FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).
Uma música pode
interferir no gosto da cerveja, segundo estudo publicado no periódico Frontiers
in Psychology. Pesquisadores descobriram que informações multissensoriais,
como sons, formas e cores, podem influenciar a maneira como percebemos os
sabores.
O trabalho teve como
pano de fundo um projeto de cervejeiros belgas, que criou uma bebida a partir
da identidade musical e visual da banda britânica The Editors, A partir disso,
um grupo de pesquisadores da Universidade Vrije Bruxelas e da Universidade
Católica Leuven, ambas na Blélgica, realizaram um experimento com 231
consumidores.
Os participantes
foram divididos em três grupos. O primeiro, que servia de controle, experimentou
a cerveja sem ver o rótulo e sem ouvir qualquer música. Já o segundo grupo
visualizou apenas a embalagem enquanto experimentava o produto. E o terceiro
viu o rótulo e ainda ouviu uma música da banda enquanto degustava a bebida.
Todos escreveram sobre suas expectativas em relação à cerveja antes do teste,
e, depois, relataram o quanto haviam gostado dela.
Conclusão? Os
consumidores que contaram com as informações visuais e a música foram os que
mais apreciaram a cerveja, e os que não viram nem o rótulo foram os que deram
os depoimentos menos entusiasmados.
Os autores pretendem,
no futuro, ir mais a fundo e tentar descobrir o quanto os sons podem interferir
na percepção de diferentes sabores, como o amargo ou o doce. Eles também querem
saber se a música pode fazer as pessoas fazerem escolhas mais saudáveis de
bebida e comida, por exemplo.
A pesquisa é
interessante para quem trabalha com marketing, mas também dá uma ideia do
quanto uma festa regada com boa música e um rótulo atraente podem fazer você
gostar mais de uma bebida alcoólica.
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