terça-feira, 27 de outubro de 2015

LÚPUS: VEJA QUAIS OS SINTOMAS E O TRATAMENTO PARA ESSA DOENÇA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Um desequilíbrio na produção de anticorpos, é causada pelo lúpus, fazendo com que eles ataquem as proteínas do próprio organismo.

A LES - Lúpus eritematoso sistêmico ou Lupos, como é conhecida, se trata de uma doença inflamatória autoimune, que se manifesta em diversos órgãos, podendo sua ação manifestar-se de forma lenta ou agressiva.

Sobre as causas do lupos, Sergio Cortes ressalta que a Sociedade Brasileira de Reumatologia sabe que fatores genéticos, hormonais e ambientais, contribuem para que a doença se desenvolva, mas afirma ainda que as causas do lúpus é desconhecida.

Um desequilíbrio na produção de anticorpos, é causada pelo lúpus, fazendo com que eles ataquem as proteínas do próprio organismo, ocasionando inflamação dos órgão, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.

Sergio Cortes também alerta para os sintomas da doença: cansaço, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite, esses são os sintomas comuns. Pode também, ocorrer inchaço dos gânglios e inflamação nos vasos sanguíneos.

Quando atinge rins e o sistema neurológico, traz sérias consequências. No caso dos rins, compromete o órgão de maneira que se faz necessário um transplante. No sistema nervoso, a doença aumenta o risco de AVC, problemas psiquiátricos ou psicomotores.

Um dados indica que menos de 20% dos portadores são atingidos por Lupos grave ou agudo. Sergio Cortes deixa claro que, 90% dos pacientes, que levam o tratamento e as orientações médicas a sério, quase não sofrem com a doença, os sintomas pouco se manifestam. Em algumas pessoas, o lúpus não volta se manifestar depois de tratado, esses cuidados médicos duram em media uns cinco anos.

Nos tratamentos contra lúpus, Sergio Cortes reporta que a Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que de acordo com as manifestações da doença o tratamento pode variar muito.

Para regular as alterações imunológicas, o tratamento inclui remédios, além de medicamentos, devido a diferentes alterações, como febre, hipertensão, dores e outras.

Corticoides, antimaláricos e imunossupressores, são medicamentos utilizados para tratar as alterações imunológicas. Analgésicos e anti-inflamatórios são usados para tratar outros sintomas.

"Há também os cuidados especiais a serem tomados por mulheres com lúpus", alerta o médico. A exposição ao sol deve ser evitada pelas pacientes, ao se expor, o devido cuidado de usar fotoprotetor, deve ser lembrado, a fim de evitar uma possível reação imunológica.

Caso pense em uma gravidez, é preciso ser feito com prudência e acompanhamento médico. Se a paciente quiser tomar pílulas anticoncepcionais, deve ter cuidado, administrar a decisão com cautela, com o descontrole na ingestão das pílulas, o estrógeno pode ser liberado em níveis elevados, e novo surto da doença pode se desencadear.

Ter o cuidado de não contrair infecções é importante! Evitar contato com portadores de doenças contagiosas, evitar aglomerado e ajuntamento de pessoas é indispensável.

A atenção com a paciente lúpica é necessário e importante, sempre observando o psiquismo, que muito se altera com a doença. Um surto de psicose e ansiedade, pode ser a primeira manifestação. Na vida dessas mulheres, o equilíbrio emocional é uma meta muito importante

A mulher com lúpus tem condições de levar uma vida normal, um segmento ambulatorial bem feito, lhe permite essa condição. Lúpus é uma doença grave se houver lesão renal e cerebral, mas acompanhado por terapeutas capacitados e tratamentos adequados, maior sobrevida é garantida para pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário