quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUIMIOTERAPIA PREJUDICA A SAÚDE BUCAL...

FONTE:, (www.msn.com).



A quimioterapia é um tratamento para o câncer que utiliza medicamentos específicos para destruir as células cancerosas. Pode ser aplicada com um único medicamento ou com a combinação de vários deles, por via intravenosa ou oral. Infelizmente, o tratamento traz efeitos colaterais, entre eles, uma saúde bucal fragilizada.
O diretor do departamento de estomatologia do A. C. Camargo Cancer Center, Fábio de Abreu Alves, explica que um dos principais problemas odontológicos enfrentados pelos pacientes em quimioterapia é a mucosite. Esta doença se manifesta por meio de feridas na boca, principalmente na bochecha e na língua. A quimioterapia paralisa a duplicação das células e, como a boca é uma região com grande necessidade de renovação celular, essa pausa acaba facilitando o surgimento de feridas.
Fábio explica que o tratamento para a mucosite é feito com laserterapia, pelo cirurgião-dentista. “A luz do laser dá energia para as células e deixa a boca mais resistente. A laserterapia pode iniciar no mesmo dia que começa a quimioterapia e seguir durante o período de tratamento”, afirma. Cada sessão de aplicação do laser dura cerca de 15 a 20 minutos.
Cuidados redobrados.
A quimioterapia também diminui as defesas do organismo, fazendo com que o paciente fique mais suscetível a doenças infecciosas. As mais comuns na boca são: candidíase (causada por fungos), gengivite (causado por bactérias) e herpes (causada por vírus). Além disso, se alguma doença se agravar, pode gerar uma sepse, ou seja, a infecção cai na corrente sanguínea e atinge outras partes do corpo. 

Por isso, além da laserterapia, é muito importante que o paciente reforce os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes com pasta de dente com flúor, higienizando a língua e usando fio dental. Também deve tomar muita água para manter a hidratação do corpo e a boca úmida com saliva, que é um importante condutor de flúor aos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário