sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

VÍDEO: ESTÁDIO DESABA E OPERÁRIOS ESTÃO SOB ESCOMBROS...

FONTE: Leiaja.com, site parceiro do Leiamais.ba,https://leiamais.ba/

Inaugurado em 19 de maio de 1980, complexo esportivo estava fechado para trabalhos de reconstrução desde agosto de 2019.

Nesta sexta-feira (31), a cobertura de um complexo esportivo situado no sul de São Petersburgo desabou durante trabalhos de desmantelamento. Segundo as últimas informações da equipe de resgate, um homem ainda se encontra debaixo dos escombros da estrutura.

Neste momento, 18 veículos e aproximadamente 70 socorristas se encontram no local buscando qualquer sinal de sobreviventes.

"Ao longo dos trabalhos de desmontagem do teto do complexo esportivo e cênico, as estruturas desabaram [...] Segundo informações preliminares, pode haver operários debaixo dos escombros", indica um comunicado dos serviços de emergência da cidade russa.

Construído entre 1970 e 1979, o complexo foi inaugurado em 19 de maio de 1980. Em agosto de 2019, foi anunciado seu fechamento para trabalhos de reconstrução.

Um vídeo do desabamento do teto foi filmado por um drone que estava no local, capturando o momento exato em que um homem salva sua vida. Nos primeiros segundos do vídeo, é possível distinguir um operário no parapeito da cobertura, que corre para conseguir a tempo ser removido por um guindaste.

      

ÁLCOOL NA GRAVIDEZ PODE AFETAR DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DO BEBÊ, DIZ ESTUDO...



Ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez pode afetar a formação cerebral do bebê e prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança após o nascimento, afirma um novo estudo sobre o tema divulgado na quarta-feira (29) pela Universidade de Bristol, na Inglaterra.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudarem minuciosamente 23 estudos publicados sobre o tema. Também encontraram referência de que o consumo de álcool na gestação pode levar o bebê a nascer com um peso menor do que o ideal.

De acordo com a pesquisadora Luisa Zuccolo, líder do estudo e professora sênior de epidemiologia na Escola de Medicina de Bristol Medical School, as evidências em relação aos danos que bebidas podem causar às crianças antes e depois do nascimento. "Nossa pesquisa é a primeira a analisar toda a gama de estudos sobre o assunto", afirmou.

"Levamos em conta uma variedade de abordagens e resultados. O trabalho confirma o consenso científico atual: que o consumo de álcool durante a gravidez pode afetar as habilidades cognitivas da criança mais tarde na vida, incluindo sua educação. Também pode levar a um menor peso ao nascer", diz Luisa.

A professora ainda reitera uma orientação da entidade médica do Reino Unido de que a alternativa mais segura deve ser a abstinência de álcool durante toda a gestação. "Essa mensagem é mais importante do que nunca dada a pesquisa recente que mostra que a indústria do álcool divulga informações confusas sobre as reais implicações para a saúde relacionadas a beber durante a gravidez ".

O estudo atual contraria outro divulgado também pela Universidade de Bristol em 2017, afirmando que até dois drinques por semana não causariam danos ao feto.

No Brasil, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) é taxativa ao insistir pelo consumo zero. A orientação é de que mesmo mulheres que estão tentando engravidar já deixem de beber. Segundo a SBP, 50% das brasileiras ingerem alguma dose de álcool na gestação. A orientação é a mesma para o período de amamentação.

NOVO MODELO DE PLACAS DE TRÂNSITO ENTRA EM VIGOR NO BRASIL HOJE (31)...


FONTE: Marquezan Araújo - Agência do Rádio Mais,https://leiamais.ba/

O padrão Mercosul é utilizado no Brasil desde setembro de 2018.

              

Entram em vigor, a partir desta sexta-feira (31), as placas padrão Mercosul. As novas peças apresentam diferenças em relação às placas cinza usadas atualmente em alguns estados. Uma das alterações diz respeito à cidade do veículo, que não será mais informada.

Em algumas Unidades da Federação que adiantaram ao prazo de vigência da nova placa, as peças chegaram a sair com a impressão do brasão dos municípios. No entanto, a exigência foi retirada em 2018.

Este dado, agora, só pode ser conhecido por meio do QR Code - um código que é lido pelos smartphones.  

O padrão Mercosul é utilizado no Brasil desde setembro de 2018.

O primeiro estado a adotar a medida foi o Rio de Janeiro, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atualmente, mais de 4,5 milhões de veículos circulam com a nova peça no País.
O formato também é adotado na Argentina, Paraguai e Uruguai.

DESCUBRA COMO SONO, ESTRESSE E ALIMENTAÇÃO TÊM RELAÇÃO COM O ENVELHECIMENTO DO CORPO...



Pode parecer exagero, mas o sono, controle do estresse e a boa alimentação podem ajudar muito a postergar o aparecimento das rugas.

De maneira geral, a partir dos 30 anos já é possível observar marcas de expressão. Isso tem relação com o envelhecimento natural, afinal produzimos menos colágeno a partir dos 25 anos.

No entanto, algumas pessoas podem notar rugas mais profundas, pele mais seca, manchas e flacidez mais aparente. E nessa idade, isso tem relação com os hábitos de vida. “Com cuidados diários como hidratação, proteção solar e hábitos saudáveis é possível postergar em 5 a 10 anos a evolução de rugas”, afirma o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

De acordo com o médico, muitos hábitos estão envolvidos na aceleração do envelhecimento do corpo, mas um dos mais importantes é a alimentação. “A pele é o maior órgão do corpo e como tal vai ser influenciada diretamente pela oferta de alimentos a que é exposta. Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada como as frituras”, diz o médico. Por isso, o cirurgião orienta dar preferência para produtos integrais, que além de causar menos inflamação têm mais fibras. “As gorduras boas presentes nas castanhas, por exemplo, são formas de cuidado com a pele e prevenção do envelhecimento. A vitamina C, presente em sucos cítricos como laranja, acerola e limão, é um potente antioxidante e está envolvido com a produção de colágeno e elastina, que dão mais firmeza e mantém a pele mais bonita e saudável. Frutas vermelhas como maçã, uva e ameixas contém substâncias antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento”, orienta o médico.

Outro forte influenciador do envelhecimento da pele é o estresse, problema cada vez mais comum, desencadeado principalmente pelas relações de trabalho e pessoais. “Com ele, produzimos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento precoce das células. O corpo precisa de descanso para se reestabelecer depois das atividades do dia a dia. A prática de atividade física, pausas de descanso durante o dia e a meditação podem ajudar no controle do estresse”, enfatiza o médico.

Uma consequência do estresse pode ser a falta de sono – que também colabora no aparecimento das rugas ou no aprofundamento das marcas de expressão. “O momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Isso tudo prejudica o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas”, diz o médico.

Outros cuidados – É claro que é necessário ter outros cuidados para evitar o aparecimento das rugas. A proteção solar eficiente e a hidratação são os fatores mais importantes para a proteção da pele quando exposta aos raios solares, por exemplo. “Dê preferência à exposição solar antes das 10h da manhã e após as 16h quando os raios ultravioletas são menos danosos. Use o filtro com a fotoproteção correta, quantidade e intervalos corretos. A proteção deve ocorrer no dia a dia principalmente para as áreas mais expostas como a face, mãos e colo”, diz o médico.

Afastar-se do cigarro e das bebidas alcoólicas também ajuda. “O cigarro prejudica a circulação de sangue na pele e, com isso, prejudica tanto a chegada de nutrientes como a liberação de toxinas. É como se fosse uma horta pouco irrigada que seca e produz poucos alimentos. Além disso, as rugas ao redor da boca, conhecidas como “código de barra” se acentuam muito nos fumantes pele próprio movimento de segurar o cigarro entre os lábios”, enfatiza. No caso das bebidas, além de causar desidratação, o excesso de álcool aumenta o estado “inflamado” do corpo pela liberação de radicais livres. “E isso prejudica não só a pele como todos os outros órgãos. Apesar disso, sabe-se que o consumo de 30g gramas de vinho tinto ao dia pode ter um efeito benéfico para os vasos e consequentemente para a pele. Isso por que o Resveratrol, substância presente no vinho tinto, é um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento”, diz o médico.

Por fim, o cirurgião lembra que a hidratação é fundamental para a boa circulação sanguínea, por isso é necessário beber bastante água. “O corpo tem um sistema que, quando percebe que tem pouca água, diminui a circulação para a periferia (pele) para manter a circulação em órgãos mais vitais e isso acaba dificultando a chegada de nutrientes e liberação de toxinas. O resultado é uma pele sem brilho, seca e com maior tendência à formação de rugas”, finaliza o médico.

*** Por: DR. MÁRIO FARINAZZO

BOA FORMA E REFRESCÂNCIA: SUCOS FUNCIONAIS QUE DEVEM FAZER PARTE DA SUA ROTINA ALIMENTAR...


FONTE: 

Os sucos funcionais são excelentes opções para repor o líquido ao organismo e se manter hidratado constantemente.

Verão e hidratação devem andar lado a lado para manter uma vida saudável e driblar o calor intenso. As altas temperaturas, típicas da estação, exigem atenção redobrada com a quantidade de líquidos ingeridos.

Para te ajudar a manter a hidratação em dia, os sucos funcionais são excelentes opções para repor o líquido ao organismo e se manter hidratado constantemente. Pensando nisso, a nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami, selecionou três opções de suco e listou os benefícios das bebidas.

             

1-Suco de Cenoura.
Esta é a opção certa para quem deseja manter o bronzeado em dia. Isso porque a cenoura proporciona maior produção de melanina devido às vitaminas C, B2, B3 e betacaroteno - substância antioxidante precursora de vitamina A, que confere a famosa cor do verão.

"Além disso, o vegetal é um alimento umami, gosto que tem como característica o prolongamento do sabor na boca. Quem quiser, pode acrescentar laranja, gengibre ou limão ao suco", destaca a nutricionista.

2- Suco de Tomate
.
O tomate é uma excelente alternativa para a preparação de sucos. Por possuir grande quantidade de água, é ótimo para repor líquidos no organismo.

"Este fruto é fonte de licopeno, um pigmento antioxidante que pode prevenir a degeneração das células. É interessante cozinhar um pouco o tomate antes de fazer o suco para que ele fique mais apetitoso. Talo de salsão e umas gotas de molho de pimenta também ficam ótimos no suco de tomate", aconselha Graciela.

3- Suco de Milho.
Além de uma opção deliciosa e leve, o suco de milho é extremamente saudável. "O milho é um alimento que auxilia na melhoria do trânsito intestinal, contribui para a redução de colesterol, fortalece o sistema imunológico e é rico em carboidrato. Sem contar a alta concentração do gosto umami. Uma dica para deixar o suco ainda mais saboroso é acrescentar água de coco à mistura", completou a especialista.

CÉLULAS CARDÍACAS CULTIVADAS EM LABORATÓRIO SÃO USADAS EM TRANSPLANTE...


FONTE:, em São Paulo, https://www.uol.com.br/

Resumo da notícia
Médicos do Japão utilizaram células cultivadas em laboratório em um transplante cardíaco em paciente que sofria de cardiomiopatia isquêmica
As células foram cultivadas em laboratório a partir de células adultas induzidas a se tornarem células-tronco pluripotentes
A esperança dos especialistas é que essa técnica seja melhorada para que possa, no futuro, substituir os transplantes de coração

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, anunciaram o sucesso de um transplante diferente: em vez de substituir o coração do paciente por um novo órgão, a equipe utilizou células musculares cardíacas cultivadas em laboratório para reparar as áreas danificadas.

As células foram depositadas no órgão por meio de folhas feitas de um material que se desfaz sem deixar vestígios no organismo. De acordo com o jornal The Japan Times, cada folha tem entre quatro e cinco centímetros de largura e espessura de 0,1 milímetro.

O paciente que recebeu o transplante sofria de cardiomiopatia isquêmica, doença em que há uma redução no fornecimento de sangue para o coração, e apresentava mal funcionamento do órgão por conta disso. Depois da cirurgia, ele se recupera bem e deve seguir monitorado no próximo ano.

O projeto liderado por Yoshidi Sawa, professor de cirurgia cardiovascular da universidade, pretende realizar o mesmo procedimento em um total de 10 pacientes em três anos para verificar a segurança e a eficácia do método.

Como as células foram cultivadas?
As células cardíacas foram cultivadas em laboratório a partir de células-tronco pluripotentes induzidas. Elas são obtidas após uma reprogramação de células comuns de doadores adultos, fazendo com que voltem ao seu estado embrionário.

Nesse estágio, os cientistas conseguem direcionar as células a se diferenciarem. No caso, os cientistas as direcionaram para se transformarem em células musculares cardíacas que, posteriormente, foram depositadas nas folhas utilizadas no transplante.

Por que isso é importante?
Se tudo correr bem, os médicos envolvidos no procedimento esperam que o procedimento se torne uma alternativa ao transplante de coração — já que as células cultivadas em laboratório são não apenas mais acessíveis do que o órgão, como também podem ser mais bem toleradas pelo receptor.

"Espero que o transplante se torne uma tecnologia médica que permita salvar quantas vidas for possível, já que vi muitas vidas que não pude salvar", disse Sawa durante uma entrevista coletiva.

ESTUDO APONTA QUE APENAS PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO NÃO GARANTE PERDA DE PESO...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

Testes foram realizados por centro de pesquisa americano.

Uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, traduzida do inglês) e realizada por pesquisadores do Pennington Biomedical Research Center (Centro de Pesquisa Biomédica Pennington) em Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou que quanto mais nos exercitamos mais temos a necessidade de comer e, por isso, muitas pessoas não conseguem alcançar o objetivo final de perder peso e se frustram.

O estudo foi realizado com 171 homens e mulheres sedentários, com excesso de peso e idades entre 18 e 65 anos. Neles foram medidos peso, taxas metabólicas de repouso, níveis típicos de fome, condicionamento aeróbico e ingestão diária de alimentos e gasto de energia.

               

Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro continuou com sua rotina normal, já o segundo e o terceiro iniciaram programas de exercícios supervisionados de menor e maior intensidade, respectivamente. Durante o estudo os participantes podiam comer como quisessem.

Durante todo o tempo, os voluntários usavam monitores de atividade e os pesquisadores verificavam periodicamente suas taxas metabólicas, consumo de energia e condicionamento físico. E, enquanto isso, os voluntários podiam comer como quisessem.

Ao final do processo, todos foram reavaliados. Como esperado, os participantes que mantiveram suas rotina, não apresentaram alterações. Porém, o resultado foi quase o mesmo na maioria dos praticantes que entraram nos programas de exercício. Cerca de dois terços dos que estavam no grupo de exercícios mais curtos perderam alguns quilos. E 90% dos que estavam no grupo de exercícios mais longos não atingiram o objetivo esperado, pois tinham compensado a queima extra de calorias comendo mais.

As calorias extras foram pequenas — cerca de 90 calorias adicionais por dia para o grupo de exercícios moderados, e 125 por dia para o grupo com exercícios mais intensos. Mas isto foi o suficiente para não atingirem a expectativa.

"Quando a demanda do corpo aumenta, é preciso priorizar a qualidade da alimentação. Caso o aumento só ocorra na quantidade, há grande risco de comprometer o emagrecimento", diz Francisco Tostes, endocrinologista da clínica Nutrindo Ideais.

CERCA DE UM TERÇO DOS ACOMETIDOS PELO CÂNCER POSSUEM MAUS HÁBITOS...



Os considerados fatores de risco, são as chances de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolverem a doença.
                          
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 300 milhões de homens foram diagnosticados com câncer em 2018. Do total, 68.220 são casos de câncer de próstata. Já nas mulheres, 282 milhões foram identificadas com algum tipo de câncer. A médica cirurgiã do aparelho digestivo, Dra Maria José Femenias Vieira, de SP, alerta para hábitos que podem mudar esse cenário. 

“Os cuidados com a saúde já estão bem estabelecidos na medicina moderna e integrativa, aquela que vê o paciente como um todo. Por isso, a prevenção pode minimizar os riscos da doença e isso inclui hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação balanceadaprática de atividade física e a redução do estresse“, afirma a médica.

Ainda segundo o INCA, existem dois tipos de prevenção do câncer: 
• O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

• O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Para a cirurgiã do aparelho digestivo, os considerados fatores de risco, são as chances de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolverem a doença. “Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco e nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única, como por exemplo, radiações ionizantes, ou exposições contínuas, como por exemplo, radiação solar ou tabagismo”, afirma a médica.

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. É são esses que podem ser evitados. Para ajudar na prevenção, Dra Maria José listou alguns bons hábitos que devem ser cultivados em prol da saúde, são eles:

1. Não ao tabaco.
O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes.

2. Alimentação mais saudável.
Deve-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, uma das melhores maneiras para prevenir a doença. Também é bom tomar cuidado com o consumo excessivo de sal e de açúcar. Sempre que possível, faça pequenas refeições ao longo do dia. Mantenha intervalos regulares entre as refeições. Mastigue bem, e lentamente, todos os alimentos.

3. Use e abuse de alimentos de origem vegetal.
Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais, por exemplo.

4. Evite o álcool.
A ingestão de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama e em homens, de fígado.

5. Pratique atividade física.
É essencial manter-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias. E já vale trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varra a casa e caminhar sempre mais. A atividade física, além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e na manutenção do peso, reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como a pressão alta. E também ajuda a melhorar a autoestima e combate o envelhecimento precoce.

6. Cuidados com o sol.
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h e use protetor solar adequadamente todos os dias.

7. Evite o estresse e os fatores estressantes que cercam.
O estresse é algo que sentimos quando estamos sob pressão mental, física ou emocional. “Atualmente já conseguimos identificar em pacientes que o estresse parece influenciar os resultados do tratamento e talvez possa ter efeito na progressão da doença em pessoas que já têm a doença”, finaliza a médica especialista em psicossomática.

*** Mayra Barreto Cinel / MBC Comunicação Assessoria de Imprensa.

A PARTIR DE SÁBADO, SALÁRIO MÍNIMO PASSA A TER OUTRO VALOR; VEJA O QUE MUDA....


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

O novo valor começará a valer neste sábado, e altera, além de salários e aposentadorias, valores do PIS, seguro-desemprego, indenizações da Justiça, e contribuições dos MEIs.

No dia 31 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro decretou um aumento de 4,1% no salário mínimo, que passou de R$ 998 para R$ 1.039. O reajuste foi feito com base em estimativas para a inflação. Porém, com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) consolidado de 2019 para 4,48%, o governo decidiu corrigir o piso nacional para R$ 1.045. O novo valor começará a valer neste sábado, e altera, além de salários e aposentadorias, valores do PIS, seguro-desemprego, indenizações da Justiça, e contribuições dos trabalhadores e de microempreendedores individuais (MEIs).

Para trabalhadores cujo salário acompanha o piso nacional, o valor de R$ 1.045 será aplicado no vencimento de fevereiro, que é pago em março.

Atualmente, o valor do seguro-desemprego varia de acordo com o salário que o trabalhador tinha. Mas, como ninguém recebe menos do que o piso nacional, essa parcela também vai subir.
PIS/Pasep.
O aumento do piso nacional corrige também o valor do abono salarial do PIS/Pasep pago a 25 milhões de trabalhadores da inciativa privada (PIS) e a militares, servidores e empregados de empresas públicas (Pasep).

O valor recebido de PIS/Pasep varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base. Para quem trabalhou por apenas um mês em 2019, o montante mínimo — que era de R$ 84 — vai subir para R$ 87,08. Para quem teve vínculo o ano inteiro, o valor subirá de R$ 998 para R$ 1.045.

Indenizações judiciais.
A correção do salário mínimo aumenta também o teto das indenizações pagas aos que ganham ações ajuizadas nos Juizados Especiais Cíveis e Federais. No primeiro caso, o valor máximo é de 40 salários mínimos. Essa é esfera para quem move processos contra bancos e empresas privadas, por exemplo. Portanto, o limite máximo vai subir de R$ 39.920 (em 2019) para R$ 41.800.

Já os Juizados Especiais Federais são procurados por pessoas que querem mover processos contra a União e seus órgãos, a exemplo do INSS. Neste caso, o teto das indenizações é de 60 pisos nacionais. O valor máximo, portanto, vai subir de R$ 59.880 (em 2019) para R$ 62.700.

BPC/Loas.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência carentes — também baseia-se no salário mínimo nacional. Por isso, os beneficiários terão o valor corrigido pelo piso.

Para ter direito ao pagamento, é preciso ter mais de 65 anos ou uma deficiência que impeça a pessoa de trabalhar, além de renda mensal de até 25% do piso nacional por pessoa da família. Em 2019, essa renda mínima exigida por pessoa era de R$ 249,50. Essa exigência vai subir para R$ 261,25.

Alíquotas previdenciárias.
Com o reajuste do salário mínimo, as alíquotas de contribuição dos trabalhadores da iniciativa privada também mudaram.

Valores novos válidos para os salários de janeiro e fevereiro de 2020 (pagos em fevereiro e março):

Até R$ 1.830,29 - 8%
De R$ 1.830,30 até R$ 3.050,52 - 9%
De R$ 3.050,53 até R$ 6.101,06 - 11%

Vale destacar que, a partir de março de 2020, essas alíquotas de contribuição também vão mudar, por conta de reforma da Previdência, promulgada no ano passado.

Hoje, os empregados da iniciativa privada recolhem de 8% a 11%, dependendo do salário. A nova regra prevê alíquotas que variam de 7,5% a 14%, distribuídas em mais faixas salariais.

As novas alíquotas serão progressivas, ou seja, vão incidir sobre faixas de salário, como no Imposto de Renda (IR).

Até R$ 1.045 - 7,5%
De R$ 1.045,01 até R$ 2.089,60 - 9%
De R$ 2.089,61 até R$ 3.134,40 - 12%
De R$ 3.134,41 até R$ 6.101,06 - 14%

Esses novos descontos serão feitos em abril (referentes à folha de pagamento de março).

Contribuição do MEI.

A partir de fevereiro, os microempreendedores individuais (MEIs) formalizados pagarão R$ 52,25 por mês de contribuição previdenciária. O valor corresponde a 5% sobre o novo salário mínimo de R$ 1.045.

O pagamento desse recolhimento se dá através da guia DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), e pode ser feito por débito automático, online, ou boleto bancário. A guia é emitida no 
Portal do Empreendedor.

FRANÇA PROIBIRÁ ESMAGAR PINTINHOS VIVOS, PRÁTICA COMUM NA UE...


FONTE: Agência, https://www.msn.com/

               

França proibirá, a partir do final de 2021, esmagar pintinhos vivos, uma prática controversa, mas que se estende pela indústria avícola na União Europeia. A determinação partiu do ministro da Agricultura, Didier Guillaume, que fez o anúncio na quarta-feira, 29.

O objetivo, segundo ele, é obrigar as empresas a deixarem de utilizar essa prática. A cada ano na França, cerca de 50 milhões de filhotes machos são sacrificados poucas horas depois de nascer, uma vez que a indústria avícola não considera rentável alimentá-los.

Guillaume também anunciou que, no mesmo prazo, o país proibirá a castração de leitões sem anestesia, outra medida reivindicada pelos ativistas dos direitos dos animais. "Está a questão do bem-estar dos animais. Mas também do criador. Não conheço nenhum criador que queira que seus animais sejam maltratados", disse.

O ministro também anunciou que a França se unirá à Espanha e Alemanha para colocar em prática um sistema de rotulagem sobre o bem-estar dos animais a partir do próximo ano. A produção de ovos requer a incubação de milhões de pintinhos a cada ano. As fêmeas são vendidas a granjeiros particulares ou a grandes granjas.

Já os machos desenvolvem muito menos carne do que os chamados 'frangos de corte' criados especialmente para serem comidos. Como resultado, os produtores estimam que não é rentável criar os filhotes machos e, no geral, as aves são sacrificadas depois da incubação, seja esmagando-as ou asfixiando-as com dióxido de carbono. Os restos são utilizados como alimento para outros animais.

O mais alto tribunal administrativo da Alemanha, onde são abatidos anualmente 45 milhões de pintinhos machos, decidiu em junho que a matança desses animais poderia continuar na indústria avícola até que fosse encontrado um método para determinar o sexo da ave ainda no ovo.

Uma diretiva da União Europeia de 2009 autoriza a trituração desde que cause a morte "imediata" dos pintinhos em menos de 72 horas de vida.

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR FILHA DE 13 ANOS NO ES...


FONTE: 

A adolescente já teria reclamado dos abusos para a mãe.

             

Um homem, de 30 anos, foi preso por suspeita de ter estuprado a própria filha em Cariacica, que fica na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, na segunda-feira (30). A menina tem apenas 13 anos

A Polícia Civil do estado afirmou que a menina pediu ajuda para a mãe uma vez, mas ela não acreditou nas acusações da adolescente. Apenas algum tempo depois que ela denunciou o fato à polícia. 

A equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prendeu preventivamente o acusado dentro de casa e o homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV). Ele responde por estupro de vulnerável. 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

RENOVANDO OS ARES ESPIRITUAIS...


O grande anfiteatro oval romano, que conhecemos como Coliseu, foi mandado construir pelo imperador Vespasiano, por volta do ano setenta.

O imperador Domiciano o concluiu no ano oitenta e dois. Suas arquibancadas tinham capacidade para oitenta mil pessoas. Os assentos eram de mármore e, para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias.

Assim, em menos de três minutos, o coliseu podia ser totalmente evacuado. Ao ensejo da sua inauguração, as festas e jogos duraram cem dias.

Nesse período, morreram nove mil animais e dois mil gladiadores. Ao longo dos anos, serviu também à representação de tragédias e comédias. Chegaram mesmo a se realizar simulações de batalhas navais.

Também foi local onde muitos cristãos perderam a vida, lançados às feras. Esses espetáculos sangrentos, de triste memória, eram assistidos em quase delírio.

Hoje, as ruínas ainda permanecem carregadas de um clima misterioso, símbolo do império romano e da cidade eterna. Curiosamente, nesse mesmo local onde os cristãos entravam na arena cantando hinos de louvor, a caminho do martírio, outros hinos de louvores se erguem, vez ou outra.

Assim foi quando da apresentação do quarteto Il Divo que, entre unção e emoção, interpretou Amazing Grace.

O hino tem muito significado, vez que foi composto por John Newton, após o que é considerada a sua conversão.

Newton era um traficante de escravos africanos. Durante uma de suas viagens, seu navio foi fortemente afetado por uma tempestade.

Lutando contra a borrasca, ele sentiu como estavam todos, no navio, frágeis e desamparados, concluindo que somente a graça de Deus os poderia salvar.

Estimulado por esse acontecimento e posteriores reflexões que fez do livro Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e se tornou cristão.

E, então, compôs a canção Amazing Grace, cujos versos podemos traduzir mais ou menos assim: Sublime Graça! Quão doce é o som, que salvou um náufrago como eu.

Eu estava perdido mas agora fui encontrado.

Eu estava cego, mas agora eu vejo.

Foi a Graça que ensinou meu coração a temer. E a Graça aliviou meus medos.

Quão preciosa aquela Graça que apareceu na hora em que acreditei.

Por muitos perigos, dificuldades e armadilhas eu passei até aqui.

Esta Graça me trouxe em segurança de tão longe...

E esta Graça me conduzirá para casa.

Quando estivermos, há dez mil anos, claros e brilhantes como o sol, não teremos menos dias para cantar e louvar a Deus do que nos dias quando começamos.

Enquanto as vozes se elevam aos céus, lembramos que alguém disse, certa vez, que arar é orar.

E, de nossa parte, afirmamos: cantar tal hino é uma verdadeira prece de louvor e gratidão ao Senhor da Vida.

Imaginamos quantas bênçãos tenham alcançado aquela imensa plateia, envolvida na harmonia dos sons e na beleza dos versos.

Graça maravilhosa...

Música renovando a psicosfera de sangrentos dias. Prece ao Senhor da Vida pela própria vida. Gratidão.

                           Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Que esta mensagem chegue com nossas melhores vibrações de Paz e Saúde!!

Obrigado pela companhia!!!

Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

       

Por Redação do Momento Espírita. Disponível no CD Momento Espírita, v. 25, ed. FEP. Do site: http://momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3375&stat=0.

BURNOUT AUMENTARIA RISCO DE DESENVOLVER FIBRILAÇÃO ARTIAL...

FONTE:, Maria Tereza Santos, https://www.msn.com/

Além de ameaçar o coração com o aumento da pressão arterial, o burnout — a síndrome do esgotamento físico e mental causada pelo trabalho — favoreceria o surgimento da fibrilação atrial, que é o tipo mais comum de arritmia. Foi o que concluiu um estudo conduzido por diversas instituições americanas e publicado no periódico científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Os cientistas acompanharam 11 445 indivíduos por aproximadamente 25 anos. Ao longo desse período, examinaram os níveis de exaustão, raiva e apoio social. As taxas de uso de antidepressivos e as condições cardiovasculares dessa turma toda também foram registradas.

Ao final dos testes, 19,4% dos participantes (2 200) haviam desenvolvido fibrilação atrial. Após analisar os resultados e descartar outros fatores que poderiam estar por trás dessa doença (idade, estilo de vida, situação socioeconômica), os pesquisadores constataram que o burnout elevou em 20% a probabilidade de o coração perder o ritmo.

De acordo com o cardiologista Parveen K. Garg, professor da Universidade do Sul da Califórnia que liderou a investigação, o cansaço mental e físico excessivo é associado ao aumento de processos inflamatórios e a uma superativação dos mecanismos de estresse.

“Quando essas duas coisas são desencadeadas cronicamente, podemos ter efeitos sérios e prejudiciais ao tecido do coração, o que eventualmente levaria a esse tipo de arritmia”, completa o médico, em comunicado à imprensa.

Por outro lado, Garg acredita que mais estudos são necessários para entender esse elo e determinar as práticas que podem proteger o coração do burnout. Ainda que essa linha de estudos seja recente, não faltam motivos para evitar a exaustão ligada ao emprego, como mostramos nessa reportagem especial.