quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DOR DE CABEÇA PODE SER SINAL DE PROBLEMAS BUCAIS...

FONTE:, (www.msn.com).



Dores de cabeça podem ser causadas por diversos motivos. Você sabia que um deles pode ser um problema bucal? Mas o diagnóstico não é fácil de ser feito. A explicação é que o mau funcionamento da Articulação Temporomandibular (ATM), que liga a boca ao crânio, pode gerar disfunções no organismo. Outros sintomas podem ser dor de ouvido ou muscular.
As causas do problema na articulação são diversas, como falta de dentes, estresse, emocional abalado, genética, má formação dos dentes ou do maxilar e outras, que, com o tempo, se traduzem em complicações pelo corpo. Vícios, como mastigar os alimentos apenas com um lado da boca, também entram na lista. Essa prática pode, por exemplo, ocasionar dor muscular no pescoço. Em outros casos, a questão pode ser intensificada por outros problemas como o bruxismo.
De acordo com a especialista em dor orofacial da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) Silvia Siqueira, chegar ao diagnóstico adequado é difícil porque nem sempre o profissional certo é procurado. “Algumas pessoas sentem dor apenas na cabeça, e não nos dentes, então não procuram um dentista, e o problema segue piorando”.
A especialista conta o caso de uma paciente que, depois de muita procura, recebeu um diagnóstico bem mais preocupante do que o seu real problema. “Tinham diagnosticado dor facial atípica, que seria bem mais complicado de tratar. A gente descobriu que o sofá em que ela assistia à televisão em casa estava desregulado e acabava prejudicando o pescoço e a coluna dela, perpetuando a dor”, explica Silvia. “O caso exigiu uma investigação nada simples para chegar a esse resultado, por isso é muito importante uma equipe com especialistas de várias áreas”, complementa.

Silvia observa que a dor de cabeça causada por problemas bucais tem características específicas. Segundo ela, diferentemente da enxaqueca, que se repete regularmente, aquele desconforto aparece de repente e de forma latejante. Muitas vezes, não cede, mesmo com medicações fortes como morfina. Sentir dor ao abrir a boca ou mexer a mandíbula também é outro indício. O indicado é procurar um dentista especializado na área, que, por meio de exames minuciosos, pode identificar qual o tratamento mais adequado para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário