sábado, 23 de julho de 2016

MÉDICO ESPECIALISTA DESTACA DORES QUE MAIS ATINGEM A POPULAÇÃO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Publicada em Acorda Cidade, site parceiro do Tribuna da Bahia.
O médico anestesiologista Maurício de Almeida Pereira, diretor do Instituto Médico da Dor, em Feira de Santana, durante entrevista ao Acorda Cidade, na manhã da sexta-feira (22/7), destacou as dores mais comuns que atingem a população.
De acordo com ele, as dores musculares, dores de coluna, dores nas articulações, nos tendões, enxaqueca e fribomialgia fazem parte dessa lista.
Maurício afirmou que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor é considerada como o quinto sinal vital e ela é classificada em uma escala numérica. Além disso, durante a vida todas as pessoas vão sofrer algum tipo de dor incapacitante.

Perigo da automedicação.
É muito comum pessoas que sentem dor se automedicarem com antiflamatórios e analgésicos. Segundo o médico, esta prática é muito perigosa e pode desencadear problemas nos rins e no estômago.
“É um perigo. O antiflamátorio é uma catástrofe, o corticóide também. Podem causar problemas de pressão alta, no estômago, nos rins e também a cefaleia. A automedicação é uma prática muito perigosa”, ressaltou.
Tratamentos para a dor.
Um fator importante, na opinião do médico é, no entanto, ver a dor como doença. Ele afirma que a dor é um mecanismo fisiológico e a medicina deve trabalhar com o objetivo de tirá-la.
São diversos tratamentos direcionados aos pacientes e o Instituto Médico da Dor, oferece diversas especialidades para combatê-la. Além da medicina integrativa, Maurício relata que existe a termografia, um tratamento através de raios infravermelhos que identifica os locais quentes da dor.
O instituto dispõe ainda de um equipamento, que veio do Canadá, o único no estado da Bahia que trata o problema de esporão de calcanhar e a depender do grau, não é necessário a realização de cirurgia.
A fisioterapia e o tratamento de RPG são outros aliados para tratar a dor. O médico enfatizou também que a mudança de hábitos do dia a dia também é muito importante para o tratamento e prevenção.
Uma vida mais saudável , a prática de exercícios físicos, a postura e uma boa ergonomia, no ambiente de trabalho são fundamentais para prevenir a dor, principalmente na coluna.
“Hábitos do dia a dia, calçados e a postura também contribuem para a causar a dor”, comentou Maurício.
O Instituto Médico da Dor traz novos conceitos para o diagnóstico e tratamento da dor, através de profissionais capacitados, especializados e equipamentos de alta tecnologia.

Localizado no Edifício Premier, sala 109 na Avenida Getúlio Vargas ele busca oferecer o que há de melhor aos seus pacientes em termos de saúde e bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário