terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VAI COMER NA RUA? CACHORRO-QUENTE É CAMPEÃO DE INTOXICAÇÃO DIZ ESPECIALISTA...

FONTE: Clarissa Pacheco (clarissa.pacheco@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Professor de Nutrição diz que cliente precisa ter cuidado ao consumir alimentos na rua durante Carnaval.
Mesmo com a regulamentação da atividade dos food trucks em Salvador, o professor de Nutrição e mestre em comida de rua Valter Morais explica que o cliente precisa ter cuidado ao consumir alimentos durante os festejos. “A demanda é muito grande e é impossível fiscalizar todos os ambulantes durante o Carnaval. Por isso é necessário que o consumidor contribua com a fiscalização e denuncie problemas”, diz.
Uma pesquisa feita pela nutricionista Karla Bethânia Santos, em 2013, apontou que 48,5% dos pontos de venda de comida de rua no Carnaval do Campo Grande apresentavam alto risco à saúde, enquanto 39,8% tinham risco médio e 11,7% tinham baixo risco.
Segundo Morais, o cachorro-quente é o campeão nacional da intoxicação alimentar, por causa da salmonela, seguido do churrasquinho. “Geralmente, a salsicha do cachorro-quente não leva o tempo necessário de exposição ao calor e não fica bem cozida e ainda tem o risco da maionese, que fica fora de refrigeração”, apontou.
Ele explica ainda que, no caso do popular “churrasquinho de gato”, o problema está na refrigeração da carne. “Geralmente não são acondicionadas sob refrigeração e normalmente ficam o dia inteiro expostas. E, devido à demanda, muitas vezes essa carne não é bem assada”.

Por isso, o consumidor deve sempre observar as condições de higiene dos estabelecimentos e o acondicionamento dos ingredientes. Uma dica para quem vai comer cachorro-quente é observar se a salsicha está avermelhada. Isso porque quando está apenas rosada, significa que não foi bem cozida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário