quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ÁLCOOL EM EXCESSO TRAZ DANOS À SAÚDE...

FONTE: Matheus Fortes, TRIBUNA DA BAHIA.

mesmo este consumo abusivo por apenas uma noite já é capaz de colocar em risco a saúde da pessoa.

As doenças provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas acometem o usuário exagerado apenas a longo prazo. No entanto, mesmo este consumo abusivo por apenas uma noite já é capaz de colocar em risco a saúde da pessoa – um fator que merece atenção, principalmente para aqueles que planejam uma noite sem limites na próxima quinta-feira (31), com a festa de Reveillon.
Além da contagem regressiva, e dos fogos de artifício, outra característica que marca a virada do ano são as festas que ocorrem em espaços públicos e privados, numa forma de dar as boas vindas a um novo ciclo de 365 dias. A festa popular também é celebrada através do consumo de espumantes, e outras bebidas alcoólicas, e, neste aspecto, os produtos podem acometer aqueles que não sabem controlar a quantidade ingerida.
Segundo o patologista André Lyra, mesmo que não seja capaz de levar a adquirir uma doença mais séria, o consumo pontual excessivo traz riscos à saúde, podendo causar, de imediato, efeitos como os distúrbios gastrointestinais, convulsões, e o coma alcoólico – considerado o efeito colateral mais perigoso pois pode causar danos cerebrais posteriores.
“Quando você ingere uma quantidade muito grande de álcool, seu corpo fica desidratado, o que leva ao desvio de funções do fígado, que, dessa forma, não poderá produzir a glicose, que por sua vez, fornecem energia às células. Dessa forma, o individuo chega a um quadro de hipoglicemia, que, por sua vez, leva ao coma alcoólico”, explica o Dr. André Lyra.
Na lista de distúrbios que podem ser provocados pela ingestão descontrolada das bebidas, ainda estão incluídas a gastrite alcoólica – que pode levar a um sangramento digestivo – e também a chamada hepatite alcóolica – que ão mais comum em pessoas que já possuem um histórico de problemas de saúde relacionados ao uso alcoolismo.

Fora os efeitos no organismo, o especialista alerta ainda para os problemas decorrentes da própria embriaguez, que, a impede de tomar atitudes conscientemente, e impedi-la de concentrar-se para atividades que exigem atenção e disposição psicológica, como, dirigir um carro, por exemplo.

Cuidados.
 Por isso, o cuidado para a celebração do réveillon também se estende a qualquer ocasião que envolver a bebida alcóolica. Diante disso, o Dr. André Lyra orienta a moderação antes de tudo ao ingerir esses produtos. Outras dicas que podem reduzir os efeitos da embriaguez é hidratar o corpo, tomando muita água, e se alimentar bem antes de beber.

“É bom frisar que esses cuidados reduzem os efeitos da embriaguez, mas não os eliminam completamente. Se a pessoa persistir na bebida, ela ficará embriagada, mesmo com tais cuidados”, alertou o patologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário