segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SAIBA OS PERIGOS DE FAZER UMA TATUAGEM E OS CUIDADOS QUE DEVE TOMAR...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.
        
                 
Fazer uma tatuagem é perigoso?
Por definição, uma tatuagem consiste em uma quebra da barreira da pele, devido à introdução de pigmentos e corantes através de uma agulha. A aplicação da tinta se faz geralmente na papila dérmica, localizada após a epiderme, a camada superior da pele. Portanto, a tatuagem pode, sim, apresentar um risco de transmissão de doenças virais (Hepatite B e C e AIDS) e bacterianas (estafilococos, estreptococos). Além disso, a tatuagem pode provocar reações alérgicas como inflamações crônicas (vermelhidão, inchaço) ou um eczema ligado ao contato com o pigmento. Ou seja, não é todo mundo que pode fazer uma tatuagem. Mulheres grávidas, hemofílicos ou pessoas alérgicas às substâncias utilizadas durante a tatuagem (pigmentos, tintas, metais, látex) não podem, em princípio, recorrer a esta prática.

Eu tenho sardinhas no corpo, posso ter tatuagem?
Sim, todos os tipos de pele podem, em princípio, ter uma tatuagem. O mais prudente, em todo caso, é perguntar a opinião de um dermatologista, a fim de detectar qualquer contra-indicação (câncer de pele, manchas, acne ou verrugas). Além disso, o
projeto do desenho será diferente dependendo do tipo e da cor da pele a ser tatuada.

Em quais áreas do corpo eu posso fazer uma tatuagem?
Quase todas as áreas do corpo podem ser tatuadas. No entanto, é recomendado de evitar as palmas das mãos ou solas dos pés. A pele sendo muito espessa e se 
renovando rapidamente, a tatuagem corre o risco de se atenuar relativamente rápido. Da mesma forma, tatuagens em áreas como o antebraço ou abdômen podem envelhecer mais rápido.

Como deve ser feita uma tatuagem?
Procure um 
profissional renomado, peça recomendações de amigos. Evite os tatuadores pouco responsáveis que oferecem tatuagens a preços irrisórios a turistas desinformados nos países exóticos. Prefira os estúdios rigorosos quanto às normas de higiene: o artista deve lavar as mãos, usar luvas e utilizar agulhas e cápsulas de tinta descartáveis. Ele também deve limpar a sua pele antes de começar com uma loção anti-séptica e esterilizar seus instrumentos.

E depois?
A cicatrização da tatuagem pode levar de 10 a 15 dias. Geralmente, os tatuadores recomendam que a tatuagem seja coberta com curativos feitos de compressas estéreis, de esparadrapo e de alguma pomada ou creme para cicatrização nos primeiros dias; a pomada ou creme continuando por mais tempo. Uma vez em contato com o ar, evite a exposição à radiação UV (sol ou mesmo luzes artificiais) durante pelo menos um mês. Se não puder evitar, a aplicação de um filtro solar sobre a zona tatuada pode ser necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário