FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.
Novo modelo
bloqueia internet quando o cliente usa todo o pacote de dados móveis.
O Ministério da Justiça abriu processos administrativos
contra as empresas de telefonia móvel Oi, Vivo, Tim e Claro para investigar
como as operadoras adotaram as mudanças no modelo de serviços de acesso à
internet pelo celular.
As empresas passaram a adotar, no ano passado, um modelo
no qual, quando o cliente usa todo o pacote de internet móvel que foi contratado,
ele tem o serviço de navegação suspenso e é preciso pagar um valor adicional
para continuar navegando na internet.
Anteriormente, quando a franquia chegava ao fim, a
velocidade de navegação era reduzida, mas o usuário não tinha que pagar a mais.
Os despachos foram publicados na quarta-feira (28)
no Diário Oficial da União. A investigação é coordenada pelo Departamento de
Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor.
O órgão verificou possíveis indícios de violações às
normas de defesa do consumidor, como falha no dever de informação,
descumprimento de oferta e ofensa à publicidade feita ao longo dos anos.
Segundo o ministério, quando as empresas forem
notificadas, terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. Se condenadas,
podem ser multadas em mais de R$ 8 milhões.
Procurada pela Agência Brasil, a Claro informou que não
foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. “Somente
após o recebimento e análise da notificação, a operadora poderá emitir um
parecer e tomar as providências cabíveis.”
A Oi disse que não teve acesso aos documentos que fazem
parte do processo instaurado pelo órgão do governo. A Telefônica Vivo informou
que atende a regulamentação em vigor, respeita a lei e os contratos com seus
clientes e é desta forma que está atuando no caso do bloqueio de internet.
“A empresa age de forma sempre transparente com seus
clientes e os mantém sempre informados, com a devida antecedência, acerca de
todas as medidas que venham a afetá-los”, informou a Vivo, em nota. A TIM ainda
não se manifestou.
é aqui minha cidade é assim pessoa paga pra usa a internet e é bem rápido acaba os dados..operadora na verdade quer obriga cliente a compra dados todo hora a franquia que operadora oferece não da pra nada e na verdade vc,paga 0.99centavos e 30 dias vc,usando é 30 reais é caro 30 reais pra vc,ser bloqueado..ou em outro pacote eu perdi meu dinheiro com vivo tudo..acabou a franquia em menos de 2hora e paguei pra usa os 7dias..naõ tem com vc,controla ou economiza vc,abri facebook ou outra pagina velocidade bate de 300kpbs a 500kbps e assim rápido mesmo acaba sua franquia e eu estava usando chip da claro mais no sait e na tv é sem desconta da franquia mas realidade é bem outra vc,liga no faceboook e vc,atingi sua franquia sim a vem mensagem que vc,ganhou 50Mb pra navega facebook twtter whatps e ai por cima vc,no faceboook comenta algo na foto de outra pessoa vc,é tarifado na tv naõ tem nada que vc,é tarifado limitado é sem limite
ResponderExcluir