quinta-feira, 22 de outubro de 2015

VOCÊ SABIA QUE PODE DOAR UM DENTE EXTRAÍDO?...

FONTE: , Cartola, (www.msn.com).


Já pensou que o dente que você extraiu ou aqueles que seus filhos já perderam podem auxilar estudantes de odontologia? Universidades mantêm bancos de doação de dentes humanos para ajudar estudos teóricos e pesquisas.
Os bancos de doação de dentes humanos são classificados como um tipo de biobanco, com uma coleção organizada de material biológico humano, como sangue e células, coletados e armazenados para fins de pesquisas. Os projetos que buscam doações não têm fins comerciais e visam combater a dificuldade em obter as peças, que leva a práticas irregulares, como buscar dentes em cemitérios, sem nenhuma autorização.
Nesses casos, como as fontes são desconhecidas, existe o risco dos dentes carregarem vírus. Por isso, os dentes são esterilizados antes do manuseio. Podem ainda acompanhar um relatório de possíveis doenças que aquelas peças possam conter.
Você pode doar qualquer dente, seja ele sadio, cariado, amarelado, restaurado, de leite ou adulto. Cirurgiões-dentistas e Unidades Básicas de Saúde também podem cooperar com as faculdades doando dentes guardados ou extraídos recentemente de pacientes.

Dentre as universidades que possuem este projeto estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade Meridional (IMED), no Rio Grande do Sul. Ambas recebem as doações pessoalmente ou pelo correio. Na USP, existem dois projetos que coletam: o Banco de Dentes Humanos e o Biobanco de Dentes Humanos. O primeiro recebe qualquer tipo de doação sem identificação do paciente e geralmente são destinadas às áreas laboratoriais. O segundo tem o intuito de agregar às pesquisas realizadas na faculdade, por isso é necessário preencher uma autorização com todos os dados do doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário