sexta-feira, 27 de julho de 2018

DESINCHE DE VEZ: MUDE A ROTINA E ACABE COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO...


FONTE: *** Ana Letícia Carvalho, https://www.msn.com



O inchaço é um problema constante na vida de muitas mulheres. Além da sensação desagradável de estar acima do seu peso real, às vezes, pode até causar dores locais. Esse inconveniente, entretanto, pode ter fim apenas com uma mudança de hábitos. Retirar alguns alimentos da sua rotina, incluir outros e praticar exercícios físicos regularmente são atitudes que podem abolir ou reduzir drasticamente essa situação. Confira as dicas e desinche seu organismo!

O que é o inchaço?
Também conhecido como edema, trata-se do acúmulo de líquidos em determinadas áreas do corpo. De acordo com a nutricionista Amanda Matos, “existem três tipos de edema: comum, linfedema e mixedema. Eles são caracterizados de acordo com a substância que se aloja no espaço. O primeiro ocorre pelo acúmulo de água e sal. O excesso de linfa (líquido orgânico originado do sangue) provoca o linfedema, enquanto as proteínas causam o mixedema”.

Identificando.
As causas do inchaço podem variar muito. Ele pode ser consequência de uma rotina que negligencia seu corpo, ou pode ser devido à condições de saúde. Insuficiência cardíaca, cirrose e problemas renais são exemplos de doenças causadoras do edema. Por esse motivo, é importante procurar um especialista para identificar a origem da complicação e indicar o tratamento correto em casos mais complicados. Porém, nas mulheres, é mais comum que ele seja causado pela má alimentação, falta de exercícios e questões hormonais. “Elas incham no período pré menstrual, ou seja, nos dois ou três dias que antecedem a menstruação, pela alteração hormonal do período”, explica o médico nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme. Além disso, o especialista complementa que o consumo de “alimentos industrializados, que são ricos em corantes, conservantes e sódio, refrigerantes, bebidas alcoólicas, ingredientes pobres em fibras e frituras” também podem ser os grandes vilões dessa disfunção.

Desinche.
Para colocar um ponto final nessa situação e, de quebra, perder uns quilinhos, a melhor saída é fazer alterações no cardápio e inserir exercícios na rotina. André dá a dica: “A atividade física auxilia na eliminação de líquidos e uma alimentação saudável promove um bom funcionamento intestinal – com maior absorção de água pelas fezes e, consequentemente, melhora do inchaço. Manter boa hidratação e acompanhamento médico regular para controlar o edema e verificar se o problema realmente é esporádico e não uma outra doença, são pontos importantes”.

Alimentos para que você desinche.

Amanda Matos listou alguns alimentos cúmplices na hora de dar tchau para a retenção de líquidos:
  • Ovos;
  • Abacate;
  • Abobrinha;
  • Aspargos;
  • Banana;
  • Café;
  • Iogurte;
  • Pepino;
  • Melancia;
  • Amêndoas;
  • Queijo;
  • Uvas;
*** Consultoria: Amanda Matos, nutricionista; André Veinert, médico nutrólogo da Clínica Healthme, de São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário