terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DIETA VEGETARIANA PARA CRIANÇAS FAZ BEM?...


                      
A dieta vegetariana é uma opção cada vez mais comuns entre o brasileiros. Caracterizada pelo corte de qualquer tipo de carne de origem animal – e de todos os derivados, no veganismo - do cardápio, o vegetarianismo exige alguns cuidados no que diz respeito à substituição de nutrientes. Alguns pais também têm introduzido seus filhos nessa dieta, o que exige atenção redobrada para não eliminar nenhuma vitamina essencial na fase de crescimento das crianças.

                         
Uma das opções para não perder os nutrientes presentes na carne é acrescentar diferentes tipos de grãos na dieta dos pequenos, como feijão, ervilha, grão de bico e lentilha, alimentos ricos em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Para manter o cardápio equilibrado, os médicos recomendam que os pratos sejam divididos em três partes: uma porção para grãos, uma para verduras e legumes e uma para cereais como arroz, trigo, ou ainda macarrão.
Para não faltar nutrientes

Um dos perigos da dieta vegetariana é que pode levar uma diminuição brusca da ingestão da vitamina B12, derivada de ovos e leite e indispensável para o corpo. Por isso recomenda-se, junto à alimentação saudável, a ingestão de suplementos desta vitamina, se necessário. Além disso, é preciso atenção também à suficiência de ingestão de ferro e zinco, muito absorvido pelo corpo e presente nas carnes animais. Para não errar na dieta das crianças, consulte um pediatra de confiança e realize um acompanhamento nutricional constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário