FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Levantamento realizado pelo Idec
(Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pela
Market Analysis, que realiza pesquisa de opinião, aponta que 54% dos brasileiros
trocam de celular em menos de três anos. O aparelho é, segundo a pesquisa, o
que tem menor ciclo de vida.
Dos 806 entrevistados, 32%
utilizam câmeras fotográficas por menos de três anos, 30% DVDs, 27% impressoras, 29%
computadores e 20% micro-ondas.
Menos “perecíveis”, os fogões e as
geladeiras são utilizados por mais de dez anos por 41% e 49% dos brasileiros,
respectivamente.
Ainda segundo o estudo, 81% dos
entrevistados trocam de celular sem antes
levá-lo à assistência técnica.
Quando os aparelhos com
problemas são eletrodomésticos, digitais e eletrônicos, os consumidores tendem
a procurar mais a assistência: 77%, 73% e 56%, respectivamente
Para Michele Afonso, gerente de análise da
Market Analysis, a ausência de assistências técnicas em algumas cidades e a
“ineficiência” das existentes podem justificar a baixa procura pelo serviço.
Dentre os consumidores que buscam a
assistência técnica, a maioria acaba comprando outro aparelho, mesmo que opte
for fazer o conserto, acrescenta João Paulo Amaral, pesquisador do Idec.
Já os que desistem de reparar o produto, dão
como principal motivo o preço. "É comum, porém absurdo, verificar que o
preço do conserto não vale a pena se comparado ao valor de um aparelho novo e
mais moderno", diz Amaral.
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