sábado, 31 de outubro de 2015

SEIS MITOS SOBRE O SONO QUE PODEM TE DEIXAR MAIS CANSADO...

FONTE:, (www.msn.com).


Se a vida das pessoas que sofrem de insônias já não é fácil, por ter de ouvir todos os conselhos sobre o que devem ou não fazer para dormir melhor pode piorar ainda mais a situação.

Se sofre de insônias ou tem dificuldades em dormir, conheça as ‘crenças populares’ sobre o sono que podem ser responsáveis pelas suas noites mal dormidas, segundo o site Healthista.

Dormir depois do almoço o deixa mais cansado. Se dormir após o almoço o deixa mais cansado, então não está fazendo as coisas bem. É o que defende a fisiologista especializada em sono Dra. Nerina Ramlakhan. O segredo está em fazer sestas controladas. As sestas de cinco a 20 minutos ajudam a compensar uma noite mal dormida e revitalizam o cérebro, fazendo com que acorde com ‘baterias recarregadas’.

Solução: Programe um despertador e não se aconchegue muito ou fique muito confortável, senão não conseguirá acordar à hora programada.  

Dormir menos uma hora por noite não faz mal. Um estudo realizado pelo Dr. Michael Moseley analisou os efeitos de perder apenas uma hora de sono por noite e descobriu que as pessoas que dormiram menos essa hora tinham mais dificuldades em testes de agilidade mental no dia seguinte. E mais, depois de uma semana as análises ao sangue mostraram que os processos de inflamação, resposta imunitária e stress do corpo tornaram-se mais ativos. Houve até aumentos da atividade dos genes associado ao risco de diabetes e de câncer.

Solução: Coloque um alarme ou um lembrete no celular 60 a 90 minutos antes da hora a que quer ir dormir para começar a desligar os aparelhos eletrônicos e iniciar a sua ‘rotina pré-sono’.

Dorme ao fim de semana para compensar. Cerca de 40% das pessoas não dorme as seis a nove horas recomendadas. Dormir a mais ao fim de semana pode ser um antidoto tentador mas apesar de ajudar a reduzir a sonolência e o stress, não vai ajudar a sua capacidade de concentração, sugere um estudo recentemente publicado no The American Journal of Physiology-Endocrinology. Aliás, as pessoas que dormiam horas a menos durante a semana mostraram baixos níveis de concentração, mesmo depois do sono de recuperação ao fim de semana.

Solução: Se dormiu pouco numa noite, tente recuperar na noite imediatamente a seguir. Apesar de não dar para compensar completamente, vai gerar menos problemas do que passar a semana dormindo pouco e tentar recuperar no fim de semana. Para habituar o seu corpo a descansar sempre as mesmas horas pode ainda tentar ir dormir e acordar sempre às mesmas horas, inclusive ao fim de semana.

Praticar exercício físico à noite prejudica o sono. Os estudos sugerem que até o exercício vigoroso antes de irem dormir não provoca problemas de sono para muitas pessoas e, em alguns casos, pode até ser benéfico.

Solução: Desde que se sinta relaxado na hora de ir dormir, praticar exercício físico à noite não deve interferir na qualidade do seu sono. Medite ou faça exercícios de respiração para se sentir mais relaxado antes de se deitar, isso vai ajudá-lo a adormecer mais facilmente.

Para algumas pessoas, poucas horas de sono bastam. Apesar de haver casos de pessoas que já comprovaram precisarem de dormir muito poucas horas por dia, os cientistas destacam que só 5% da população tem essa capacidade. E que isto se deve a uma mutação nos seus genes.

Solução: O melhor indicador para saber quantas horas é que precisa de dormir para estar bem é mesmo a forma como se sente no dia seguinte. Os sinais de que não está a dormir o suficiente podem incluir vontade de comer doces, hidratos de carbono ou de ingerir cafeína. Bem como ter muito sono ou vontade de voltar para a cama, claro. Tente adaptar as horas de sono com base nos sinais que o seu corpo lhe dá.

Se sofre de insônias, vá dormir cedo. Cerca de um terço da população sofre de insônias provocadas pelas preocupações e pelo stress. Um estudo descobriu que 38% das pessoas acham que a solução para a insônia é ir dormir mais cedo. Mas os especialistas recomendam que as pessoas que sofrem de insônias vão dormir tarde, mantendo-se acordadas até se sentirem suficientemente cansadas.

Solução: Vá dormir uma hora mais tarde do que vai normalmente para garantir que se sente mais cansado. Não se foque na necessidade que tem de dormir ou nas horas, quanto mais estressado estiver menos é a probabilidade de conseguir adormecer. Tente relaxar.

SUPERANDO EXPECTATIVA, RUSSA VIVE HÁ 6 ANOS COM O CORAÇÃO PARA FORA DO PEITO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

A menina sofre com a Pentalogia de Cantrell, condição congênita que fez com que ela nascesse com o coração e os intestinos para fora da cavidade abdominal.
A jovem russa Virsaviya Borun, 6 anos, vive desde que nasceu com o coração para fora do peito. Quando a jovem nasceu, a mãe, Dari, foi desenganada pelos médicos. "O médico disse que ela não iria sobreviver", disse à NBC Miami.
A menina sofre com a Pentalogia de Cantrell, condição congênita que fez com que ela nascesse com o coração e os intestinos para fora da cavidade abdominal. Ela também não tem músculos abdominais nem diafragma.
A condição é rara - um a cada 5,5 milhões de nascidos vivos a apresentam. O coração da menina é do tamanho de um punho e pode ser visto através de uma camada fina de pele. Em busca de melhor tratamento, a menina se mudou com a mãe para os EUA.
A mãe achou este ano um médico do Hospital Infantil de Boston disposto a tratar a criança, que apesar da condição é animada, frequenta escola de dança e é fã de Beyoncé. Geralmente, a Pentalogia de Cantrell requer cirurgia e pode ser fatal caso não seja tratada.
Mas a mãe conta que Virsaviya não pode ainda passar por cirurgia por conta da pressão arterial elevada. Ela será avaliada novamente em 2 anos para analisar possibilidade da cirurgia.

Enquanto isso, a família se mudou para viver na Flórida, que tem um clima mais ameno que ajuda a criança. A mãe pede ajuda na internet para cobrir as despesas com médicos.

"RISCO DE MORTE DURANTE SEXO É QUASE NULO", REVELA ESTUDO...

FONTE: O Globo, TRIBUNA DA BAHIA.


Sofrer um ataque do coração fulminante ao fazer sexo é coisa para poucos.

Sofrer um ataque do coração fulminante ao fazer sexo é coisa para poucos. Nada tem a ver com eventuais performances atléticas e fortes emoções do infartado, mas com uma tremenda falta de sorte, do mesmo tipo de morrer vitimado por um piano em queda livre na cabeça ou ser tostado por um raio. O primeiro estudo a analisar com rigor científico, em grande escala, o risco de morte durante a atividade sexual revelou que ele praticamente inexiste. Mesmo para pacientes cardíacos é baixíssimo.
A história do cidadão morto do coração durante o sexo habita o mundo dos mitos, afirma o médico do exercício e do esporte Claudio Gil Araújo, um dos autores do estudo e professor visitante sênior do Instituto do Coração da UFRJ. Isto porque sexo é maravilhoso e essencial, mas se trata de um exercício de baixíssima intensidade. Tanto para homens quanto para mulheres.
Os batimentos cardíacos disparam de fato durante os momentos mais intensos, mas estes duram tão pouco se comparados com outros exercícios que não matam ninguém do coração — ou só alguns raríssimos desafortunados.
Se o sexo não altera os níveis de sedentarismo de ninguém, ser ativo fisicamente melhora o desempenho sexual.
“O sexo é essencial, e positivo sob todos os aspectos. Mas é um exercício de baixíssima intensidade. Mas, claro, quem está em boa forma faz sexo melhor”,  observa o médico.
Um indivíduo bem condicionado faz melhor sexo, pelo menos no que diz respeito à resistência, força e flexibilidade. Mas alguém que faça sexo todos os dias e por muitas horas não se torna mais atlético por isso.
Araújo e os colegas Ricardo Stein, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Aline Sardinha, da UFRJ, fizeram a pesquisa para subsidiar a orientação de pacientes cardíacos.
“Muitos cardiopatas são erroneamente orientados a não fazer sexo. Na verdade, apenas pacientes de altíssimo risco cardíaco, e mesmo assim, muitas vezes, apenas por algum tempo, devem evitar o intercurso sexual. Beijos e toques não são proibidos para ninguém”,  declara Araújo.

Intitulada “Atividade sexual e pacientes cardíacos: uma perspectiva contemporânea”, a pesquisa foi publicada na revista científica “Canadian Journal of Cardiology”. 

CRIANÇA MORRE AO LEVAR SUSTO COM EXPLOSÃO DE CAIXAS EM MINAS GERAIS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Ela começou a passar mal depois da explosão de quatro caixas eletrônicos na agência bancária.
Uma criança de 8 anos morreu na madrugada deste sábado (31) em Alpinópolis (MG), após dar entrada no hospital da cidade com uma parada cardiorrespiratória. Ela começou a passar mal depois da explosão de quatro caixas eletrônicos na agência bancária em frente à casa da família.
De acordo com a Polícia Militar, cinco pessoas invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal por volta das 3h. Depois de explodir os caixas, o grupo conseguiu fugir com o dinheiro. "Eles atiraram durante a fuga e ainda não conseguimos localizá-los. Um dos veículos usados pelos suspeitos, um Corolla, foi encontrado em Guapé (MG)", disse o tenente da PM, Edmilson Luiz Pinheiro, ao G1.
Raíssa Maia Ramos procurou a mãe depois das explosões dizendo que estava se sentindo mal. Logo depois houve outra explosão e uma sequência de tiros. Diante da situação, os pais da criança tiveram que esperar para poder sair de casa e prestar socorro à menina, que logo depois desmaiou.
Na Santa Casa de Alpinópolis, funcionários dizem que a menina chegou sem vida à unidade, apresentando uma parada cardiorrespiratória. Foram feitas tentativas para reanimá-la. Ainda não se sabe se a criança apresentava algum problema de saúde que possa ter desencadeado o mal estar.

O corpo da garota foi sepultado no Cemitério Municipal.

QUER FAZER SEXO A TRÊS? APP GERA MAIS DE UM MILHÃO DE MENSAGENS POR MÊS...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.

Em um ano de existência, o "3nder" já arrecadou R$ 1,3 milhão e movimenta 1,2 milhões de mensagens por mês no mundo.

O 3nder é um aplicativo feito para quem deseja fazer um ménage à trois, mas ainda não encontrou o parceiro ou os parceiros para realizar a fantasia.
O aplicativo é parecido com o famoso Tinder, mas os perfis de usuários podem ser de casais ou de solteiros. Depois, é só definir suas características, desejos e o tipo de pessoas que está procurando e marcar se os perfis que aparecem na tela te interessam ou não.
Match.
Seu dia de sorte acontece quando aparece na sua caixa de mensagens a frase: “Yeahh! You have a Match”. Isso significa que trio está formado.

Esse aplicativo inovador que promove o poliamor possui um pouco mais de um ano e, nesse tempo, já conquistou ótimos números. Ao redor do mundo, cerca de 1,2 milhão de mensagens são trocadas por meio do "3nder", que já arrecadou £325,000, aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais de investidores anônimos. 

GUSTAVO SCARPA É NOVIDADE EM CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO OLÍMPICA...

FONTE: , (www.msn.com).


A CBF anunciou na sexta-feira (30) a lista de convocados para a Seleção Brasileira olímpica que vai disputar dois amistosos contra os Estados Unidos. A novidade na relação é Gustavo Scarpa, meia do Fluminense.
Os jogos contra os EUA serão em Recife, dia 11 de novembro, e em Belém, dia 15 do mesmo mês, respectivamente na Ilha do Retiro e no Mangueirão.
GOLEIROS:
Ederson - Benfica
Uilsson - Atlético Mineiro
ZAGUEIROS:
Lucão - São Paulo
Marlon - Fluminense
Doria - Granada/ESP
Rodrigo Ely - Milan/ITA
LATERAIS:
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Fabinho - Mônaco/FRA
Zeca - Santos
Wendell - Bayer Leverkusen/ALE
MEIAS/ATACANTES:
Fred - Shakhtar Donetsk/UCR
Lucas Silva - Olympique de Marseille/FRA
Rodrigo Caio - São Paulo
Valdivia - Internacional
Gustavo Scarpa - Fluminense
Walace - Grêmio
Felipe Anderson - Lazio/ITA
Gabriel - Santos
Luan - Grêmio
Gabriel Jesus - Palmeiras
Vinícius Araújo - Cruzeiro

Kenedy - Chelsea/ING

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ONDE APLICAR O PERFUME PARA PROLONGAR A DURAÇÃO DA FRAGRÂNCIA?...

FONTE:, (www.msn.com).


A verdade é que não há uma maneira correta de passar perfume. Mas há alguns truques que podem prolongar o cheiro. O ideal é espalhá-lo nas zonas do corpo com maior circulação de sangue.
Conta o site M de Mulher que não devemos esfregar o perfume no corpo, pois isso aquece a região e favorece a evaporação. A publicação listou as melhores regiões para passar a fragrância e prolongar o efeito.
1. Centro dos seios.
Essa zona do corpo sempre é aquecida pelos batimentos do coração é ótima para prolongar a fragrância.
2. Dobra do joelho.
A circulação sanguínea dessa área favorece a liberação do cheiro. O site sugere que antes de aplicar o perfume, devemos aplicar hidratante ou vaselina. Isso porque a camada de proteção formada impede a perda de água pela pele e ainda é responsável por firmar o perfume por mais tempo.
3. Pulso.
A movimentação dos braços e mãos faz com que a fragrância se espalhe no ar.
4. Cabelo.

A publicação aconselha que se misture a fragrância ao equivalente a uma moeda de 50 centavos de silicone neutro para cabelo. Em seguida, passe a mistura na ponta dos fios.

DIETA DETOX PODE SER FEITA ATÉ 14 DIAS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Especialista esclarece que a finalidade deve ser de limpeza do organismo e não de emagrecimento.
Promessas de emagrecimento de até cinco quilos em 14 dias são publicadas constantemente em revistas, sites e redes sociais. Quem leva o mérito é a dieta detox – protagonista entre as receitas emagrecedoras – e que ganhou a atenção de famosos e anônimos.
Diante de tanta expectativa sobre o efeito da detox, é importante saber qual a verdadeira finalidade da dieta. A nutricionista do Hapvida, Tatyana Machado, dá o direcionamento para quem pretende seguir o regime.
"A dieta detox é voltada para a limpeza do organismo e não para a perda de peso. Toxinas e alérgenos são tirados da alimentação para melhorar o funcionamento do fígado, rins e intestino e assim haver uma melhora geral do corpo”.

Em alerta.
Sobre o emagrecimento proporcionado pela dieta, a especialista conta não haver estudos que comprovem as informações das publicações na mídia e alerta para o tempo que a detox deve ser feita.
"O tempo máximo que a gente estipula é de 14 dias, porque é uma dieta muito restrita. Para se ter noção as calorias da detox são em torno de 800 a mil e caso a dieta seja estendida pode causar problemas hepáticos e renais. A perda de peso não é descartada, mas em alguns pacientes isso não acontece, por exemplo, tem paciente que perde medidas e não perde peso. Muitos também relatam uma melhora do desinchaço", esclarece.
Ainda de acordo com Tatyana Machado, a maioria das pessoas podem fazer a dieta detox – a não ser que tenha algum distúrbio renal ou hepático - "mas com os exames normais e em dias, é possível fazer", orienta.
Tome nota.
A especialista indica que os sucos e chás diuréticos (de hibisco, oliveira e gengibre) devem ser consumidos nos intervalos dos lanches, além de ressaltar a importância da origem dos alimentos. "Tudo tem que ser orgânico, não pode entrar nada com agrotóxicos. Também não entra carne vermelha, soja, lactose, glúten e os peixes têm que ser do tipo magro, como merluza ou pescada branca. Na dieta também são usadas fibras, chia e linhaça", lista.
Receita de suco detox.
1/2 de folha de couve manteiga (crua) 
1 fatia de melão 
1 copo de suco de laranja (sem açúcar)
1/2 colher de sobremesa de suco de limão
1/2 colher de sobremesa de salsinha

Modo de preparo:
Higienize os vegetais e bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

6 PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL QUE AFETAM OS 50+ E COMO LIDAR COM ELES...

FONTE: *** Corega, Luis Araújo, (www.msn.com).

Saúde bucal merece atenção desde os primeiros anos de vida, mas os cuidados devem ser redobrados a partir dos 50. E as razões para isso vão muito além da injeção de auto-estima que um sorriso bonito pode provocar.
Há problemas que tendem a se tornar mais comuns à medida que as pessoas envelhecem e se aproximam da terceira idade. Com a ajuda do cirurgião dentista Bruno Puglisi, listamos alguns deles – além de sugestões de como lidar com cada um para preservar não apenas a beleza do sorriso, mas a sua qualidade de vida.
Xerostomia (ou 'boca seca'): Xerostomia “refere-se a qualquer condição na qual a boca fica especialmente seca', segundo definição da Clinica Mayo. É resultado da diminuição da produção de glândulas salivares, que pode ocorrer devido a alguns fatores e se tornam mais graves com a idade. “O consumo de álcool, tabaco e medicamentos antidepressivos, além do estresse, são grandes vilões nesta história', aponta Puglisi. Alimentar-se de forma saudável e a cada três horas são alternativas que podem ajudar nesta situação, além de mascar gomas sem açúcar, tomar mais água durante o dia e até fazer uso de saliva artificial.
Perda do paladar: É um problema que pode aparecer como consequência da baixa salivação. “O que acaba acontecendo é que a saliva funciona como um lubrificante e ajuda a envolver o alimento e a engolir. É essa dificuldade no ato da mastigação que, em geral, acaba prejudicando o paladar', analisa o dentista. As sugestões para conviver melhor com esse problema, portanto, são as mesmas das que listamos para a boca seca.
Mau hálito: Acredite, mau-hálito também pode ser uma consequência da diminuição da saliva porque ela tem uma participação importante na limpeza constante de resíduos na boca. Uma pesquisa da ABHA (Associação Brasileira de Halitose) feita em 2014, no entanto, apontou que o uso de medicamentos é a principal causa de mau-hálito nessa faixa etária. De acordo com o estudo, 82% dos 252 idosos entrevistados consome ao menos um tipo de medicamento por dia. Para evitar esse incômodo, o cuidado especial na higienização é um grande aliado. “Além dos dentes e da gengiva, é importante não esquecer de escovar a língua, onde há um grande acúmulo de micro-organismos nela', observa Puglisi.
Inflamações na gengiva: A retração da gengiva é normal com o passar dos anos. “É um fator da idade, como as rugas que aparecem no rosto', compara o dentista. O problema é que a raiz do dente acaba ficando mais exposta, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias, que levam às infecções. O problema é que a raiz do dente pode acabar ficando mais exposta, o que favorece o acúmulo de bactérias, que levam às infecções. Além de manter a limpeza bucal impecável, um recurso importante para prevenir isso é o uso de creme dental específico para o tratamento gengival. Também é indispensável o cuidado com as próteses, uma vez que elas podem comprometer a região quando mal feitas e higienizadas de forma incorreta.

Escurecimento dos dentes: Vinho tinto, refrigerante, café, cigarro e alimentos com corantes são alguns dos principais responsáveis pelo escurecimento e pelas manchas nos dentes com o passar dos anos. Portanto, a tendência é que o sorriso seja cada vez menos branco à medida que envelhecemos. Além de moderar a ingestão desse tipo de alimento e de evitar o cigarro, o branqueamento dos dentes com profissionais especializados e o uso de cremes dentais com agentes clareadores são recursos valiosos.
Bruxismo: É o ato de apertar e ranger fortemente os dentes. Em geral, acontece durante o sono, e, em muitos casos, chega a fazer você acordar com dores nos músculos da mandíbula. Afeta também os mais jovens. Os grandes inimigos aqui são a tensão e a ansiedade. “Apertar e ranger os dentes acaba desgastando-os', aponta Puglisi. E, com o passar dos anos, a tendência é que o desgaste seja ainda maior e que surjam problemas nas ATM (articulações temporamandibulares). Uma placa fornecida pelo seu dentista pode ajudar, bem como incluir na rotina diária atividades que ajudem a diminuir a ansiedade e o estresse – causas predominantes do bruxismo.

*** Fonte: Dr. Bruno Puglisi, dentista especializado em Estética Dental e certificado em Cirurgia Buco Maxilo Facial pela Associação Brasileira de Odontologia.
Essa reportagem contou com a colaboração da equipe técnica de Corega, uma das marcas da GlaxoSmithKline, primeira empresa farmacêutica a assinar o AllTrial, campanha mundial de mobilização cujo objetivo é dar mais transparência às pesquisas científicas. Os produtos de Corega ajudam a manter as próteses mais fixas(4), aumentam a força da mordida(1)(2)(3), bloqueiam partículas de alimento(1)(2), além de proporcionar uma limpeza melhor que o creme dental(5). Entre eles incluem-se fixadores e limpadores que dão mais confiança para falar, sorrir e comer.

(1)    The Use of Soluble Denture Adhesives to Prevent (FoodParticles From Becoming Trapped Under Full Upper and Lower Dentures, Study L3920658, 2010. Publication in progress.(2) The Use of Soluble Denture Adhesive to Block Food From Migrating Under Removable Partial Dentures, Study L3920659, 2009. Publication in progress.(3) A Study of Denture Adhesives in Well-Fitting Dentures, Study L3510566, 2008. Publication in progress.(4) Consideram-se até 12 horas. A study of denture adhesives in well-fitting dentures, Study L3510566, 2008. Publication in Progress. (5) [Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases] GSK. Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases na 2011;MD #040-10: 040-10.

DST NÃO É MAIS INCOMUM EM RELACIONAMENTO MONOGÂMICO, DIZ ESTUDO...

FONTE: Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Um estudo sugere que casais em relações monogâmicas têm a mesma probabilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST) que indivíduos com múltiplos parceiros. E isso acontece – é claro – porque muita gente trai e omite o fato do parceiro.

O trabalho, publicado no The Journal of Sexual Health e divulgado no jornal britânico Independent, contou com 556 homens e mulheres com mais de 18 anos e parceiro estável. Desse total , 351 estavam em um relacionamento monogâmico  e o restante, em um relacionamento consensualmente não monogâmico, ou “aberto”.

Os participantes foram entrevistados sobre a quantidade de parceiros sexuais, o uso de camisinha e com que frequência costumavam passar por testes de Aids e outras DSTs. Segundo os pesquisadores, da Ball State University, nos Estados Unidos, o número de casos fora da relação principal, bem como o número de diagnósticos de DST encontrados foram praticamente os mesmos nos dois tipos de relacionamento.

A pesquisa também mostrou que um quarto dos indivíduos em relacionamento monogâmico admitiu trair o parceiro ou a parceira. Por outro lado, aqueles em um relacionamento aberto foram mais propensos a usar camisinha e fazer mais testes de DST. Ou seja: fazer um pacto de fidelidade nem sempre é garantia de proteção contra essas doenças.

    

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


         

CORTAR GORDURAS NÃO EMAGRECE. É PRECISO COMER EM MENOR QUANTIDADE...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.

Reduzir a ingestão de gordura para conter o aumento de peso naturalmente não resolve.

Quer emagrecer? Reduzir a quantidade de gordura na alimentação parece ser o caminho mais indicado, mas não é bem assim que acontece. Um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e publicado na revista médica "Lancet Diabetes & Endocrinology" mostrou que não existem provas contundentes que sustentem as dietas de redução de gordura.
Segundo a nutricionista Deirdre Tobias, uma das autoras da pesquisa, por trás da habitual recomendação de reduzir as gorduras - que contêm o dobro de calorias por grama em relação a carboidratos ou a proteínas -, está a crença de que basta reduzir a ingestão de gordura para conter o aumento de peso naturalmente.
Foram analisados mais de 68 mil casos de adultos, comparando dietas magras com as outras, entre elas a ausência de dieta. E o resultado demonstra claramente o contrário quando o objetivo é a redução de peso a longo prazo, ou seja, superior a um ano. As dietas com redução de gordura se mostraram mais eficazes apenas quando comparadas com a ausência total de dieta.
Segundo Deirdre Tobias, a ciência não sustenta as dietas reduzidas em gordura como a melhor estratégia de perda de peso a longo prazo. "Para combater de forma eficaz o excesso de peso, precisamos continuar investigando. Temos que analisar bem além da composição dos alimentos em função dos macronutrientes, ou seja, a proporção de calorias que provêm das gorduras, dos carboidratos, ou das proteínas".
Portanto, segundo o relatório final, o que conta realmente para perda de peso não é reduzir a quantidade de calorias geradas pelas gorduras, mas sim reduzi-las por total, qualquer que seja sua origem.
"O que determina a perda de peso é a quantidade de energia que se ingere, mais do que a quantidade relativa de gorduras e carboidratos na dieta. Mas é a ingestão total de gorduras e carboidratos que determina a ingestão de energia", comentou o nutricionista Tom Sanders, do King's College, de Londres.

Conclusão do estudo: uma caloria é simplesmente uma caloria. Para emagrecer, é preciso comer em menor quantidade, porções menores e evitar excesso de gordura e açúcar, especialmente em carnes, comidas fritas, pastéis e bebidas açucaradas.

MULHERES PRECISAM DORMIR MAIS QUE OS HOMENS PARA MANTER O BOM HUMOR, DIZ ESTUDO...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


    

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluiu que, para manter o bom humor, as mulheres precisam dormir mais do que os homens.
A pesquisa mostrou que mulheres que não dormem o suficiente amanhecem mais irritadas do que os homens que tiveram a mesma quatidade de sono.
Edward Suarez, um dos autores da pesquisa, estudou 210 homens e mulheres de meia-idade que não possuíam distúrbios do sonos. O trabalho, que foi feito em conjunto com outros pesquisadores, revelou que 40% dos participantes dormiam menos do que o necessário, adquirindo problemas como dificuldade para adormecer ou acordar durante a noite.
"O estudo sugere que o sono de má qualidade – medido pela quantidade total de sono, o grau de despertar durante a noite e quanto tempo leva para pegar no sono – pode ter consequências mais graves de saúde para as mulheres que para os homens", disse Edward. 

Os pesquisadores explicam que as mulheres que dormem pouco sofrem mais com aflições físicas e psicológicas, além de ter dificuldade para balancear os hormônios, ficando mais propensas a desenvolver problemas no coração, diabetes tipo 2 e depressão. 

GINECOLOGISTA RESPONDE A 5 DAS PRINCIPAIS DÚVIDAS DE MULHERES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Dia 30 de outubro é dedicado ao ginecologista.

Para marcar o dia do ginecologista, comemorado nesta sexta-feira (30/10), a especialista ginecologista Zsuzsanna Di Bella respondeu algumas das principais perguntas que surgem em seu consultório.

Ter secreção é natural? - Sim. A própria vagina e o colo do útero produzem fluidos considerados como secreção natural da mulher. Mas atenção: só é normal desde que seja incolor, branco-amarelado, sem odor acentuado e que não cause coceira ou ardência. Caso contrário pode ser sinal de inflamação ou infecção. Notando alguma alteração, procure o seu ginecologista.

Os cuidados com a higiene íntima devem ser redobrados durante a menstruação? - Verdade. Carregar lenço umedecido na bolsa, para uma possível emergência, e trocar o absorvente a cada quatro horas, mesmo em dias de menor fluxo menstrual, para evitar a proliferação de microrganismos são cuidados importantes para o período menstrual.

Usar lenço umedecido para se limpar é melhor do que papel higiênico? - Verdade. Limpar a vagina com lenços umedecidos em vez de papel higiênico evita que possíveis resíduos fiquem na área íntima, porém é importante secar a região suavemente.
Utilizar protetor diário pode desencadear infecções? - Não. Existem modelos diferentes de protetores higiênicos, entre eles produtos adequados para o uso diário, que são feitos com material respirável, que não abafam e nem alteram a condição natural da região íntima. Sendo assim, se usado da maneira correta, seu efeito é justamente o contrário: ele ajuda a prevenir possíveis infecções normalmente causadas pela umidade que pode ficar na calcinha, pois absorve a transpiração diária natural e neutraliza possíveis odores da área íntima.


É permitido o uso de sabonetes específicos para a região? - Sim. Os sabonetes íntimos podem ser usados diariamente. A principal diferença dos sabonetes íntimos em relação aos outros sabonetes está no pH. Os sabonetes comuns têm o pH mais alcalino e podem agredir a camada protetora da pele, causando irritações, enquanto os sabonetes líquidos íntimos têm o pH ácido, entre 3 e 5, o que para a região íntima é considerado ideal, pois preserva a proteção natural da pele.

JUIZ REALIZA INSPEÇÃO JUDICIAL E VISITA BURACO ONDE HOMEM VIVE HÁ 25 ANOS...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Um homem tem chamado a atenção dos 3,5 mil moradores da cidade de Nova Roma, a 517 quilômetros de Goiânia, pela sua história curiosa: ele vive há 25 anos dentro de um buraco. Apelidado de "homem do buraco", Antônio Francisco Calado, de 57 anos, chamou a atenção o juiz Everton Pereira Santos, que analisou o caso para determinar a respeito de dois processos de pensão por morte dos pais e um de interdição judicial envolvendo o homem.
O juiz foi levado até o local pela irmã de Antônio, Raimunda Tereza Calado. Para chegar até lá, eles viajaram 81 quilômetros, entre estradas de asfalto, terra e até uma travessia a pé. Segundo a irmã, Antônio sai de manhãzinha do buraco e só retorna a noite.
    

Ao encontrar o juiz, o 'homem do buraco' portava um facão, faca, punhal, isqueiro e um artefato para acender o fogo. Recebeu os visitantes com a janta que preparava: arroz e molho de pimenta com algumas verduras. "Não vou oferecer, vocês não vão querer porque eu não lavo a panela tem uns 10 anos", revelou Antônio para a equipe do Tribunal de Justiça de Goiás. Ele dividiu a refeição com uma raposa selvagem que lhe faz companhia, além do cão 'Barão'.
Antônio já foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide, perturbação mental grave que é caracterizada pela perda de contato com a realidade, alucinações e crenças falsas. Segundo a irmã, ele não toma banho, não faz a barba e não corta as unhas. "Já tentamos dar banho nele, mas ele não quer. Diz que os animais não tomam banho e ele também não", contou. A água que Antônio toma é proveniente de um rio que passa no fundo do local.
Diante dos fatos, o juiz deliberou pelas duas pensões, ambas relacionadas às mortes do pai, em 2000, e da mãe, 12 anos depois, cada uma delas no valor de um salário mínimo. A decisão contempla também o período retroativo, o que resulta em um valor de aproximadamente R$ 70 mil.
O juiz se disse intrigado com a experiência: "É diferente de tudo que a gente já viu. Ali é o mundo dele. Ser juiz é isso".

MAIORIA DOS DIABÉTICOS DESCONHECE RETINOPATIA, DOENÇA QUE PROVOCA CEGUEIRA...

FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.

Segundo a pesquisa, 60% dos pacientes do tipo 2 não sabem que o diabetes pode causar perda da visão.
Sete em cada dez pacientes diabéticos desconhecem a retinopatia diabética, doença que mais causa cegueira nas pessoas que tem diabetes. É o que revela pesquisa divulgada ontem (29) pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Segundo a pesquisa, 60% dos pacientes do tipo 2 não sabem que o diabetes pode causar perda da visão e 62% não fazem acompanhamento com um especialista em retina. 
“O desconhecimento da possível cegueira entre os [diabéticos do] tipo 2 seria uma surpresa. Enquanto acima de 90% dos [pacientes do] tipo 1 têm essa consciência, o estudo traz um alerta preocupante e a necessidade de maior informação. Todos precisam ficar bem atentos e podem se beneficiar pela eficácia dos tratamentos atuais, apontados por 90% das pessoas como responsáveis pela melhora da visão”, disse o presidente da SBRV, André Gomes.

Quanto ao tratamento, 89% do total de entrevistados disseram não ter conhecimento das terapias atualmente disponíveis para tratar a doença, mas 87% dos que fazem tratamento revelaram ter tido melhora significativa da visão, depois de começaram a ser acompanhados por um oftalmologista especialista em retina.
A pesquisa foi feita com 932 pacientes diabéticos, sendo 37% homens e 63% mulheres, entre 20 e 65 anos. A maioria dos pesquisados é portadora de diabetes tipo 2 (66% dos casos).
“Seis em cada dez diabéticos tipo 2 desenvolverão a retinopatia diabética ao longo da vida”, afirmou Jorge Rocha, diretor da SBRV. Rocha recomenda que pessoas com diabetes e maiores de 60 anos busquem acompanhamento periódico de um especialista em retina “para diagnosticar e tratar a doença, diminuindo o real risco de cegueira”.
Retinopatia diabética.
Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, a retinopatia diabética é causada pelo acúmulo de açúcar nos vasos sanguíneos que irrigam a retina e é a principal causa de cegueira na população adulta entre 19 e 60 anos. De acordo com a instituição, 90% dos pacientes com diabetes tipo 1 e 60%, com o tipo 2, devem desenvolver a retinopatia diabética ao longo da vida.
A SBRV recomenda que eles visitem regularmente um oftalmologista, porque os sintomas da doença podem demorar anos para aparecer. A identificação da doença no estágio inicial é fundamental para  preservar a visão. Os sintomas, em geral, são visão embaçada, visão dupla, dificuldade para ler, perda de visão periférica, sensação de pressão nos olhos, perda repentina da visão e "moscas" ou flashes flutuantes.

De acordo com a SBRV, a ocorrência de manchas na visão pode indicar um estágio mais avançado da doença, e o paciente deve procurar imediatamente um especialista em retina. Mais informações sobre a doença podem ser obtidas por meio do site vejaparasempre.com.br/.&nbsp

VESTIDO COM ESTAMPA DE 'VAGINA' GERA POLÊMICA NA INTERNET...

FONTE: iG - O Dia, TRIBUNA DA BAHIA.


A foto da peça foi publicada no Facebook e já recebeu mais de 8 mil curtidas e diversos compartilhamentos e comentários.

Um modelo de vestido vem gerando polêmica na Internet. A peça, que é assinada pelo famoso estilista australiano Wayne Cooper, traz uma estampa curiosa que se parece com "vaginas". 

O assunto tomou as redes sociais no último domingo após uma mulher ter publicado uma foto com o vestido na rede social Facebook.
De acordo com a consumidora, a peça foi adquirida em uma loja da rede australiana Myer. Mas quando ela mostrou para seu marido, ele teria dito que as estampas do vestido pareciam "vaginas".
A publicação recebeu mais de 8 mil curtidas e diversos compartilhamentos. Nos comentários, usuários concordavam e outros discordavam sobre a estampa do vestido.

Ainda na publicação, vários modelos de roupa com a mesma estampa foram postados gerando ainda mais polêmica na rede social.

OMS DIZ QUE RELATÓRIO SOBRE CÂNCER NÃO É CHAMADO PARA DEIXAR DE CONSUMIR CARNE...

FONTE: , (noticias.uol.com.br).



A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou na quinta-feira (29) que o relatório divulgado nesta semana que associa o consumo de carnes processadas ao câncer não é um chamado para que as pessoas parem de comer carne.

Baseando-se em mais de 800 estudos, a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), colocou o consumo excessivo de carnes processadas como embutidos no Grupo 1 do risco de contrair câncer, principalmente colorretal.

O consumo excessivo de carnes vermelhas em geral - incluindo bovina, suína e ovina - foi incluído no Grupo 2a, como "provavelmente cancerígenas".

O estudo "não pede para que as pessoas deixem de comer carnes processadas, mas aconselha uma redução do seu consumo, o que pode diminuir o risco de câncer colorretal", explicou a OMS em comunicado divulgado nesta quinta.

A agência da ONU cita pesquisas que atribuem 34.000 mortes ao ano à alimentação rica em carnes processadas. Número baixo comparado ao milhão de mortes anuais atribuídas ao tabaco, 60.000 pelo consumo de álcool e 200.000 por causa da poluição.

Mas o estado atual da pesquisa "não permite" determinar uma quantidade segura para o consumo de carne, ressaltou a OMS.

No início do próximo ano, os especialistas "começarão a considerar as implicações para a saúde pública dos mais recentes avanços na ciência e em vez de carne processada e carne vermelha numa dieta saudável", disse a OMS.

Os produtores de carne de todo o mundo rejeitaram veementemente o relatório da IARC. O ministro da Agricultura australiano chamou o estudo de "farsa", enquanto o American Meat Institute acusou o IARC de "distorcer os números para obter certos resultados".