quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ABRE PROCESSOS CONTRA EMPRESAS DE CELULAR POR CORTE DE INTERNET...

FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.

Novo modelo bloqueia internet quando o cliente usa todo o pacote de dados móveis.
O Ministério da Justiça abriu processos administrativos contra as empresas de telefonia móvel Oi, Vivo, Tim e Claro para investigar como as operadoras adotaram as mudanças no modelo de serviços de acesso à internet pelo celular.
As empresas passaram a adotar, no ano passado, um modelo no qual, quando o cliente usa todo o pacote de internet móvel que foi contratado, ele tem o serviço de navegação suspenso e é preciso pagar um valor adicional para continuar navegando na internet.

Anteriormente, quando a franquia chegava ao fim, a velocidade de navegação era reduzida, mas o usuário não tinha que pagar a mais.
Os despachos foram publicados na quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. A investigação é coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor.
O órgão verificou possíveis indícios de violações às normas de defesa do consumidor, como falha no dever de informação, descumprimento de oferta e ofensa à publicidade feita ao longo dos anos.
Segundo o ministério, quando as empresas forem notificadas, terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. Se condenadas, podem ser multadas em mais de R$ 8 milhões.
Procurada pela Agência Brasil, a Claro informou que não foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. “Somente após o recebimento e análise da notificação, a operadora poderá emitir um parecer e tomar as providências cabíveis.”
A Oi disse que não teve acesso aos documentos que fazem parte do processo instaurado pelo órgão do governo. A Telefônica Vivo informou que atende a regulamentação em vigor, respeita a lei e os contratos com seus clientes e é desta forma que está atuando no caso do bloqueio de internet.

“A empresa age de forma sempre transparente com seus clientes e os mantém sempre informados, com a devida antecedência, acerca de todas as medidas que venham a afetá-los”, informou a Vivo, em nota. A TIM ainda não se manifestou.

Um comentário:

  1. é aqui minha cidade é assim pessoa paga pra usa a internet e é bem rápido acaba os dados..operadora na verdade quer obriga cliente a compra dados todo hora a franquia que operadora oferece não da pra nada e na verdade vc,paga 0.99centavos e 30 dias vc,usando é 30 reais é caro 30 reais pra vc,ser bloqueado..ou em outro pacote eu perdi meu dinheiro com vivo tudo..acabou a franquia em menos de 2hora e paguei pra usa os 7dias..naõ tem com vc,controla ou economiza vc,abri facebook ou outra pagina velocidade bate de 300kpbs a 500kbps e assim rápido mesmo acaba sua franquia e eu estava usando chip da claro mais no sait e na tv é sem desconta da franquia mas realidade é bem outra vc,liga no faceboook e vc,atingi sua franquia sim a vem mensagem que vc,ganhou 50Mb pra navega facebook twtter whatps e ai por cima vc,no faceboook comenta algo na foto de outra pessoa vc,é tarifado na tv naõ tem nada que vc,é tarifado limitado é sem limite

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