a absorção dos nutrientes dos feijões é deixá-los de molho de um dia para o outro e cozinhá-los em uma água nova no dia seguinte.

Como substituir alimentos.

Durante toda a gravidez, a proteína será importante para o desenvolvimento do feto e para o crescimento da placenta. Encontrada em grande quantidade nos alimentos de origem animal, as vegetarianas devem apostar no consumo de leguminosas, tofu e leite de soja. O zinco também será exigido em dobro pelo organismo das grávidas. Para garantir a absorção desse nutriente, é importante o consumo de legumes em geral, leguminosas e oleaginosas.
             

A vitamina B12 é a única que não está presente nos vegetais, mas é essencial para a síntese das proteínas e para a divisão celular do feto. Para as grávidas vegetarianas, uma boa opção é ingerir cereais e alguns produtos de soja enriquecidos com essa vitamina. Converse com seu médico para verificar a necessidade de uso de suplemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário