FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Pesquisa da Deloitte revela que o Wi-Fi é a forma
de conexão à internet mais utilizada pelos brasileiros.
Uma
pesquisa anunciada nesta quarta-feira (28/10) durante a Futurecom aponta o
brasileiro como um cidadão altamente conectado.
Segundo
o estudo Global Mobile Consumer Survey, realizado globalmente pela Deloitte –
no Brasil, foram entrevistadas 2.000 pessoas de 18 a 55 anos, das cinco
regiões do País –, 57% dos brasileiros que possuem smartphones
verificam seus aparelhos menos de cinco minutos após se levantar.
Desses,
35% afirmaram olhar o aparelho imediatamente ao acordar, sem considerar
atividades triviais como desligar o despertador.
Em
média, os usuários brasileiros de smartphones olham seus aparelhos 78 vezes por
dia. As mulheres saem na frente – em média, checam o aparelho 89 vezes ao
dia, enquanto os homens, 69.
Quanto
à faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos olham seus smartphones 101 vezes
diariamente, em média – o dobro do registrado entre os usuários de entre 45 e
55 anos.
Quando
questionados sobre a velocidade da conexão com Wi-Fi no Brasil, por exemplo, um
terço dos respondentes ainda a considera lenta.
Em um
cenário em que o contrato com as operadoras é predominantemente pré-pago – de
acordo com 69% dos entrevistados – os principais diferenciais para a troca ou
escolha da operadora são menor preço, qualidade e maior acessibilidade de
conexão com internet.
Entretanto,
81% utilizam mais o Wi-Fi de casa, do trabalho ou de um local de estudo para se
conectar à internet. Apenas 14% utilizam o 4G como forma de conexão.
No
Brasil, a implantação do triple/quad play – que combina voz, dados e multimídia
em um só canal de banda larga – está em curso pelas operadoras de telefonia,
TVs por assinatura e novos participantes do mercado.
O
consumidor, por sua vez, já deseja adquirir esse tipo de serviço. Isso porque
41% dos usuários de smartphones preferem o celular para assistir vídeos curtos
em vez de outros dispositivos, como laptop ou tablet.
O smartphone
também é o canal favorito para checar informações nas redes sociais para 55%
deles e, para tirar fotos, para 67%. Dos entrevistados, 37% tiram ao menos uma
foto por dia.
No que
se refere às transações bancárias, o número dos que consultam seus dados
financeiros com grande frequência pelos smartphones ainda é relativamente
pequeno.
Embora
metade afirme acessá-los pelo dispositivo ao menos uma vez por semana, apenas
17% o fazem diariamente. Se perguntados sobre o pagamento de contas, 56%
respondem nunca ter realizado transações pelo smartphone, enquanto 62% dizem
nunca ter feito transferências de dinheiro por esse canal.
Uso de
aplicativos.
A
compra ou atualização de aplicativos entre os consumidores de smartphones é
alta no Brasil: 61% dos usuários fazem downloads de aplicativos, sendo que 43%
baixaram ao menos um deles durante o mês anterior à pesquisa – gastando, em
média, US$ 13,67 no período.
A
pesquisa aponta que, entre os entrevistados que possuem smartphones, 44% o
conectam ao aparelho a TV, 23% ao videogame, 16% aos sistemas domésticos (como
iluminação, eletrônicos e segurança) e 6% ao carro.
Os
serviços de comunicação, como voz, VOIP e mensagens instantâneas (SMS e
serviços como o Whatsapp), também foram abordados na pesquisa. As mensagens
instantâneas foram usadas por 70% dos usuários de smartphones para se comunicar
nos últimos sete dias antes de responder a pesquisa.
No top
10 das funções mais usadas no smartphone – liderado pelo acesso a e-mails, com
60% das respostas – as mensagens instantâneas aparecem em segundo lugar, com
57%.
Em
seguida, vêm o acesso a redes sociais (56%), a leitura de notícias (44%), o acesso
a vídeos (43%) e a busca de informações pela internet (37%).
O VOIP
ficou em sétimo lugar, com 35% das respostas, embora a entrada de tecnologias
como o WhatsApp possa mudar esse cenário no curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário