A afirmação é das autoridades
colombianas.
As autoridades ainda culpam a AASANA (Administração de
Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia) por ter aprovado
o plano de voo da LaMia. De acordo com Bonilla, o piloto Miguel Quiroga, morto
no acidente, tinha consciência de que o combustível não era suficiente.
"Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Sabiam que não era
suficiente."
A conclusão colombiana aponta apenas algumas diferenças em relação à versão boliviana, divulgada há duas semanas. As autoridades da Bolívia culparam o piloto do avião e a companhia aérea LaMia.
A conclusão colombiana aponta apenas algumas diferenças em relação à versão boliviana, divulgada há duas semanas. As autoridades da Bolívia culparam o piloto do avião e a companhia aérea LaMia.
Foi aberto também processo contra a funcionária do
aeroporto de Santa Cruz, de onde partiu o avião, que aceitou um plano de voo
com o tempo de voo igual à autonomia, violando normas elementares. O ministro
de obras públicas da Bolívia, Milton Claros, foi taxativo. "O que
aconteceu neste trágico evento é de responsabilidade direta da empresa LaMia e
do piloto".
O secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia fez um longo pronunciamento a partir da gravação da conversa do piloto da LaMia com a torre de controle de voo do aeroporto de Rionegro antes da queda do avião.
"O avião boliviano ingressa em Medellín neste momento. A aeronave boliviana está deixando o controle aéreo de Bogotá para o de Medellín e é autorizada a descer 3 mil metros. Até então, a tripulação não informou se havia uma situação de emergência.
O secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia fez um longo pronunciamento a partir da gravação da conversa do piloto da LaMia com a torre de controle de voo do aeroporto de Rionegro antes da queda do avião.
"O avião boliviano ingressa em Medellín neste momento. A aeronave boliviana está deixando o controle aéreo de Bogotá para o de Medellín e é autorizada a descer 3 mil metros. Até então, a tripulação não informou se havia uma situação de emergência.
Essa aeronave conta com um sistema de alerta de baixa
quantidade de combustível. Isso significa que se inicia um alarme audível e visual.
De acordo com o manual da aeronave, avisa 20 minutos de voo com esse alarme.
Esse alarme foi dado dois minutos depois dessa posição", contou o
secretário.
A investigação se debruça agora sobre as razões da interrupção da gravação antes da queda do avião. "A gravação para um minuto antes da queda e temos que saber o motivo", disse.
A investigação se debruça agora sobre as razões da interrupção da gravação antes da queda do avião. "A gravação para um minuto antes da queda e temos que saber o motivo", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário