segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TESTE MOSTRA QUE FALTA FRUTA OU SOBRA AÇÚCAR EM NÉCTAR DE CAIXINHA...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Um teste realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que nem todo néctar de fruta de caixinha vendido nos supermercados possui a quantidade de polpa ou suco exigida por lei.

O instituto analisou 31 amostras de néctares de sete marcas: Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh, em diferentes sabores, para verificar se os produtos cumprem os principais requisitos exigidos pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Todas as amostras foram aprovadas na maioria dos quesitos técnicos, como acidez total. Porém, no que diz respeito à quantidade de fruta, 10 produtos (ou 32% das amostras) foram reprovados em relação ao teor de polpa ou suco de fruta exigido pela legislação. Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%, dependendo do sabor do néctar.

A Maguary teve o pior resultado: três dos cinco néctares da marca avaliados têm uma quantidade menor de fruta do que o esperado. As marcas Camp, Dafruta, Fruthos e Sufresh tiveram, cada uma, os sabores de manga e pêssego reprovados nesse quesito. Somente as bebidas da Activia e da Dell Vale foram aprovadas em todos os sabores.

Néctar ou suco.
Para Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, é importante que os consumidores entendam as diferenças entre o néctar e o suco. Para ser chamada de "suco", a bebida deve ser composta praticamente só de fruta (e de água, em alguns casos) e não pode conter substâncias "estranhas"; já o néctar, além de apresentar só uma parcela de fruta, ainda contém açúcar e aditivos químicos, como corantes e antioxidantes.

Os néctares com sabor de manga e pêssego da marca Camp foram reprovados, pois ambos precisam ter 40% de teor de fruta, mas tinham apenas 25%. As bebidas de de manga e pêssego da Dafruta também foram reprovadas com apenas 25% e 30%, respectivamente.

A marca Sufresh também teve dois sabores reprovados no teste, manga e pêssego, pois deveriam ter 40% de teor de fruta, mas tinham 25% e 20% cada. O néctar de manga da Fruthos também tem teor de fruta menor que o recomendado, apenas 30%.

Três néctares da Maguary foram reprovados: o de manga, que deveria ter 40% do teor de fruta, mas só apresenta 30%, o misto de maçã e maracujá e de maça e pêssego, que deveriam ter 30%, mas só têm 20%.

Outro lado.
Em nota, a General Brands, da marca Camp, informa que "todas as medidas necessárias à verificação dos produtos apontados na análise estão sendo tomadas para atender às exigências que lhe são impostas e que são de praxe frente aos cuidados  que tem para com seus consumidores".

A Ebba, responsável pelas marcas Maguary e Dafruta, afirma que todos os néctares que foram analisados apresentam o percentual de fruta correto, conforme estabelecido pela legislação em vigor. Em nota, a empresa afirma que a comprovação veio por meio de laudos de contraprova de testes feitos pelo laboratório independente da Unesp.

A WOW! Nutrition, da marca Sufresh, ressaltou em nota que preza pela qualidade de seus produtos e pelo respeito aos direitos dos consumidores, seguindo estritamente a legislação. "Sendo assim, a empresa informa que conduzirá novas análises nos néctares avaliados pelo IDEC e, caso sejam comprovadas as divergências apontadas pelo instituto, a empresa tomará as medidas necessárias para manter seus produtos adequados à legislação vigente".

Açúcar.
O instituto também chama atenção para a grande quantidade de açúcar presente nessas bebidas. Atualmente, a legislação brasileira não obriga que os fabricantes declarem o teor de açúcar na tabela nutricional. "O tema tem sido discutido pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], mas ainda aguarda discussão e aprovação de todos os países que fazem parte do Mercosul para que alguma mudança aconteça", destaca a nutricionista do Instituto.

A quantidade de açúcar presente nos néctares foi um dos itens avaliados no teste. Como não existe um parâmetro nacional para a avaliação do teor desse ingrediente, o Idec utilizou como base o do semáforo nutricional, um esquema de rotulagem criado no Reino Unido que, por meio das cores vermelho, amarelo e verde, informa quais os teores de determinados nutrientes no alimento. No caso de açúcar, a presença de até 5 g/100 g é avaliado como verde (baixo teor); entre 5,1 e 12,4 g/100 é amarelo (médio teor) e 12,5 g/ 100 g é vermelho (alto teor).

O teste identificou a quantidade de "açúcares totais", o que inclui o açúcar da própria fruta e o adicionado pelo fabricante. Todas as bebidas avaliadas apresentam concentração média ou alta de açúcar, de acordo com os critérios do semáforo nutricional.

As únicas marcas que tiveram todos os sabores aprovados em relação à quantidade de fruta, a Activia e a Dell Vale, figuram entre as que têm os néctares mais açucarados. O Dell Vale sabor uva, por exemplo, tem 13,31 g desse ingrediente em cada 100 ml, e o Activia sabor uva, quase o mesmo: 13,04 g/100 ml. Ambos foram classificados como "vermelho".

A maior parte das amostras avaliadas (67%) receberia a cor amarela em relação ao açúcar, o que, tal qual no trânsito, significa "atenção" ou, no caso específico, "consuma com moderação". O néctar que apresentou a menor concentração de açúcar foi o Fruthos de laranja, com 7,11 g/100 ml, ainda assim classificado como amarelo.


Como o consumo excessivo de bebidas industrializadas açucaradas é um dos fatores responsáveis pelo aumento de casos de obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, a nutricionista sugere que os consumidores deem preferência ao bom e velho suco espremido em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário