sexta-feira, 22 de julho de 2016

CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA OS DENTES...


 FONTE:, (www.msn.com).


Fazer a higiene bucal de forma correta e rotineira e manter visitas regulares ao dentista são hábitos que ajudam a deixar a saúde dental em dia. Porém, alguns alimentos também auxiliam na manutenção, pois fazem bem para os dentes e gengivas.

A nutricionista e coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas de Medicina da USP, Clarissa Fujiwara, afirma que existem muitos alimentos presentes nas dietas comuns que são benéficos à saúde bucal. Ela explica que a vitamina C, encontrada na laranja, acerola, limão e outras frutas cítricas, auxilia na criação de tecidos de sustentação, como a gengiva.

Por outro lado, Fujiwara alerta que é necessário um maior cuidado na escovação após ingerir alimentos desse tipo. Por deixarem o PH da boca mais ácido, o atrito da escova com o dente pode resultar em desgaste, já que a alteração facilita uma erosão dentária. “É muito importante eles estarem incluídos na dieta, mas é preciso aguardar de 15 a 20 minutos para escovar os dentes após a ingestão. Realizar bochechos ou beber água pode ajudar a neutralizar a acidez deixada pelos cítricos”, ressalta Fujiwara.

Outra dica é substituir balas por frutas fibrosas, como maçãs e peras. Por terem a textura mais firme e necessitarem de maior esforço mecânico na hora da mastigação, elas auxiliam na remoção da placa bacteriana. “Além disso, o ideal é diminuir a ingestão de alimentos com muito açúcar, que podem causar cáries”, afirma. O consumo de laticíneos, como leite, iogurte e derivados, ricos em cálcio, ajuda a manter os dentes fortes e saudáveis.

Alimentos como gema de ovo, óleo de peixe e fígado de gado ou galinha ajudam na liberação da vitamina D. Ela é a grande responsável por facilitar a absorção intestinal de minerais que são importantes para manter os dentes fortes, como o cálcio e o fósforo. Porém, Fujiwara afirma que esses alimentos correspondem a somente 20% do total que o organismo precisa para absorver corretamente essas substâncias, e ressalta que a principal maneira de adquirir vitamina D no corpo é tomar sol.


A última dica da profissional é optar por chicletes sem açúcar. A mastigação estimula a produção de saliva, que atua como netralizadora do pH da boca, é responsável pela gustação, deglutição e facilita a digestão. “A saliva ajuda até na prevenção contra as cáries” afirma Fujiwara. Ela também destaca alguns alimentos como os principais vilões da saúde dos dentes. São eles: refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados, biscoitos, sobremesas e sorvetes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário