quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CASOS DE CÂNCER DE PELE SE ALASTRAM...

FONTE: Chayenne Guerreiro, TRIBUNA DA BAHIA.

O último estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontou que somente em 2014, 5.280 baianos adquiriram câncer de pele, entre eles 2.310 homens e 2.970 mulheres.

O último estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontou que somente em 2014, 5.280 baianos adquiriram câncer de pele, entre eles 2.310 homens e 2.970 mulheres.  Para 2015, o câncer de pele não-melanoma, o de maior incidência no Brasil, tem previsão de 182 mil novos casos no país. Já o de melanoma, um dos mais agressivos, será diagnosticado em cerca de 2.930 mulheres e  2.960 homens.
Na Bahia, a previsão é de que sejam detectados 170 novos casos de pele melanoma e 5.280 pele não melanoma.

Considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo, o melanoma tem alto potencial de produzir metástase, podendo ser fatal caso não clara e sensível seja diagnosticado e tratado precocemente. É mais frequente em pessoas de pele clara e sensível. “Temos vários tipos de câncer de pele, mas o fator mais forte de sua formação é a exposição ao sol. O câncer de pele não-melanoma é o mais comum no nosso país e o que tem maior taxa de cura. Já o melanoma, normalmente é descoberto tardiamente e envia metástase para outros órgãos, como o cérebro e o os ossos, sua chance de cura é baixa,” explica a dermatologista do Hapvida, Ismmaelli Veras.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Pessoas com pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros estão no grupo com maior risco.
Também apresentam maior risco pessoas com histórico familiar da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. “Pessoas que tem maior exposição solar, como trabalhadores da zona rural, frequentadores de praia, piscina. O sol que causa o melanoma não é esse que a gente pega todos os dias, indo pra casa ou para o trabalho, ele é chamado de sol de férias, por que se refere aquelas pessoas que saem de férias, passam a manhã toda no sol, que tem uma exposição prolongada em poucos dias, de ano em ano,” explica Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário