FONTE: Naiana Ribeiro (naiana.ribeiro@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
A partir do dia
21, as operadoras deixarão de completar as ligações que não forem feitas com o
nono dígito.
No próximo domingo, dia 11 de outubro,
antes de ligar para marcar aquela praia com amigos, atente-se para uma mudança:
os mais de 18 milhões de números de celulares da Bahia passarão a ter um 9 a
mais antes do atual número, adotando o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Se você
tem um smartphone, dá para baixar um aplicativo (app) e organizar sua agenda de
contatos. O CORREIO pesquisou dez apps para você fazer o download (veja
abaixo). Caso contrário, terá que editar, um por um, todos os números no
telefone móvel até o dia 21 de outubro.
Além da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75 e 77), a determinação
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atinge as chamadas feitas para
celulares de Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (79). A
adaptação começou a ser feita em 2012, em São Paulo, e deve alterar
gradualmente os números de celulares de todo país até dezembro do ano que vem.
O nono dígito já foi implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo,
Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco,
Piauí e Rio Grande do Norte.
De acordo com a Anatel, as ligações para celulares serão
completadas com ou sem a inclusão do número “9” entre os dias 11 e 20 de
outubro. A partir do dia 21, entretanto, as operadoras deixarão de completar as
ligações que não forem feitas com o nono dígito.
Até 18 de janeiro de 2016, os consumidores serão
alertados por meio de uma mensagem automática de voz sobre a mudança. A partir
de 19 de janeiro do próximo ano, porém, apenas discagens corretas serão
aceitas. As mensagens de texto e imagem também não serão enviadas se forem
usados só oito dígitos.
A agência alerta que não haverá qualquer mudança para
telefones fixos no país e ressalta que cabe ao consumidor realizar alterações
dos números em suas agendas digitais de celulares ou smartphones.
Motivo.
A decisão de incluir o nono dígito, segundo a Anatel, serve para atender à crescente demanda pelo serviço móvel. Desta forma, digitar o número “9” à frente dos celulares permite que as operadoras tenham mais opções de combinações e continuem atendendo à demanda crescente por linhas móveis no país.
A decisão de incluir o nono dígito, segundo a Anatel, serve para atender à crescente demanda pelo serviço móvel. Desta forma, digitar o número “9” à frente dos celulares permite que as operadoras tenham mais opções de combinações e continuem atendendo à demanda crescente por linhas móveis no país.
Na Bahia, por exemplo, são 122,94 linhas móveis para cada
100 pessoas, o que quer dizer que há mais celulares do que habitantes. A
operadora Claro detém 29,48% das 18.690.241 linhas do estado. Já as linhas da
Vivo representam 25,51% dos telefones. As linhas Oi são 22,60% do total de
números de celulares e as da TIM representam 22,39% dos contatos de telefonia
móvel na Bahia.
Aplicativos.
As quatro operadoras anunciaram que já possuem apps gratuitos para fazer a edição dos contatos – incluindo o nono dígito. Estes podem ser usados por clientes de qualquer operadora. Há também apps de outros desenvolvedores, com funções parecidas.
As quatro operadoras anunciaram que já possuem apps gratuitos para fazer a edição dos contatos – incluindo o nono dígito. Estes podem ser usados por clientes de qualquer operadora. Há também apps de outros desenvolvedores, com funções parecidas.
Com mais de 5,5 milhões de clientes no estado, a Claro
disse, em nota enviada ao CORREIO, que tem comunicado desde junho seus clientes
e parceiros, por meio de SMS, mensagem em conta, jornais e cartas que o nono
dígito nos telefones móveis da Bahia será implementado. A empresa está com o
aplicativo Claro 9º Dígito disponível para download na AppStore (para sistemas
iOS) e no Google Play (sistema Android).
“Para facilitar a atualização da agenda do celular, a
Claro indica aos seus clientes baixarem o aplicativo da Embratel, outra marca
do grupo, chamado Embratel 9º Dígito. O serviço acrescenta automaticamente o
nono dígito aos contatos com DDDs, e está disponível para download em sistemas
Android e iOs”, afirma o diretor regional da Claro, Marco Aurélio Alves.
Em contato com a reportagem, a Oi – que detém 4,2 milhões
de linhas na Bahia – afirmou que está com o app Oi 9º Dígito disponível para
download para usuários do iOS e Android. “O aplicativo da Oi foi criado para
facilitar a vida do cliente, seja ele da Oi ou de outra operadora, já que é
gratuito e insere o nono dígito de uma só vez nos contatos da agenda dos
usuários. O app tem sido um sucesso nos outros estados onde já foi implantado,
com quase um milhão de downloads”, afirma o diretor regional de Relações
Institucionais da companhia, José Aílton de Lira. Com o aplicativo também é
possível programar a inclusão do código do país 55 na agenda para efetuar
chamadas do exterior em períodos de viagem.
Em nota ao CORREIO, a Telefônica Vivo, que tem quase 4,8 milhões
de linhas móveis na Bahia, informou que iniciou em março o processo de
comunicação em relação à mudança do nono dígito. O aplicativo Vivo 9º Dígito
também atualiza automaticamente a agenda do aparelho e está disponível para
download na AppStore ou Google Play.
Com mais de 4,18 milhões de linhas móveis, a TIM disse,
também em nota à reportagem, que está com o App 9º Dígito disponível para
download na AppStore e na Google Play. “Basta o cliente iniciar a atualização,
em seguida inserir DDD local e clicar nas opções oferecidas (‘Considerar os
números sem DDD cadastrados como sendo do meu DDD’; ‘Adicionar o código 41 aos
números cadastrados na agenda’; e ‘Concordar com termos de uso’), depois é só
selecionar os contatos desejados para atualização e clicar em atualizar
agenda”.
Aplicativo para comparar operadoras.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai criar um aplicativo para smartphones em que os consumidores poderão comparar ofertas de serviços das operadoras e encontrar a mais adequada ao seu perfil.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai criar um aplicativo para smartphones em que os consumidores poderão comparar ofertas de serviços das operadoras e encontrar a mais adequada ao seu perfil.
Um despacho da Secretaria Nacional do Consumidor
publicado no Diário Oficial da União do último dia 1º incluiu o projeto no rol
dos financiados pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos, que arrecada multas
das empresas quando não é possível encontrar o usuário prejudicado.
Segundo a Anatel, o aplicativo vai custar cerca de R$ 350
mil e deverá estar pronto no início do próximo ano. Por ele, o consumidor
poderá incluir aquilo que deseja adquirir de pacote de celular, internet, TV e
telefone fixo e o ‘Comparador de Consumo Consciente de Telecomunicações’
apresentará a melhor oferta disponível na sua região, entre empresas com mais
de 50 mil usuários.
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