quinta-feira, 22 de outubro de 2015

AUTOEXAME É IMPORTANTE NO DIAGNÓSTICO DO HPV ORAL...

FONTE: , (www.msn.com).


 

HPV (Papilomavírus Humano) engloba mais de 100 tipos de vírus. Deste número, 24 aparecem na região da boca. Segundo a biomédica e cirurgiã dentista Lusiane Borges, o diagnóstico pode ser feito com qualquer dentista e quanto antes acontece, mais eficaz é o tratamento.
Na boca, o HPV aparece de várias formas: manchas brancas (leucoplasias), bolinhas (papilomas), lesão com aspecto de “crista de galo” (condiloma acuminado) e a verruga comum. O vírus geralmente se manifesta nas bochechas, na língua, céu da boca e garganta. Segundo Lusiane, há pesquisas que apontam relação entre o HPV e o surgimento de tumores benignos e malignos na boca, geralmente quando há outros fatores de risco, como o fumo e o álcool.
A forma mais provável de transmissão do vírus é a sexual. A prática de sexo oral sem camisinha e a variação de parceiros contribui muito para a contaminação do HPV oral. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair o vírus, mas Lusiane explica que os adolescentes e jovens adultos estão mais propensos pelo comportamento sexual típico da idade.
Tratamento.
A remoção das lesões do HPV podem acontecer de duas formas: clínica ou cirúrgica. O tratamento clínico é realizado por meio da cauterização que destroi os tecidos contaminados. O cirúrgico pode ser por meio de intervenção manual, a laser, com bisturi elétrico (eletrocauterização) ou com o congelamento da lesão (crioterapia). O procedimento é feito por um estomatologista, que é o especialista em lesões bucais. Lusiane lembra que o tratamento das feridas promove a cura clínica, ou seja, elimina a manifestação do vírus que acontece por meio das verrugas, por exemplo. Ainda não há erradicação definitiva do vírus e o paciente pode voltar a ter lesões.
Após o tratamento, o paciente deve manter a higiene bucal, usar camisinha em todas as práticas sexuais, fazer revisão no dentista com frequência e parar de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, já que essas substâncias podem colaborar para a manifestação do vírus. Assim como já acontece com a mama e os testículos, o autoexame é muito importante para diagnosticar HPV oral. Por isso, ao escovar os dentes aproveite para verificar se não existem manchas, bolinhas ou verrugas dentro da boca. Se suspeitar de algo, procure um dentista.

Como modo de prevenção, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o HPV gratuitamente para meninas com idade entre 9 e 11 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário