quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS TROCA DE CELULAR EM MENOS DE TRÊS ANOS...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.

Levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pela Market Analysis, que realiza pesquisa de opinião, aponta que 54% dos brasileiros trocam de celular em menos de três anos. O aparelho é, segundo a pesquisa, o que tem menor ciclo de vida.

Dos 806 entrevistados, 32% utilizam câmeras fotográficas por menos de três anos, 30% DVDs, 27% impressoras, 29% computadores e 20% micro-ondas.
Menos “perecíveis”, os fogões e as geladeiras são utilizados por mais de dez anos por 41% e 49% dos brasileiros, respectivamente.
Ainda segundo o estudo, 81% dos entrevistados trocam de celular sem antes levá-lo à assistência técnica.

Quando os aparelhos com problemas são eletrodomésticos, digitais e eletrônicos, os consumidores tendem a procurar mais a assistência: 77%, 73% e 56%, respectivamente
Para Michele Afonso, gerente de análise da Market Analysis, a ausência de assistências técnicas em algumas cidades e a “ineficiência” das existentes podem justificar a baixa procura pelo serviço.
Dentre os consumidores que buscam a assistência técnica, a maioria acaba comprando outro aparelho, mesmo que opte for fazer o conserto, acrescenta João Paulo Amaral, pesquisador do Idec.

Já os que desistem de reparar o produto, dão como principal motivo o preço. "É comum, porém absurdo, verificar que o preço do conserto não vale a pena se comparado ao valor de um aparelho novo e mais moderno", diz Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário