quinta-feira, 26 de julho de 2018

ADESIVO PODE MEDIR NÍVEL DO HORMÔNIO DO ESTRESSE POR MAIO DO SUOR NA PELE...


FONTE:, em São Paulo, https://vivabem.uol.com.br




Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram um adesivo elástico que, ao ser aplicado na pele suada, consegue medir o nível do cortisol no organismo. A taxa desse hormônio varia naturalmente em nosso corpo ao longo do dia, mas alguns fatores como o estresse físico e psicológico estimulam seu aumento. O excesso da substância no corpo pode dificultar o emagrecimento e aumentar o risco de doenças cardíacas, por exemplo.

Os métodos atuais para medir o nível de cortisol são feitos em laboratório e exigem vários dias de espera pelos resultados. "Estamos particularmente interessados no sensoriamento do suor, porque ele oferece monitoramento não invasivo e contínuo de vários biomarcadores para uma variedade de condições fisiológicas", disse Onur Parlak, principal autor do estudo.

O adesivo pode ajudar os médicos, por exemplo, a dizer se a glândula adrenal ou pituitária de um paciente estão funcionando adequadamente. Caso o protótipo do dispositivo se torne uma realidade, ele pode permitir que as pessoas com um desequilíbrio hormonal façam seu monitoramento em casa.

Como o dispositivo funciona.
O cortisol apresenta um desafio especial para biossensores como o que o Parlak está desenvolvendo. Geralmente, esses dispositivos detectam a carga positiva ou negativa de uma molécula, e o hormônio do estresse não tem carga.

O especialista construiu seu sensor elástico retangular em torno de uma membrana que se liga especificamente apenas ao cortisol.

Preso à pele, o "adesivo" suga o suor passivamente por buracos. O suor se acumula em um reservatório, que é coberto pela membrana sensível ao cortisol.

Íons carregados como sódio ou potássio, também encontrados no suor, passam por meio da membrana, a menos que sejam bloqueados pelo cortisol. São os íons carregados que o sensor detecta, não o próprio cortisol. Em cima de tudo isso é uma camada impermeável que protege o patch (adesivo) de contaminação.

Tudo o que um paciente precisa para saber seu nível de cortisol é transpirar, aplicar o adesivo e conectá-lo a um dispositivo para análise, que traz o resultado em segundos. No futuro, os pesquisadores esperam que o sensor faça parte de um sistema totalmente integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário