sábado, 1 de fevereiro de 2014

COMO PARAR O SOLUÇO...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

Todo mundo sabe o quanto é desagradável ter uma crise de soluços sem saber quando ela vai acabar. O soluço é caracterizado por uma contração involuntária do diafragma, seguido de relaxamento. Ele é provocado pelo fechamento da glote; o que dificulta a passagem de ar para os pulmões, é a partir dai que surge o som característico do soluço. Normalmente ele ocorre apos a ingestão de comidas ou bebidas em excesso.

Quais são as causas do soluço?
Os fatores que influenciam as crises de soluço são a irritação do nervo vago central, também chamado de frênico, metabolismo e a fatores emocionais. O soluço pode ser causado por ansiedade, estresse, mudanças de temperatura e até mesmo pelo álcool.

Existem algumas técnicas bem simples para fazer passar o soluço rapidamente, uma forma de contê-lo é ocupar o nervo vago com outras sensações. Quando o nervo vago é estimulado, ele começa enviar sinais ao cérebro para indicar que algo mais urgente esta acontecendo no organismo e que o problema precisa ser interrompido.

Conheça algumas maneiras de parar o soluço:
Prender a respiração - O soluço pode ser interrompido quando você prende a respiração e solta depois de alguns segundos. Este ato força o diafragma a voltar a funcionar junto com a respiração. Isto acontece, pois, há um aumento da quantidade de CO2 no sangue que faz com que o organismo se preocupe em encontrar uma solução para o problema. Respirar dentro de um saco plástico também funciona!
Tapar os ouvidos – Esta técnica funciona, pois, o nervo frênico tem algumas ramificações ligadas ao sistema auditivo. O ato de tapar os ouvidos estimula o nervo frênico, fazendo-o voltar a funcionar bem.
Ingerir uma colher de açúcar - O açúcar estimula os nervos da boca e logo que o seu cérebro tentar identificar o sabor, o corpo começa ignora a irritação do nervo vago, fazendo com que o soluço seja interrompido. Você também pode colocar açúcar na parte de trás da língua, esta zona possui uma grande quantidade de extremidades nervosas e papilas gustativas, e é onde sentimos o gosto azedo.

Levar um susto – Com certeza você já ouviu falar nessa técnica que apesar de parecer lenda funciona de verdade. O susto ativa o nervo vago e pára o soluço. A explicação para isso é que a adrenalina faz com que o nosso organismo fique em estado de atenção, fazendo o cérebro esquecer a irritação do nervo.
Beber água – Tomar água quando você começa a soluçar também é uma técnica muito utilizada. Tome um copo médio de água sem respirar para que o soluça pare.


Importante:  O soluço normalmente não traz nenhum tipo de risco à saúde, porém em casos de soluço persistente por horas ou dias, é preciso procurar ajuda médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário