sexta-feira, 21 de abril de 2017

ÁGUA: QUAL A QUANTIDADE IDEAL QUE AS CRIANÇAS DEVEM BEBER?...


FONTE:, Laís de Andrade (http://bebe.abril.com.br).

Especialista esclarece a questão de acordo com as fases do desenvolvimento dos pequenos. Você também tem dúvidas sobre os cuidados com os bebês e gravidez? Mande a sua pergunta!


“Meu filho sente bastante sede. Qual é a quantidade certa de água que as crianças devem consumir?”

A água é essencial para o bom funcionamento do corpo humano e sua ingestão deve ser incentivada desde a infância. Os pequenos são muito ativos, perdem líquidos mais rapidamente e precisam beber uma boa dose de água para regular a temperatura corpórea, eliminar toxinas e realizar a digestão dos alimentos. Além disso, ela é essencial para evitar o surgimento de cálculos renais, que são cada vez mais comuns entre o público infantil. “A quantidade que uma criança necessita ingerir ao dia pode variar de acordo com peso, tamanho, atividade física que pratica, temperatura do ambiente e alimentos que consome”, explica o pediatra Hamilton Robledo, da rede de Hospitais São Camilo, em São Paulo.

Vale lembrar que as mães de bebês em aleitamento materno exclusivo não devem se preocupar, pois o leite materno já contém água suficiente em sua composição para hidratar o filhote e suprir todas as necessidades dele. Portanto, até os seis meses de vida, não é preciso oferecer mais nada à criança, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o especialista, depois deste período, é indicado que os pequenos de 6 a 12 meses de idade tomem, em média, de 800 ml a 1 litro de água por dia. De 1 a 3 anos, o volume passa para 1,3 litros. E já dos 4 aos 8 anos, a orientação é que o consumo seja de 1,7 litros. “No caso de bebês que ingerem fórmula deve-se descontar o volume de água utilizado na preparação do produto e completar a quantidade de líquido recomendado para a faixa etária da criança, com água pura”, finaliza o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário