segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

DOR, COCEIRA E OUTROS 5 SINTOMAS DE CÂNCER DE PELE QUE MUITA GENTE NEM IMAGINA...

FONTE: , Manuela Pagan, (www.msn.com).


Quando se trata de detectar um câncer de pele, nossa atenção se volta para as pintas, que são ótimos indicativos da doença. Mas os sintomas não se restringem a elas. Você sabia, por exemplo, que coceira pode ser um sinal de carcinoma? 

Veja outros a seguir.

Sintomas de câncer de pele: os menos falados.


Lesões avermelhadas com vasinhos aparentes.

A dermatologista Mabe Freitas Gouveia, da Clínica Valéria Marcondes (São Paulo), explica que o câncer não melanoma, que pode ser carcinoma basocelular ou espinocelular, pode se manifestar através de lesões avermelhadas, com alguns pequenos vasos sanguíneos aparentes, protuberantes ou não, que possuem crostas.

Feridas que não cicatrizam. 

Essas lesões avermelhadas, de acordo com a médica, também têm em comum o fato de não cicatrizarem. Elas permanecem na pele por um tempo prolongado e muitas vezes você sequer se dá conta da sua presença.

Dor e/ou coceira. 

As lesões do tipo carcinoma basocelular e espinocelular (câncer não melanoma), por serem lesões que acontecem nas camadas mais superficiais da pele, podem gerar dor e coceira. “Mas, é importante lembrar que nem todas as lesões de pele que apresentam coceira são, necessariamente, câncer de pele”, explica a dermatologista.

Manchas mais claras que a pele.

O câncer não melanoma também pode aparecer sob a forma de manchas mais claras que a pele. Fique atento a áreas como rosto, pescoço, orelhas e couro cabeludo, caso você não tenha cabelo.

Caroço na pele. 

“Alguns carcinomas espinocelulares (do tipo de câncer não melanoma) podem se apresentar como lesões nodulares mais protuberantes, como um caroço que não cicatriza, que tem uma crosta e pode sangrar e ser dolorido”, explica Mabe Freitas. “Existem também alguns tipos de câncer, como o melanoma nodular, que também pode ser uma pinta mais alta, que se apresenta como um caroço”.


Sangramento.


Pequenos vasos sanguíneos estão, em geral, muito expostos nas lesões de câncer de pele. Portanto, por estarem tão sensíveis e em áreas superficiais, a qualquer pequeno gesto, como encostar ou coçar, podem causar o sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário